Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba auxilia preparação de alunos para edição estadual das Olimpíadas das APAES

Prefeitura de Caraguatatuba auxilia preparação de alunos para edição estadual das Olimpíadas das APAES
Prefeitura de Caraguatatuba auxilia preparação de alunos para edição estadual das Olimpíadas das APAES

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, iniciou nesta semana uma parceria com a APAE de Caraguatatuba, para auxiliar os alunos na preparação para 20ª Olimpíadas Especiais das APAES – Edição Estadual, que será realizada no município entre os dias 18 e 23 de julho.

A Secretaria de Esportes e Recreação está contribuindo nos treinos dos alunos da APAE com professores indo até a instituição para os treinamentos. Em alguns casos, os atletas vão até o Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves para treinos de atletismo e natação.

Ao todo, Caraguatatuba participará da competição com 14 atletas, entre as modalidades de Dama, Dominó, Natação, Futsal, Atletismo, Tênis de Mesa e Vôlei Adaptado.

#PraCegoVer: Alunos da APAE de Caraguatatuba treinam futsal na quadra da instituição

Para o secretário de Esportes e Recreação de Caraguatatuba, Edvaldo Ormindo, a administração municipal está sempre disponível para apoiar e incentivar o esporte na cidade. “Receber um evento como este mostra a seriedade que Caraguatatuba trata as práticas esportivas. Temos uma grande estrutura e capacidade de receber as 800 pessoas que estarão envolvidas com o evento. A parceria em auxiliar os treinos com a APAE de Caraguatatuba nos trará bons resultados no evento”, destaca.

De acordo com a presidente da APAE de Caraguatatuba, Sonia Maria Victor, a expectativa é grande para receber os jogos. “A cidade já recebeu cinco vezes as olimpíadas regionais e por conta de toda a organização e sucesso tivemos a capacidade de ser a sede da 20ª Olimpíada Estadual das APAES. A parceria com a Prefeitura e Secretaria de Esportes chegou para somar um resultado de excelência”, explica.

Conforme a diretora da APAE, Mariana de Freitas, serão cerca de 75 APAES do Estado em Caraguatatuba. “Será um momento ímpar, com mais de 800 pessoas em nossa cidade e muitos atletas sequer conhecem a praia. O evento será lindo e Caraguatatuba mostrará toda sua capacidade esportiva”, acredita.

Jonas José Godoy, aluno da APAE de 21 anos e goleiro da equipe de futsal,  conta que sua ansiedade para a competição está no alto. “Os treinos estão bem legais. Não vejo a hora de começar a competição”, comenta.

“Esperamos ir muito bem no campeonato e os treinos estão nos ajudando muito”, diz Mariana Dias Reis, de 24 anos, também atleta de Futsal.

20ª Olimpíadas Especiais das APAES

As equipes da Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP), da APAE de Caraguatatuba e da Prefeitura de Caraguatatuba, já estão a todo vapor nos preparativos da 20ª Olimpíadas Especiais das APAES – Edição Estadual. O maior evento esportivo do Movimento Apaeano irá movimentar inúmeros atletas das APAES do Estado entre os dias 18 e 23 de julho de 2022, em Caraguatatuba.

As reuniões com representantes da Prefeitura de Caraguatatuba começaram em 2021, parceria que gerou grandes contrapartidas para a realização do evento, como a disponibilização dos espaços para a abertura, as competições, segurança, hospedagem e também à alimentação, entre outras. “A Prefeitura de Caraguatatuba se mostrou muito solicita ao nosso pedido e sabemos que por ser uma cidade litorânea, ela possui uma boa infraestrutura para receber nossos atletas. Temos certeza que teremos um evento recheado de muita garra e emoção”, afirma Vera Lucia Ferreira, presidente da FEAPAES-SP.

O evento deverá envolver cerca de 800 pessoas, entre atletas, técnicos e acompanhantes, nas modalidades de atletismo, basquetebol, futsal, futebol de sete, natação, tênis de mesa, vôlei adaptado, dama e dominó.

“É com muita alegria que estamos aplicando todos os esforços para garantir um evento espetacular! A nossa maior expectativa é fazer com que esse evento seja inesquecível na vida de cada participante”, comenta Sonia Maria Vitor, presidente da APAE Caraguatatuba.

As Olimpíadas Especiais das APAES – Edição Estadual tem por objetivo favorecer o desenvolvimento global da pessoa com deficiência intelectual e sua inclusão na sociedade por meio da prática esportiva adequada às suas necessidades e a aquisição de experiências que venham enriquecer seus conhecimentos e facilitar sua relação com o meio em que vive, dessa forma contribuindo para o exercício da cidadania.

Programação animada

Além das competições, os atletas poderão usufruir de momentos de muita diversão, o que possibilitará que vivenciem novas e alegres experiências. “Caraguatatuba foi escolhida por ser uma cidade litorânea, assim podemos oferecer uma experiência única aos usuários, pois muitos deles não conhecem praia. Posso adiantar que será um evento que irá para além do esporte. Estamos preparando diversas atividades culturais e de lazer, festa de confraternização e uma abertura memorável”, antecipa Vera Lucia Ferreira, presidente da FEAPAES-SP.

Após a realização da 20ª Olimpíadas Especiais das APAES – edição estadual, a FEAPAES-SP, junto com sua coordenadoria estadual de educação física, desporto e lazer, organiza e identifica os alunos e equipes (atletas, técnicos e acompanhantes), seguindo assim o edital e suas classificações para a formação da delegação que representará o Estado de São Paulo na Olimpíada Nacional das APAES, que será realizada no final do segundo semestre de 2022, em Aracajú (SE).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Empresa de distribuidora de alimentos busca candidatos com deficiência no PAT de Caraguatatuba
Empresa de distribuidora de alimentos busca candidatos com deficiência no PAT de Caraguatatuba

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba está com oito vagas para pessoas com deficiência na função de Promotor de Vendas em uma empresa de distribuidora de alimentos. A vaga não exige experiência, escolaridade, nem tem preferência entre homem e mulher e região de residência. É necessário ter

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 19/07/2022
Prefeitura de Caraguatatuba realiza limpeza da Praia do Indaiá e Complexo Turístico do Camaroeiro
Prefeitura de Caraguatatuba realiza limpeza da Praia do Indaiá e Complexo Turístico do Camaroeiro

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), realizou na manhã desta sexta-feira (29), a limpeza de resíduos da Praia do Indaiá. Ao todo, a equipe é composta por 25 funcionários do Programa Emergencial de Auxílio Desemprego (PEAD). Além da Praia do Indaiá, a equipe também

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 29/07/2022
23º Festival do Camarão recebe diversas atrações em seu último fim de semana
23º Festival do Camarão recebe diversas atrações em seu último fim de semana

Em seu último fim de semana de festa, o 23º Festival do Camarão traz muitas atrações musicais, apresentações culturais, Festival Sertanejo, Corrida de Canoa Caiçara e muita diversão para aqueles que comparecerem à Praça da Cultura, no Centro de Caraguatatuba. No sábado (23), a programação musical inicia a partir das

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 22/07/2022
Prefeitura e Procon de Caraguatatuba se reúnem com EDP em busca de soluções para ocorrências de fios soltos
Prefeitura e Procon de Caraguatatuba se reúnem com EDP em busca de soluções para ocorrências de fios soltos

Nesta quarta-feira (10), representantes da Prefeitura de Caraguatatuba, do Procon e da empresa EDP se reuniram para dialogar e encontrar solução para a situação dos fios soltos na rede de energia elétrica e cabos caídos pelas ruas do município. O problema é motivo de constante atuação da Secretaria de Urbanismo,

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 10/08/2022
1Handebol Masculino de Caraguatatuba vence amistoso preparatório para Jogos Regionais
Handebol Masculino de Caraguatatuba vence amistoso preparatório para Jogos Regionais

A equipe de Handebol Masculino da Prefeitura de Caraguatatuba e da Secretaria de Esportes e Recreação venceu no sábado (6) a equipe Bulls, de São Paulo, pelo placar de 23×21. O confronto, realizado na Quadra do Morro do Algodão, foi equilibrado e o final do primeiro tempo acabou empatado por

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 08/08/2022