Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba firma convênio para reinserção de reeducandos do CDP no mercado de trabalho

Prefeitura de Caraguatatuba firma convênio para reinserção de reeducandos do CDP no mercado de trabalho
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, assinou, nesta quinta-feira (28), convênio com o Centro de Detenção Provisória (CDP) que visa a utilização de reeducandos, que cumprem pena no regime semiaberto para atuar nos equipamentos públicos da cidade.

#PraTodosVerem: Prefeito assina contrato ao lado do secretário estadual de administração penitenciária (Foto: Luís Gava/PMC)
Na ocasião, também foi renovada a parceria com a Unidade de Atendimento de Reintegração Social e Cidadania, com os Programas da Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) e a Central de Atenção ao Egresso e Família (CAEF) do município.
A partir de segunda-feira (1º/08), 10 reeducandos iniciam atividade laboral na Secretaria Municipal de Administração, nas áreas de zeladoria e manutenção dos prédios públicos.
A ideia é promover a recuperação social da pessoa privada de liberdade, por meio da educação, capacitação profissional e da oferta de trabalho.
O diretor técnico do CDP de Caraguatatuba, Alan Carlos Scarabel de Souza, explicou que o projeto prepara o detento em semiaberto para voltar à socialização e que é motivo de orgulho ofertar esta nova chance às pessoas. “Agradeço imensamente a parceria com a Prefeitura que está sempre de portas abertas e nunca se negou a apoiar as nossas ações”, destacou.

#PraTodosVerem: Prefeito posa para foto segurando contrato ao lado de autoridades (Foto: Luís Gava/PMC)
O prefeito Aguilar Junior destacou que a parceria com o CDP de Caraguatatuba é de suma importância e já rendeu diversos projetos como a produção de hortaliças e os cursos de qualificação profissional promovidos pelo Fundo Social, em parceria com o Senai.
“É muito bom oferecer novas oportunidades às pessoas e promover de volta a cidadania. O trabalho enobrece o homem e proporciona um retorno positivo à vida em liberdade. Desejo um novo ciclo aos participantes do programa”.
Presente no evento, o secretário estadual da Administração Penitenciária (SAP), coronel Nivaldo César Restivo, parabenizou o município por todas as benfeitorias realizadas ao CDP. “É uma gestão muito envolvida nas ações da SAP, onde todos os esforços unidos geram grandes resultados. Caraguatatuba é um grande exemplo a ser seguido. Parabéns a todos que contribuíram para o empenho das ações e que todos os participantes tenham um futuro promissor”.

#PraTodosVerem: Prefeito posa para foto ao lado de autoridades (Foto: Luís Gava/PMC)
A cerimônia também contou com a presença do coordenador das Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral, Nestor Pereira Colete Júnior; da coordenadora de Reintegração Social e Cidadania, Carolina Passos Branquinho Maracajá; do diretor executivo da Funap, coronel. Henrique Pereira de Souza Neto; do presidente da Câmara de Caraguatatuba, Renato Leite Carrijo de Aguilar; do presidente da 65ª Subseção da OAB de Caraguatatuba, Marcelo William Moreira de Lima; da defensora pública Alessandra Pinto da Silva, além de secretários e vereadores municipais.
A cerimônia ocorreu durante a Jornada de Cidadania e Empregabilidade realizada pelo CDP, que oferece aos reeducandos do sistema penitenciário mutirão de ações para fornecer importantes ferramentas na retomada da vida em liberdade. Entre outras atividades oferecidas aos reclusos, estão atendimento jurídico, palestras sobre educação, saúde e serviços executados pelas Centrais de Atenção ao Egresso e Família (CAEFs).
Veja Também Recentes

14° Mostra de Cinema e Direitos Humanos tem exibição na Videoteca Lúcio Braun
Caraguatatuba integra a lista de municípios credenciados para promover a 14° Mostra de Cinema e Direitos Humanos. A exibição será neste sábado (7), no na Videoteca Lúcio Braun. A sessão é gratuita. A iniciativa é fruto da parceria entre o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), o Ministério da Cultura (MinC)

Caraguatatuba intensifica atendimento a pessoas em situação de rua
A equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) promoveu na manhã da última terça-feira (27), duas ações simultâneas na Praia do Centro e na Praça do Coreto, em Caraguatatuba, com foco na escuta qualificada e no encaminhamento de pessoas em situação de rua para os serviços da rede socioassistencial.

Ceramista Luciana Renna abre 9º Semana de Arquivos em Caraguatatuba com palestra sobre Toninho Cordeiro
A abertura da 9ª Semana Nacional de Arquivos teve início na última terça-feira (10), com a palestra da ceramista Luciana Renna, que apresentou os caminhos percorridos pelo saudoso artista Toninho Cordeiro no universo da cerâmica. Com a Videoteca Lúcio Braun praticamente lotada por artistas, ceramistas, técnicos, amigos e público em

Reforma Tributária na Construção Civil é tema de palestra na próxima segunda-feira em Caraguatatuba
A “Reforma Tributária na Construção Civil: você está preparado?” é o tema da palestra promovida Associação das Construtoras do Vale do Paraíba (Acomvap), que será realizada na próxima segunda-feira (16) às 14h30 na sala Monteiro Lobato, nas dependências da Secretaria de Educação de Caraguatatuba, na Avenida Rio de Janeiro, 860

Atletas de Caraguatatuba brilham na 4ª etapa do Campeonato Paulista de BMX
Os atletas de Caraguatatuba continuam com um excelente desempenho no cenário estadual do BMX. No último domingo (8), atletas da cidade participaram da 4ª etapa do Campeonato Paulista da modalidade, realizada em Jarinu, no interior do Estado, e conquistaram importantes resultados. O evento reuniu mais de 400 pilotos de diversas