Pesquisar No Site

Programa ‘Caraguatatuba sem bitucas’ recolhe mais de 104 mil bitucas de cigarro em um ano

Programa ‘Caraguatatuba sem bitucas’ recolhe mais de 104 mil bitucas de cigarro em um ano
Programa ‘Caraguatatuba sem bitucas’ recolhe mais de 104 mil bitucas de cigarro em um ano

Em um ano de parceria entre Prefeitura e as empresas Flow Sustentável e Poiato Recicla, o programa ‘Caraguatatuba sem Bitucas’ já recolheu um total de 104.275 bitucas de cigarro, que foram descartadas corretamente nos pontos de coleta do município.

Os dados foram divulgados pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e apontam que a colaboração dos usuários tem resultado na preservação do meio ambiente e na saúde coletiva.

Somente em junho, foram coletadas 8.800 bitucas de cigarro, o que significa que o descarte correto dos resíduos deixou de contaminar 4.400 litros de água, lembrando que somente duas bitucas descartadas nas águas equivalem à poluição causada por um litro de esgoto.

#PraTodosVerem: Mão com luva segura suporte com vários bitucas dentro após recolha; ao fundo, coletor de bituca verde (Foto: Divulgação /PMC)

Já no acumulado de um ano de operação, as empresas perceberam que 41,71kg de lixo tóxico não foram indevidamente descartados no solo, água ou aterro.

A aceitação dos munícipes em descartar as bitucas nos pontos de coleta é tão positiva, que a Prefeitura através do Conselho Municipal de Meio ambiente irá ampliar o projeto instalando mais 10 novos pontos pela cidade, além de três Ponto de Entrega Voluntária (PEVs) de bitucas de cigarros. Atualmente, a cidade possui nove ‘bituqueiras’.

Alguns deles ficam no Mirantes da Orla (Por do Som), Entreposto de Pesca do Camaroeiro, Mirante do Camaroeiro, Parque Trombini, Feira do Artesão e Calçadão. Além desses locais, as praias Martim de Sá, Prainha e Cocanha têm cinzeiros de praias confeccionados com bambu para que o banhista possa descartar as cinzas e as bitucas.

A ação consiste em promover a mudança de hábitos, cuidado com o meio ambiente e com a saúde pública, uma vez que os cigarros são muito perigosos devido à alta concentração de resíduos tóxicos. Apenas uma bituca pode concentrar mais de sete mil substâncias nocivas que vão da nicotina até metais pesados.

O projeto é desenvolvido no município desde junho de 2021 pela Prefeitura de Caraguatatuba, através do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Poiato Recicla e Flow Sustentável, que é a representante da Poiato Recicla no Litoral Norte.

Vale destacar que o material recolhido é encaminhado para uma usina de reciclagem onde é descontaminado e transformado em massa celulósica sendo utilizado para fazer papel artesanal.

O produto reciclado retorna ao município para entidades sociais utilizarem em projetos de artesanato com a população e se torna fonte de geração de renda.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba vacina 4 mil pessoas contra gripe e imunização segue nas unidades de saúde para grupos prioritários
Caraguatatuba vacina 4 mil pessoas contra gripe e imunização segue nas unidades de saúde para grupos prioritários

Caraguatatuba continua com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) para grupos prioritários. Até o momento, 4.149 pessoas foram imunizadas. A Secretaria de Saúde estima que 66 mil devam ser vacinadas. Este ano, o Ministério da Saúde antecipou a vacinação em razão do aumento da circulação de vírus

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 10/04/2024
GCM de Caraguatatuba leva palestra antibullyng e sobre drogas em escola da região Norte
GCM de Caraguatatuba leva palestra antibullyng e sobre drogas em escola da região Norte

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba realizou nessa quarta-feira (24) uma palestra aos alunos da EMEF Professora Antonia Antunes Arouca, no bairro Massaguaçu, para tratar de temas sempre em pauta nas escolas, como a prática de bullyng, uso de drogas e de cigarro eletrônico. Mais de 180 alunos de

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 25/04/2024
Prefeitura prorroga prazo do Concurso de Fotografia para 'Dia do Observador de Aves' até 1° de maio
Prefeitura prorroga prazo do Concurso de Fotografia para ‘Dia do Observador de Aves’ até 1° de maio

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, informa a prorrogação do prazo para o Concurso de Fotografia em celebração ao ‘Dia do Observador de Aves’, até a próxima quarta-feira (1°/05). Portanto, os interessados em concorrer ainda podem se increver e enviar a foto

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 15 - Vida terrestre ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 25/04/2024
Dupla de Caraguatatuba é pódio novamente do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia
Dupla de Caraguatatuba é pódio novamente do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia

No último fim de semana, a dupla do CT Caraguatá, formada por Lucília Rosa Lemos e Mayara Lamin, brilhou mais uma vez no Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, conquistando a medalha de bronze na etapa de Saquarema/RJ. Após um vice-campeonato na etapa de Campo Grande, no Mato Grosso do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 10/04/2024
Cineclube Pontos MIS inicia programação em Caraguá
Cineclube Pontos MIS inicia programação em Caraguá

 Abrindo a semana será exibido o filme nacional O dia que durou 21 Anos A partir desta terça-feira, 2 de abril, às 19h, tem início na Videoteca Lúcio Braun, o Cineclube Pontos MIS, um programa de formação e difusão cultural que acontece em todo o Estado de São Paulo. A entrada

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 01/04/2024