Pesquisar No Site

Consórcio Rio Juqueriquerê apresenta balanço dos 100 dias de obras do Enrocamento à Prefeitura de Caraguatatuba

Destaques
Consórcio Rio Juqueriquerê apresenta balanço dos 100 dias de obras do Enrocamento à Prefeitura de Caraguatatuba
Consórcio Rio Juqueriquerê apresenta balanço dos 100 dias de obras do Enrocamento à Prefeitura de Caraguatatuba

A empresa responsável pelas obras de Enrocamento do Rio Juqueriquerê apresentou nesta terça-feira (23) o andamento dos primeiros 100 dias de ‘Pedra sobre Pedra’, ao prefeito Aguilar Junior, representantes e donos das marinas náuticas da cidade e comunidade pesqueira.

#PraTodosVerem: Prefeito e secretários falam aos empresários (Foto: Cláudio Gomes /PMC)

Sendo um dos maiores projetos em execução, aguardado há mais de 30 anos pela população, e uma promessa desde o início do mandato do prefeito Aguilar Junior, o evento objetivou apresentar sobre a atividade e em qual fase se encontra, desde que expedida a ordem de serviço em abril deste ano.

A apresentação foi realizada pelo engenheiro da empresa responsável pela obra, Felipe Ferreira Gomes, que esclareceu as principais dúvidas em relação ao funcionamento do projeto, os prazos de entrega e quais melhorias serão ofertadas aos moradores e à comunidade pesqueira.

Foram abordados todos os estudos para implantação dos molhes (muros) norte e sul na Boca da Barra, no encontro entre o rio e o mar, que além do impacto positivo no sistema de drenagem existente no município, trará melhorias ao tráfego das embarcações para que não dependam da influência da maré para realizarem as atividades no local.

São 100 dias de obras e aproximadamente 16 mil viagens de caminhões para transportar todas as pedras. Esse prazo foi reafirmado pelo prefeito, que reforçou ainda o seu compromisso com a entrega da obra dentro do previsto.

#PraTodosVerem: Engenheiro da empresa faz apresentação aos empresários (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

“Essa é uma obra fantástica, uma obra que eu não me canso de falar e apresentar às pessoas. Estou ansioso para ver os resultados até dezembro, no início do verão. Esperamos que o projeto esteja avançado e que as pessoas comecem a sentir a diferença dessa obra na cidade. Por isso, cobro para acelerar ao máximo as viagens dos caminhões e sejam entregues dentro do prazo”, reforça Aguilar Junior.

A Prefeitura deu início às obras, junto ao Consórcio Rio Juqueriquerê, na primeira semana de agosto. As pedras começaram a ser colocadas pelo molhe norte, onde já é feito o contorno da margem do rio e a base das pedras que seguirão em direção ao mar. A proposta é que na primeira quinzena de setembro os caminhões comecem a colocar as pedras no mar.

Em relação às obras do molhe sul, sentido Marina da Barra, a previsão é que sejam iniciadas em breve. A proposta é acelerar o trabalho para que os dois molhes trabalhem em conjunto.

Serão 190 metros de distância entre um muro e outro, sendo que nos 300 metros finais a distância será reduzida para 100 metros e terá um farol na ponta do molhe norte e uma sinalização no molhe sul, para nortear a navegação.

Este é o maior licenciamento emitido pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – Cetesb, e a segunda maior obra de molhes do Brasil. Por isso, de acordo com o prefeito “a população irá conhecer uma Caraguatatuba antes e depois da obra do Enrocamento”.

A cerimônia também contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Tato Aguilar; os secretários de Obras Públicas e Mobilidade Urbana, Leandro Borella e Marcel Giorgeti e vereadores municipais.

 

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Equipes Sub 15 e Sub 16 do Caraguá Basktball estreiam na Liga Paulista
Equipes Sub 15 e Sub 16 do Caraguá Basktball estreiam na Liga Paulista

Os meninos que representam a equipe de base do basquete da cidade (Caraguá Basketball) fizeram a estreia no sábado (16/03) na Liga Paulista, nas categorias sub 15 e sub 16. Depois de longos três meses de treinamento, muita dedicação e comprometimento, o time abriu o campeonato com uma vitória contra

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 19/03/2024
Massaguaçu recebe projeto Gabinete em Ação a partir de terça-feira
Massaguaçu recebe projeto Gabinete em Ação a partir de terça-feira

Moradores do bairro Massaguaçu e região contam a partir da próxima terça-feira (9/4) com diversos atendimentos da Prefeitura de Caraguatatuba, no projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você”. A ação será realizada até 12 de abril (sexta-feira), sempre das 9h às 17h, em frente a UPA (Rua

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 04/04/2024
Programa 'Adote o Verde' recebe novo parceiro para cuidar de área no Massaguaçu
Programa ‘Adote o Verde’ recebe novo parceiro para cuidar de área no Massaguaçu

O programa ‘Adote o Verde’ da Prefeitura de Caraguatatuba ganhou dois importantes aliados nesta quarta-feira (17). O Rotary Club de Caraguatatuba, unidade Poiares, juntamente com o Colégio Módulo, assumiram a responsabilidade de cuidar da área ao lado do Ecoponto Massaguaçu, localizada entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 18/04/2024
WhatsApp Image 2024-03-28 at 12.56.53
Prefeitura de Caraguatatuba inicia na próxima semana reforma da ponte do Verde Mar

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, inicia nos próximos dias a reforma da ponte sobre o rio Cocanha, no bairro Verde Mar, Região Norte do município. A estrutura foi danificada por conta das chuvas do ano passado e o problema se agravou em

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 28/03/2024
Mutirão contra dengue é cancelado por conta da previsão de chuvas para o final de semana
Mutirão contra dengue é cancelado por conta da previsão de chuvas para o final de semana

O mutirão de combate à dengue que seria realizado neste sábado (23), no bairro Travessão, teve que ser suspenso por conta da previsão de chuvas. Uma nova data será remarcada e comunicada nos canais oficiais da Prefeitura de Caraguatatuba. A ação tem o objetivo de alertar a população sobre os

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 20/03/2024