Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba inicia trabalho de reurbanização nas praias da Mococa, Massaguaçu e Martim de Sá

Destaques
Prefeitura de Caraguatatuba inicia trabalho de reurbanização nas praias da Mococa, Massaguaçu e Martim de Sá
Prefeitura de Caraguatatuba inicia trabalho de reurbanização nas praias da Mococa, Massaguaçu e Martim de Sá

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, avança no Projeto de Intervenção Urbanística (PIU) com o  início dos trabalhos de regularização da Praia de Massaguaçu, além das duas que já tiveram seus projetos elaborados e aprovados, Mococa e Martim de Sá.

Todas as praias da cidade serão contempladas pelo trabalho de reurbanização, conforme decisão da Justiça Federal, por meio da Ação Civil Pública nº 0007417-57.2010.403.6103.

#PraTodosVerem: Imagem aérea da vista da Praia do Massaguaçu e região (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Na Mococa, em função das ressacas, está sendo promovida em adequação do projeto já aprovado objetivando reduzir os possíveis impactos à praia e aumentar a segurança dos banhistas e dos próprios quiosques. O projeto está na fase inicial de execução após comum acordo entre órgão público, Associação de Quiosques de Caraguatatuba (AQC) e os nove quiosqueiros que atuam na Mococa.

Conforme sentença proferida pela justiça, cada unidade (quiosque) poderá ocupar uma área máxima de 216 m², a qual será recuada em relação ao local inicialmente previsto, posicionando as unidades em maior distância dos trechos da praia sujeitos aos efeitos das ressacas.

Ao mesmo tempo, estão sendo iniciados os trabalhos na Praia Martim de Sá, que receberá reformas e adequações dos quiosques. O processo determina que os empreendimentos devam ocupar uma área de 214 m².

Ambos projetos já foram aprovados pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU) para ser iniciado o projeto de intervenção urbanística.

#PraTodosVerem: Imagem aérea de rua da orla da praia, com um quiosque à esquerda (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Já no Massaguaçu, o projeto ainda está sendo elaborado. Assim como na Martim de Sá, os quiosques receberão reformas e adequações, sendo que a área delimitada será de 250m² pois se trata de praia com maior área disponível.

Inclusive, nesta terça-feira (26), os quiosqueiros da Praia do Massaguaçu estiveram na sede da Secretaria de Meio Ambiente para conversar sobre o projeto e as readequações dos quiosques. De acordo com a pasta, a reunião correu conforme esperado e foi bastante positiva.

Vale ressaltar que toda a orla de Caraguatatuba é objeto do Termo de Convênio entre a Prefeitura e a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e uma das obrigações que a prefeitura assumiu é a regularização das praias, bem como a parte de infraestrutura de saneamento ambiental e de acessibilidade, além de recuperação da vegetação nativa.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba promove Campanha de Doação de Sangue e leva doadores ao Hemonúcleo de Taubaté
Caraguatatuba promove Campanha de Doação de Sangue e leva doadores ao Hemonúcleo de Taubaté

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Centro de Referência da Saúde da Mulher, o Pró-Mulher, promoveu nesta sexta-feira (8), mais uma Campanha de Doação de Sangue. Quinze pessoas foram levadas ao Hemonúcleo de Taubaté. A campanha tem como objetivo levar doadores em transporte gratuito ofertado pela Prefeitura, de forma

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 08/03/2024
“Uma certa noiva cadáver
“Uma certa noiva cadáver” retorna ao TMC

A peça “Uma certa noiva cadáver” está de volta ao Teatro Mario Covas na quinta-feira (14/3) às 20h. A entrada é gratuita e o espetáculo é livre para todos os públicos. O ingresso deve ser retirado uma hora antes na bilheteria. A adaptação livre da obra dirigida por Tim Burton

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 12/03/2024
#PraCegoVer: Estagiário da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Caraguatatuba trabalhando no computador.
Prefeitura de Caraguatatuba abre processo seletivo para estagiários de 20 cursos

As inscrições do Processo Seletivo para Criação de Cadastro de Reserva de Estagiários da Prefeitura de Caraguatatuba podem ser realizadas até às 12h do dia 02 de abril, pelo site do CIEE (https://pp.ciee.org.br/vitrine/12128/detalhe). As oportunidades de estágio são para alunos de 20 cursos de ensinos superior, técnico e médio (com

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 22/03/2024
Fundo Social de Caraguatatuba abre 30 vagas para curso de Iniciação à Costura na próxima terça-feira
Fundo Social de Caraguatatuba abre 30 vagas para curso de Iniciação à Costura na próxima terça-feira

O Fundo Social de Caraguatatuba retoma no mês de março, o curso de Iniciação à Costura e irá disponibilizar cinco turmas, totalizando 30 vagas. O objetivo é capacitar alunos interessados em iniciar nesta área, como fonte de geração de renda. Serão disponibilizadas turmas de segunda à sexta-feira, das 13h30 às

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 01/03/2024
Audiência Pública sobre o Plano Municipal pela Primeira Infância será nesta quarta-feira
Audiência Pública sobre o Plano Municipal pela Primeira Infância será nesta quarta-feira

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, e o Comitê da Primeira Infância convidam para a Audiência Pública sobre o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI). O encontro, que será realizado nesta quarta-feira (6/3) às 14h no auditório Monteiro Lobato (Secretaria de Educação: Avenida Rio de Janeiro,

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 04/03/2024