Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba auxilia preparação de alunos para edição estadual das Olimpíadas das APAES

Prefeitura de Caraguatatuba auxilia preparação de alunos para edição estadual das Olimpíadas das APAES
Prefeitura de Caraguatatuba auxilia preparação de alunos para edição estadual das Olimpíadas das APAES

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, iniciou nesta semana uma parceria com a APAE de Caraguatatuba, para auxiliar os alunos na preparação para 20ª Olimpíadas Especiais das APAES – Edição Estadual, que será realizada no município entre os dias 18 e 23 de julho.

A Secretaria de Esportes e Recreação está contribuindo nos treinos dos alunos da APAE com professores indo até a instituição para os treinamentos. Em alguns casos, os atletas vão até o Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves para treinos de atletismo e natação.

Ao todo, Caraguatatuba participará da competição com 14 atletas, entre as modalidades de Dama, Dominó, Natação, Futsal, Atletismo, Tênis de Mesa e Vôlei Adaptado.

#PraCegoVer: Alunos da APAE de Caraguatatuba treinam futsal na quadra da instituição

Para o secretário de Esportes e Recreação de Caraguatatuba, Edvaldo Ormindo, a administração municipal está sempre disponível para apoiar e incentivar o esporte na cidade. “Receber um evento como este mostra a seriedade que Caraguatatuba trata as práticas esportivas. Temos uma grande estrutura e capacidade de receber as 800 pessoas que estarão envolvidas com o evento. A parceria em auxiliar os treinos com a APAE de Caraguatatuba nos trará bons resultados no evento”, destaca.

De acordo com a presidente da APAE de Caraguatatuba, Sonia Maria Victor, a expectativa é grande para receber os jogos. “A cidade já recebeu cinco vezes as olimpíadas regionais e por conta de toda a organização e sucesso tivemos a capacidade de ser a sede da 20ª Olimpíada Estadual das APAES. A parceria com a Prefeitura e Secretaria de Esportes chegou para somar um resultado de excelência”, explica.

Conforme a diretora da APAE, Mariana de Freitas, serão cerca de 75 APAES do Estado em Caraguatatuba. “Será um momento ímpar, com mais de 800 pessoas em nossa cidade e muitos atletas sequer conhecem a praia. O evento será lindo e Caraguatatuba mostrará toda sua capacidade esportiva”, acredita.

Jonas José Godoy, aluno da APAE de 21 anos e goleiro da equipe de futsal,  conta que sua ansiedade para a competição está no alto. “Os treinos estão bem legais. Não vejo a hora de começar a competição”, comenta.

“Esperamos ir muito bem no campeonato e os treinos estão nos ajudando muito”, diz Mariana Dias Reis, de 24 anos, também atleta de Futsal.

20ª Olimpíadas Especiais das APAES

As equipes da Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP), da APAE de Caraguatatuba e da Prefeitura de Caraguatatuba, já estão a todo vapor nos preparativos da 20ª Olimpíadas Especiais das APAES – Edição Estadual. O maior evento esportivo do Movimento Apaeano irá movimentar inúmeros atletas das APAES do Estado entre os dias 18 e 23 de julho de 2022, em Caraguatatuba.

As reuniões com representantes da Prefeitura de Caraguatatuba começaram em 2021, parceria que gerou grandes contrapartidas para a realização do evento, como a disponibilização dos espaços para a abertura, as competições, segurança, hospedagem e também à alimentação, entre outras. “A Prefeitura de Caraguatatuba se mostrou muito solicita ao nosso pedido e sabemos que por ser uma cidade litorânea, ela possui uma boa infraestrutura para receber nossos atletas. Temos certeza que teremos um evento recheado de muita garra e emoção”, afirma Vera Lucia Ferreira, presidente da FEAPAES-SP.

O evento deverá envolver cerca de 800 pessoas, entre atletas, técnicos e acompanhantes, nas modalidades de atletismo, basquetebol, futsal, futebol de sete, natação, tênis de mesa, vôlei adaptado, dama e dominó.

“É com muita alegria que estamos aplicando todos os esforços para garantir um evento espetacular! A nossa maior expectativa é fazer com que esse evento seja inesquecível na vida de cada participante”, comenta Sonia Maria Vitor, presidente da APAE Caraguatatuba.

As Olimpíadas Especiais das APAES – Edição Estadual tem por objetivo favorecer o desenvolvimento global da pessoa com deficiência intelectual e sua inclusão na sociedade por meio da prática esportiva adequada às suas necessidades e a aquisição de experiências que venham enriquecer seus conhecimentos e facilitar sua relação com o meio em que vive, dessa forma contribuindo para o exercício da cidadania.

Programação animada

Além das competições, os atletas poderão usufruir de momentos de muita diversão, o que possibilitará que vivenciem novas e alegres experiências. “Caraguatatuba foi escolhida por ser uma cidade litorânea, assim podemos oferecer uma experiência única aos usuários, pois muitos deles não conhecem praia. Posso adiantar que será um evento que irá para além do esporte. Estamos preparando diversas atividades culturais e de lazer, festa de confraternização e uma abertura memorável”, antecipa Vera Lucia Ferreira, presidente da FEAPAES-SP.

Após a realização da 20ª Olimpíadas Especiais das APAES – edição estadual, a FEAPAES-SP, junto com sua coordenadoria estadual de educação física, desporto e lazer, organiza e identifica os alunos e equipes (atletas, técnicos e acompanhantes), seguindo assim o edital e suas classificações para a formação da delegação que representará o Estado de São Paulo na Olimpíada Nacional das APAES, que será realizada no final do segundo semestre de 2022, em Aracajú (SE).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba terá nova modalidade Yoga pelo Projeto Nova Onda e inscrições abrem segunda-feira
Prefeitura de Caraguatatuba terá nova modalidade Yoga pelo Projeto Nova Onda e inscrições abrem segunda-feira

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, anuncia a abertura de inscrições para a nova modalidade do Projeto Nova Onda: a Yoga. A partir de segunda-feira, dia 4 de março, os interessados poderão participar das aulas que serão oferecidas em horários variados, tanto no Centro

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 01/03/2024
UTGCA faz Parada Programada de Manutenção a partir de domingo
UTGCA faz Parada Programada de Manutenção a partir de domingo

A Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) realizará, a partir de domingo, dia 3 de março, uma Parada Programada de Manutenção que seguirá até o dia 23 do mesmo mês. O objetivo é a inspeção geral em equipamentos como vasos, permutadores, torres e flautas para atender os requisitos

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 01/03/2024
Caraguatatuba realiza no sábado 1ª Etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa
Caraguatatuba realiza no sábado 1ª Etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, realiza no próximo sábado (23/3), a partir das 8h, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG), a 1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa. O campeonato contará com a presença de pelo menos 160 atletas que

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 20/03/2024
Audiências Públicas de Revisão do Plano Diretor de Turismo iniciam dia 1º de abril
Audiências Públicas de Revisão do Plano Diretor de Turismo iniciam dia 1º de abril

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza nos dias 1, 2 e 3 de abril as Audiências Públicas de Revisão do Plano Diretor de Turismo da Estância Balneária de Caraguatatuba (PDTur). As Audiências Públicas são necessárias para ouvir a população, de forma que o PDTur consiga abranger os segmentos turísticos e as

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 22/03/2024
UNITAU prorroga prazo de inscrição para concurso em Caraguá até 2 de abril
UNITAU prorroga prazo de inscrição para concurso em Caraguá até 2 de abril

A Universidade de Taubaté (UNITAU) prorrogou o prazo de inscrição do concurso público para contratação de professores para o campus Caraguatatuba, em caráter efetivo, até o dia 2 de abril. O edital de retificação foi publicado nesta quarta-feira (27/3).   Com o novo prazo, a solicitação para inscrição em mais de uma

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 28/03/2024