Pesquisar No Site
Festival Interno de Hapkido reúne cerca de 40 atletas da modalidade em Caraguatatuba
Festival Interno de Hapkido reúne cerca de 40 atletas da modalidade em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação e da equipe Tubarões Hapkido do projeto ‘Nova Onda – Caraguá’, realizou na noite de quarta-feira (22), a 1ª Edição do Festival Interno de Hapkido no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves (Cemug).

#PraCegoVer: Josimar dos Santos, seu filho Juan Victor e esposa durante Festival Interno de Hapkido (Foto: Divulgação/PMC)
O evento teve a participação de cerca de 40 alunos da arte marcial, além de pais e familiares, e contou com a premiação dos destaques nas modalidades de competição e faixas.
“Incentivar e criar estímulos para que a prática do esporte seja realizada em Caraguatatuba, será sempre um dos objetivos da gestão municipal e do prefeito Aguilar Junior”, diz Edvaldo Ormindo, secretário de Esportes e Recreação de Caraguatatuba.
O atleta Josimar dos Santos Comende, de 37 anos, treina há 16 e, além de competir, agora acompanha também o filho paratleta Juan Victor, de 13 anos, que sempre acompanhou o pai e há mais ou menos um ano decidiu também fazer hapkido.
Para Comende, a iniciativa do filho na modalidade trouxe muito orgulho. “Eu gosto muito da prática e ele, por iniciativa própria, quis treinar comigo um dia, veio, gostou e não saiu mais. Sentimos uma grande melhora na parte da disciplina, regras, compreensão, e, principalmente, na autoestima dele”
“Desde que ele começou a participar a atividade esportiva desenvolveu muito a disciplina, deslanchou 100% em tudo. Eu não sei nem explicar a felicidade de ver como ele se desenvolveu. O esporte abriu muitas portas pra ele”, completa a mãe de Juan, Priscila.

#PraCegoVer: Felipe, Gustavo do Prado e Marcelo Faria durante Festival Interno de Hapkido (Foto: Divulgação/PMC)
Já os iniciantes na modalidade, Felipe e Gustavo do Prado, de 7 e 5 anos, acabaram estimulando o pai, Marcelo Faria, de 42 anos, a praticar hapkido depois de 20 anos sem contato com esportes.
“É muito legal ver o acolhimento, a didática do professor, tanto com crianças quanto adultos. Eu percebi mudança de comportamento deles em casa, na escola, meus filhos estão até mais quietos e prestando mais atenção nas aulas, além de ter gosto de praticar esportes, o que antes não tinham, ficavam muito tempo na internet e videogame e agora é diferente” afirma Faria.
Atualmente, a modalidade hapkido é ofertada em três núcleos esportivos em Caraguatatuba e tem quase 200 alunos inscritos.
Hapkido
O projeto ‘Nova Onda – Caraguá’, promovido na cidade através da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba, oferece, gratuitamente, a prática do hapkido no município para crianças a partir de cinco anos de idade.
É possível realizar sua pré-inscrição nessa e nas outras 28 modalidades esportivas gratuitamente através do site https://novaondacaragua.com.br/fichainscricao.
Após preencher os campos solicitados e anexar os documentos, um e-mail de confirmação será enviado. Para atendimento presencial de matrículas basta se dirigir ao Cemug, localizado na Avenida José Herculano, n° 50.
A inscrição no local é realizada das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira e é necessário apresentar cópias do RG, CPF e comprovante de endereço, além de cópia do atestado médico.
Menores de 18 anos e pessoas com deficiência (PcD) devem estar acompanhados por um responsável legal munidos de cópias do RG e CPF.
Também é possível realizar a inscrição de forma presencial nos CIASES Travessão “Adhemar Pereira de Barros” e Sumaré “Wilson Francisco Valente”, também de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Veja Também Recentes
Líder e invicta, equipe de basquete Sub-17 de Caraguatatuba busca mais uma vitória na Copa Metropolitana
A Copa Metropolitana de Basquete Sub-17 chega a Caraguatatuba para mais uma rodada da competição no dia 10 de outubro, às 14h. A equipe enfrenta o Tênis Clube Taubaté, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Líder da competição, Caraguatatuba chega ao confronto invicta e com 100% de aproveitamento, em
Caraguatatuba disputa 7ª etapa regional do JOMI 2026 com 110 atletas
Caraguatatuba participa da abertura oficial da 7ª Etapa Regional da 28ª edição dos Jogos da Melhor Idade (JOMI 2026), na próxima quinta-feira (29), às 16h, no Ginásio do Clube de Campo Abaeté, em Taubaté. A competição conta com delegações de 39 municípios da 2ª Região Esportiva do Estado de São
Estudantes e população de Caraguatatuba escolhem Kiko como nome do mascote da saúde bucal
Caraguatatuba elegeu o nome que vai representar a mascote da Saúde Bucal nas ações desenvolvidas pela área, incluindo atividades educativas, campanhas de prevenção e iniciativas voltadas à população. Kiko foi a escolha anunciada na última quinta-feira (24), após votação realizada pela internet e nas escolas da rede municipal. Ao todo,
Pai e filho se qualificam juntos e estão entre os 33 formandos do Profissionaliza Caraguá
Trinta e três alunos concluíram cursos gratuitos de Instalador de Ar-Condicionado Tipo Split e Carpinteiro de Obras, oferecidos pelo programa Profissionaliza Caraguá, da Prefeitura, por meio da Secretaria de Governo. A entrega dos certificados foi realizada no Centro de Atendimento ao Trabalhador e Empreendedor (CATE), no bairro Porto Novo, na
Caraguatatuba é campeã invicta no Campeonato da Federação Paulista Regional de Basquete
A equipe masculina de basquete Sub-18 de Caraguatatuba conquistou, na última sexta-feira (2), o título do Campeonato da Federação Paulista Regional. Na decisão, disputada em Taubaté, os atletas caraguatatubenses venceram Guaratinguetá por 72 a 56 e encerraram a competição com 100% de aproveitamento. A campanha contou com sete jogos e