Pesquisar No Site
Profissionais de saúde de Caraguatatuba iniciam aula prática para aplicar teste rápido de HIV, Hepatites e Sífilis

Profissionais de saúde de Caraguatatuba iniciam aula prática para aplicar teste rápido de HIV, Hepatites e Sífilis
A Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI) iniciou, nesta segunda-feira (25), a parte final da capacitação para 80 profissionais de saúde quanto à aplicação do teste rápido para diagnóstico de HIV, Hepatites e Sífilis.

#PraTodosVerem: Participantes sentados enquanto assistem equipe da UAMI dando orientações (Foto: Luís Gava/PMC)
O treinamento segue até sexta-feira (29), sendo realizado em grupos fracionados. O objetivo é deixar os profissionais bem treinados para identificar as doenças precocemente, realizando o tratamento adequado e aumentando as chances de cura dos pacientes.
Participam do treinamento enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem das três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Hospital Regional do Litoral Norte e da Casa de Saúde Stella Maris.
“A prática é de extrema importância para o profissional de saúde que já passou pela teoria oportunizando a prática do exame. Esta experiência auxilia na abordagem e na realização dos exames”, enfatiza o enfermeiro e coordenador da UAMI, Renato Portes.

#PraTodosVerem: Profissional de saúde manuseia teste de HIV com pipeta para exame (Foto: Luís Gava/PMC)
Os profissionais de saúde passaram pela capacitação teórica nos dias 20 e 21 de julho na Fundacc. Na ocasião, foram apresentados os dados do município em relação às doenças; importância de preencher corretamente a ficha de notificação; os cuidados do técnico no momento do teste, entre outros assuntos.
Para o secretário de Saúde, Gustavo Boher, a capacitação anual é necessária, visto o ingresso de novos profissionais e o aumento dos números de atendimento nos equipamentos de saúde.
O teste rápido é gratuito para toda população acima de 12 anos de idade, sendo realizado de segunda à quinta-feira, das 9h às 15h, na UAMI. Caso o resultado seja positivo para alguma doença, é iniciado imediatamente o tratamento. As Unidades Básicas de Saúde também realizam o teste gratuitamente.
A UAMI está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 750, no Sumaré. O horário de funcionamento é das 7h às 17h.
Veja Também Recentes

Campeonato Máster 50 e 60 anos reúne 17 times e começa neste sábado em Caraguatatuba
O Campeonato Máster 50 e 60 anos de Futebol começa neste sábado (28) em Caraguatatuba. A competição reúne um total de 17 equipes, sendo 12 na categoria Máster 50 anos e cinco na categoria Máster 60 anos, com atletas experientes de Caraguatatuba e região. Os jogos da rodada de abertura

Caraguatatuba inicia pré-conferências sobre políticas públicas para mulheres
A primeira de oito pré-conferências preparatórias para a 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Caraguatatuba ocorreu na tarde de quarta-feira (11), na sede da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no Jardim Jaqueira e contou com a participação de mulheres

Hospital Regional do Litoral Norte realiza primeira cirurgia minimamente invasiva no quadril
O Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN) ‘Francine Maia França’ realizou a primeira cirurgia de videoartroscopia de quadril, um marco importante para a instituição e para a oferta de procedimentos de alta complexidade na rede pública de saúde da região. De acordo com especialistas, o paciente passa bem e se

Oficina literária “A escrita dentro da diversidade sexual” é destaque nesta semana em Caraguatatuba
A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza nesta quinta-feira (26/6), às 18h30, no Museu de Arte e Cultura, a oficina literária “A escrita dentro da diversidade sexual” com Nah Garcia, escritora do romance erótico “Lápis Preto, olhos azuis”. Os interessados em participar

Caraguatatuba registra mais de três mil aplicações de vacina contra gripe em ação descentralizada
A campanha descentralizada de vacinação contra a gripe (Influenza), realizada pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do Sumaré, em vários pontos da região central de Caraguatatuba, resultou na aplicação de 3.342 doses da vacina, entre os dias 23 de maio a 7 de junho. Foram 1.105 doses aplicadas durante a