Pesquisar No Site
Professores de Caraguatatuba participam de capacitação sobre Tecnologia e Inovação

Professores de Caraguatatuba participam de capacitação sobre Tecnologia e Inovação
Em continuidade às ações e projetos realizados pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, uma importante capacitação em Tecnologia e Inovação foi iniciada no último sábado (25). Em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) campus Caraguatatuba, um grupo de 15 professores da rede municipal de ensino está participando do curso de ‘Introdução à Lógica de Programação’, ministrado pelo prof. Me. Nelson Alves Pinto.

#PraTodosVerem:Professores durante aula sobre Tecnologias e Inovação realizada no IFSP campus Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)
Com carga horária total de 30 horas-aula, o curso tem como objetivo apresentar modos de trabalhar com o pensamento computacional em sala de aula, além de analisar como ele pode contribuir para o desenvolvimento das competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O pensamento computacional é uma estratégia que permite resolver problemas, de forma eficiente, criando soluções genéricas para problemas variados, pertencentes a uma mesma classe, além de abordar os principais conceitos envolvidos no desenvolvimento de algoritmos de programação e algumas formas de representação de algoritmos, com o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico aplicado à solução de problemas.
A professora coordenadora do projeto Robótica, Rubia Costa, do setor de Informática Educativa, explicou que a capacitação deve desenvolver competências e habilidades para proporcionar aos professores uma visão crítica e sistemática sobre o tema. O conteúdo será acrescido e abordado a partir do 2º semestre letivo nas aulas de Robótica, que já são realizadas no contraturno escolar.
A secretária da Educação, Márcia Paiva, comentou que, além dos investimentos em tecnologia na Educação, é imprescindível a formação continuada: “Temos a convicção sobre a necessidade de que o professor domine as tecnologias digitais de informação e comunicação. Desse modo, ele poderá aplicar e desenvolver junto aos estudantes um processo de ensino engajador e motivador, eficiente e de acordo com a realidade digital que vivemos”, concluiu.
Veja Também Recentes

Espaço Cultural Hartãt exibe documentário indígena premiado neste sábado
O Espaço Cultural Hartãt, em Caraguatatuba, exibe neste sábado (19), às 19h, o documentário premiado “Yõg ãtak: meu pai, Kaiowá”. A entrada é gratuita e é indicado para maiores de 14 anos. O longa-metragem retrata a busca de Sueli e Maiza Maxakali pelo pai, Luis Kaiowá, que foi separado delas

Secretaria de Administração de Caraguatatuba chama 21 aprovados de sete funções do Concurso de 2023
A Secretaria de Administração aguarda a apresentação de mais 21 aprovados de sete cargos do Concurso Público de 2023 nas próximas quarta, quinta e sexta-feira (25, 26 e 27/6), das 9h às 12h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro.

Pontos MIS e Fundacc promovem oficina “O fantástico mundo dos filmes de curta-metragem” na próxima segunda-feira
O programa Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, em parceria com a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), promove na próxima segunda-feira (14/7), às 17h30, na Videoteca Lúcio Braun, a oficina “O fantástico mundo dos filmes de curta-metragem”. A atividade é gratuita e a

Coletivo Forró de Todos é selecionado para SP Audiovisual Hub
O Litoral Norte de São Paulo terá um representante no SP Audiovisual Hub realizado na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo; um evento voltado à formação, fomento e internacionalização do setor audiovisual do Estado de São Paulo. O Coletivo Forró de Todos foi selecionado com o projeto “Feira de

Teatro Mario Covas recebe espetáculo adaptado por Augusto Cury neste sábado
Neste sábado (28/6), às 20h, o Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe o espetáculo “O Futuro da Humanidade”, inspirado na obra do renomado psiquiatra e escritor Augusto Cury. Os ingressos custam entre R$ 50 e R$ 120, e podem ser adquiridos pelo site https://bileto.sympla.com.br/. Classificação 10 anos. Dirigida por Rogério