Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba firma convênio para reinserção de reeducandos do CDP no mercado de trabalho
Prefeitura de Caraguatatuba firma convênio para reinserção de reeducandos do CDP no mercado de trabalho
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, assinou, nesta quinta-feira (28), convênio com o Centro de Detenção Provisória (CDP) que visa a utilização de reeducandos, que cumprem pena no regime semiaberto para atuar nos equipamentos públicos da cidade.

#PraTodosVerem: Prefeito assina contrato ao lado do secretário estadual de administração penitenciária (Foto: Luís Gava/PMC)
Na ocasião, também foi renovada a parceria com a Unidade de Atendimento de Reintegração Social e Cidadania, com os Programas da Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) e a Central de Atenção ao Egresso e Família (CAEF) do município.
A partir de segunda-feira (1º/08), 10 reeducandos iniciam atividade laboral na Secretaria Municipal de Administração, nas áreas de zeladoria e manutenção dos prédios públicos.
A ideia é promover a recuperação social da pessoa privada de liberdade, por meio da educação, capacitação profissional e da oferta de trabalho.
O diretor técnico do CDP de Caraguatatuba, Alan Carlos Scarabel de Souza, explicou que o projeto prepara o detento em semiaberto para voltar à socialização e que é motivo de orgulho ofertar esta nova chance às pessoas. “Agradeço imensamente a parceria com a Prefeitura que está sempre de portas abertas e nunca se negou a apoiar as nossas ações”, destacou.

#PraTodosVerem: Prefeito posa para foto segurando contrato ao lado de autoridades (Foto: Luís Gava/PMC)
O prefeito Aguilar Junior destacou que a parceria com o CDP de Caraguatatuba é de suma importância e já rendeu diversos projetos como a produção de hortaliças e os cursos de qualificação profissional promovidos pelo Fundo Social, em parceria com o Senai.
“É muito bom oferecer novas oportunidades às pessoas e promover de volta a cidadania. O trabalho enobrece o homem e proporciona um retorno positivo à vida em liberdade. Desejo um novo ciclo aos participantes do programa”.
Presente no evento, o secretário estadual da Administração Penitenciária (SAP), coronel Nivaldo César Restivo, parabenizou o município por todas as benfeitorias realizadas ao CDP. “É uma gestão muito envolvida nas ações da SAP, onde todos os esforços unidos geram grandes resultados. Caraguatatuba é um grande exemplo a ser seguido. Parabéns a todos que contribuíram para o empenho das ações e que todos os participantes tenham um futuro promissor”.

#PraTodosVerem: Prefeito posa para foto ao lado de autoridades (Foto: Luís Gava/PMC)
A cerimônia também contou com a presença do coordenador das Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral, Nestor Pereira Colete Júnior; da coordenadora de Reintegração Social e Cidadania, Carolina Passos Branquinho Maracajá; do diretor executivo da Funap, coronel. Henrique Pereira de Souza Neto; do presidente da Câmara de Caraguatatuba, Renato Leite Carrijo de Aguilar; do presidente da 65ª Subseção da OAB de Caraguatatuba, Marcelo William Moreira de Lima; da defensora pública Alessandra Pinto da Silva, além de secretários e vereadores municipais.
A cerimônia ocorreu durante a Jornada de Cidadania e Empregabilidade realizada pelo CDP, que oferece aos reeducandos do sistema penitenciário mutirão de ações para fornecer importantes ferramentas na retomada da vida em liberdade. Entre outras atividades oferecidas aos reclusos, estão atendimento jurídico, palestras sobre educação, saúde e serviços executados pelas Centrais de Atenção ao Egresso e Família (CAEFs).
Veja Também Recentes
Oficina gratuita preparatória para prêmio Sebrae Mulher de Negócios tem inscrições abertas em Caraguatatuba
Caraguatatuba tem várias mulheres empreendedoras cuja história merece ser contada e inspirar outras mulheres. A Secretaria Municipal de Governo em parceria com o Sebrae São Jose dos Campos promove, nesta quarta-feira (20), a oficina “Trajetórias de Valor”, preparatória para o Prêmio Mulher de Negócios. O workshop, gratuito, será às 19h,
Caraguá Open Kids de Jiu-Jitsu reúne 200 crianças de 4 a 12 anos na Praça da Cultura
O Caraguá Open Kids de Jiu-Jitsu, evento voltado exclusivamente para crianças de 4 a 12 anos, será realizado no próximo sábado (9), na Praça da Cultura, às 9h. As 200 vagas disponibilizadas foram totalmente preenchidas por atletas mirins e projetos esportivos da região. A participação é destinada para alunos regularmente
Festival Felino promove oficina de teatro Viewpoints na próxima semana em Caraguatatuba
O 9º Felino – Festival de Artes do Litoral Norte promove na próxima segunda e quarta-feira (1º e 3/6), às 18h30, no Auditório Maristela de Oliveira, no Centro de Caraguatatuba, a oficina de teatro “Viewpoints” com a mestre em Artes Cênicas, Renata Lemes. As vagas são limitadas e a inscrição
Defesa Civil de Caraguatatuba interdita deck no Massaguaçu
Após vistoria no deck de madeira localizado às margens da SP-101 no bairro Massaguaçu, equipe da Defesa Civil de Caraguatatuba interditou o local para trânsito de pedestres. A estrutura apresenta dano e instabilidade e para prevenir acidentes a Defesa Civil proibiu circulação na área. A interdição por risco de desabamento
Caraguatatuba promove capacitação para entrevistadores do Cadastro Único
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou na manhã desta sexta-feira (8), na sede do Cadastro Único (CadÚnico), no bairro Indaiá, um curso de capacitação voltado aos entrevistadores responsáveis pela coleta de informações das famílias inscritas ou que podem ser incluídas no sistema. A formação foi ministrada pelo coordenador do Cadastro Único,