Pesquisar No Site

Caraguatatuba coleta mais de 10 toneladas de materiais recicláveis nos últimos quatro meses

Caraguatatuba coleta mais de 10 toneladas de materiais recicláveis nos últimos quatro meses
Caraguatatuba coleta mais de 10 toneladas de materiais recicláveis nos últimos quatro meses

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), arrecadou 10,061 toneladas de materiais recicláveis nos Ecopontos, no período de março a junho.

Nestes quatro meses também foram contabilizados 780 m³ de madeira, 762 m³ de resíduos da construção civil, 827 m³ de poda, 283 unidades de móveis e equipamentos domésticos e 105 unidades de pneus. Ao todo, 2.840 kg de resíduos eletrônicos foram entregues nos Ecopontos.

A Prefeitura incentiva descarte de materiais prejudiciais ao meio ambiente e, além dos resíduos citados acima, o local também recebe pilhas, óleo de cozinha usado e lâmpadas.

E para conseguir atender a demanda de toda população, os Ecopontos ficam instalados em locais estratégicos da cidade, nos bairros Golfinhos, Martim de Sá e Massaguaçu. A Prefeitura iniciou, ainda, a construção de um Ecoponto no bairro Tinga para reforçar o atendimento na região central além de projeto já aprovado para instalação de um quinto na região Sul (Perequê-Mirim).

É importante destacar que os Ecopontos não recebem lixo orgânico, lixo hospitalar, material contaminantes e químicos. Volumes acima de 1 metro cúbico devem ser encaminhados para empresas de reciclagem ou aterros privados licenciados.

De acordo com a Secretaria, todo resíduo reciclável recolhido dos Ecopontos são encaminhado às cooperativas. A reciclagem de materiais proporciona geração de emprego, renda e qualidade de vida para as  famílias que trabalham nas cooperativas Maranata e Pegorecicla.

As pilhas e os pneus são encaminhados às empresas que fazem a logística reversa, o óleo de cozinha é direcionado para  outra empresa e passa por um processo de refinamento.

Serviço

– Ecoponto Golfinhos: Alameda dos Corais / Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e aos domingos, das 8h30 às 14h.

– Ecoponto Martim de Sá: Rua Carijós, 170, no bairro Martim de Sá – próximo a Praça do ParCão. Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e aos domingos, das 8h30 às 14h.

– Ecoponto Massaguaçu: fica entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três. Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e aos domingos, das 8h30 às 14h.

– Os ecopontos fecham para almoço, das 12h às 13h.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente
Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo e apoio da Polícia Militar Ambiental, agiu para neutralizar mais uma tentativa de invasão em Área de Preservação Permanente (APP). A ação ocorreu no bairro Sumaré, em uma região de morro, onde houve constatação de desmatamento e construção de abrigo

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 03/04/2024
“De Ponta a Ponta” comemora Dia Internacional da Dança
“De Ponta a Ponta” comemora Dia Internacional da Dança

Para comemorar o Dia Internacional da Dança, lembrado em 27 de abril, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza “De Ponta a Ponta – Mostra de Dança Itinerante” para promover e reunir os grupos artísticos da nossa região em diversas apresentações gratuitas. “De Ponta a Ponta – Mostra

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 17/04/2024
A programação musical em comemoração aos 167 anos de Caraguatatuba inicia nesta sexta-feira (19), com o show do cantor Diogo Nogueira. Já no sábado (20), dia do aniversário da cidade, a festividade será com o cantor Zé Felipe. As apresentações são sempre às 21h, na Praça da Cultura, no Centro. O cantor Diogo Nogueira em sua turnê traz novas leituras para os sucessos de sua carreira, como “Pé na Areia”, “Alma Boêmia”,
167 anos de Caraguatatuba será marcado pelos shows de Diogo Nogueira e Zé Felipe neste final de semana

A programação musical em comemoração aos 167 anos de Caraguatatuba inicia nesta sexta-feira (19), com o show do cantor Diogo Nogueira. Já no sábado (20), dia do aniversário da cidade, a festividade será com o cantor Zé Felipe. As apresentações são sempre às 21h, na Praça da Cultura, no Centro.

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 16/04/2024
Prazo para emissão e regularização de título eleitoral encerra dia 8 de maio
Prazo para emissão e regularização de título eleitoral encerra dia 8 de maio

O prazo para tirar o título eleitoral pela primeira vez, transferir o domicílio eleitoral e regularizar a situação para votar nas eleições municipais do dia 6 de outubro termina no dia 8 de maio, no Cartório Eleitoral de Caraguatatuba, no Sumaré, ou por meio do autoatendimento eleitoral para quem já

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 11/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba executa mais de 260 serviços de tapa-buracos em março
Prefeitura de Caraguatatuba executa mais de 260 serviços de tapa-buracos em março

Após a temporada de verão, a Prefeitura de Caraguatatuba segue com a operação Tapa-buracos em diversos bairros da cidade, tendo a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob) como responsável pelo serviço de manutenção da pavimentação das vias asfaltadas. Em março, foram executados 263 operações Tapa-buracos, beneficiando  bairros

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 11/04/2024