Pesquisar No Site
Professores de Caraguatatuba participam de capacitação sobre Tecnologia e Inovação

Professores de Caraguatatuba participam de capacitação sobre Tecnologia e Inovação
Em continuidade às ações e projetos realizados pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, uma importante capacitação em Tecnologia e Inovação foi iniciada no último sábado (25). Em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) campus Caraguatatuba, um grupo de 15 professores da rede municipal de ensino está participando do curso de ‘Introdução à Lógica de Programação’, ministrado pelo prof. Me. Nelson Alves Pinto.

#PraTodosVerem:Professores durante aula sobre Tecnologias e Inovação realizada no IFSP campus Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)
Com carga horária total de 30 horas-aula, o curso tem como objetivo apresentar modos de trabalhar com o pensamento computacional em sala de aula, além de analisar como ele pode contribuir para o desenvolvimento das competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O pensamento computacional é uma estratégia que permite resolver problemas, de forma eficiente, criando soluções genéricas para problemas variados, pertencentes a uma mesma classe, além de abordar os principais conceitos envolvidos no desenvolvimento de algoritmos de programação e algumas formas de representação de algoritmos, com o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico aplicado à solução de problemas.
A professora coordenadora do projeto Robótica, Rubia Costa, do setor de Informática Educativa, explicou que a capacitação deve desenvolver competências e habilidades para proporcionar aos professores uma visão crítica e sistemática sobre o tema. O conteúdo será acrescido e abordado a partir do 2º semestre letivo nas aulas de Robótica, que já são realizadas no contraturno escolar.
A secretária da Educação, Márcia Paiva, comentou que, além dos investimentos em tecnologia na Educação, é imprescindível a formação continuada: “Temos a convicção sobre a necessidade de que o professor domine as tecnologias digitais de informação e comunicação. Desse modo, ele poderá aplicar e desenvolver junto aos estudantes um processo de ensino engajador e motivador, eficiente e de acordo com a realidade digital que vivemos”, concluiu.
Veja Também Recentes

Câmara finaliza audiências públicas sobre alterações no Estatuto dos Servidores de Caraguatatuba
A Câmara de Caraguatatuba promoveu duas audiências públicas sobre o projeto de lei que dispõe sobre alterações no Estatuto dos Servidores (LC nº 25/2007) na segunda e na última quinta-feira (23 e 26/6), na sede do Legislativo, no Centro. Técnicos das Secretarias de Administração e de Assuntos Jurídicos detalharam o projeto

Caraguatatuba institui comissão para ampliar oferta de vagas na Educação de Jovens e Adultos
A cidade de Caraguatatuba instituiu uma comissão especial para liderar a campanha de ampliação da oferta de matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município. A iniciativa integra as ações do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e da Qualificação da Educação de Jovens e Adultos, conforme prevê

Caraguatatuba oferece 84 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 84 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (7), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Arte e cultura marcam encerramento do Circuito Negrita Arteira em Caraguatatuba
A cidade de Caraguatatuba recebeu neste sábado (28), a terceira e última parada do Circuito Brincante Negrita Arteira, um projeto cultural que promove a valorização das culturas africanas e afro-brasileiras por meio de atividades lúdicas, educativas e inclusivas. O evento foi realizado na EMEF Prof. Euclydes Ferreira, no bairro Travessão.

Documentário resgata memórias de Caraguatatuba em sessão dedicada a idosos e pessoas com deficiência
A exibição do documentário “Caraguá! Essa cidade também é surf” reuniu vários usuários da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) para uma imersão na história de Caraguatatuba contada pelas lentes do surfe.