Pesquisar No Site

Escolas municipais de Caraguatatuba recebem palestras e projetos relacionados ao Dia Mundial da Reciclagem

Escolas municipais de Caraguatatuba recebem palestras e projetos relacionados ao Dia Mundial da Reciclagem
Escolas municipais de Caraguatatuba recebem palestras e projetos relacionados ao Dia Mundial da Reciclagem

Em alusão ao Dia Mundial da Reciclagem, comemorado no dia 17 de maio, as Secretarias de Educação e Meio Ambiente promoveram, em conjunto, a inauguração de alguns Pontos de Entrega Voluntária (Pevs) instalados em escolas municipais de Caraguatatuba, além de realizarem palestras aos alunos das escolas EMEF Prof. Euclydes Ferreira, no bairro Perequê-Mirim, e EMEF Prof. Jorge Passos, no Jaraguazinho.

O intuito das atividades foi incentivar e reforçar nos alunos a importância da Coleta Seletiva, desde a fase de separação do lixo nas escolas até à destinação final. Inclusive, a separação do lixo reciclável e a reciclagem dos materiais foram alvos das palestras promovidas para alunos do 9° ano dessas escolas.

Nesta terça-feira (17), a escola Euclydes Ferreira recebeu o secretário adjunto de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, João Silva de Paula Ferreira, para conversar com os alunos sobre os tipos de ações realizadas na cidade. Os estudantes também participaram de palestra sobre projetos de Coleta Seletiva, Cooperativas de Reciclagem, PEVs, Ecopontos e muitos outros projetos que envolvem essas ações conscientes.

#PraCegoVer: Ponto de Entrega Voluntária (PEV) instalado em escola, para receber materiais de papel, papelão, plástico, vidro e metal (Foto: Divulgação/PMC)

O próprio PEV é um projeto coordenado pelo Setor de Projetos da Secretaria da Educação, onde, em média, 35 escolas do município irão receber a instalação. O intuito é fazer com que os alunos aprendam no dia a dia a utilizar os coletores para descarte de papel, papelão, plástico, vidro e metal.

Já a escola Professor Jorge Passos realizou um bate papo reflexivo para as crianças do 4° ano abordando a Coleta Seletiva, o reuso de materiais recicláveis e a importância do descarte em locais corretos. Como a cidade oferece diversos serviços de coleta, foi reforçada a necessidade de todos estarem atentos às questões ambientais em prol de preservar a vegetação da Mata Atlântica e evitar a poluição dos rios e oceanos.

Os alunos foram convidados a fazer um desenho de alerta aos adultos sobre esse tema utilizando os conhecimentos adquiridos e a criatividade. Quatro destes desenhos serão selecionados e transformados em placas informativas de educação ambiental pela Secretaria de Meio Ambiente. O objetivo é que estas placas sejam instaladas em pontos diferentes da cidade.

#PraCegoVer: Criança realiza desenho educativo sobre reciclagem e meio ambiente (Foto:Divulgação /PMC)

A avaliação destes desenhos será realizada até a próxima semana e quando prontas, os alunos serão levados para ver as placas instaladas.

Em Caraguatatuba, a reciclagem é uma das práticas sustentáveis realizadas através de diversos setores que investem desde o descarte até a separação e reaproveitamento dos materiais. Hoje, o município possui meios de descarte em três Ecopontos localizados nos bairros Golfinhos, Martim de Sá e Massaguaçu. Além disso, tem também a coleta seletiva, duas cooperativas de reciclagem, bituqueiras ecológicas, locais adequados para descarte de pneus e as instalações de Pontos de Entrega Voluntária.

 A cidade também investe na logística reversa, além de pneus, já mencionados, pilhas, lâmpadas e eletrônicos, todos são aceitos nos Ecopontos.
No caso dos pneus, depois que são levados para os Ecopontos vão para uma caçamba que fica no transbordo.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrição para nova modalidade de Beach Tennis
Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrição para nova modalidade de Beach Tennis

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, incluiu mais uma modalidade no projeto Nova Onda, que é o Beach Tennis. As aulas serão na quadra de areia do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). As aulas serão ministradas em diversos horários durante a semana, com

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 26/03/2024
PPDC de Caraguatatuba volta ao estado de Observação, mas Defesa Civil prossegue com vistorias em áreas de risco
PPDC de Caraguatatuba volta ao estado de Observação, mas Defesa Civil prossegue com vistorias em áreas de risco

A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu no domingo (24) avisos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) para cessa os alertas para risco hidrológico e movimento de massa. Em virtude da notificação, o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) do município volta ao nível de “Observação”.

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 25/03/2024
Prefeitura revitaliza demarcação de vagas de estacionamento em frente à Sepedi
Prefeitura revitaliza demarcação de vagas de estacionamento em frente à Sepedi

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, revitalizou esta semana a demarcação de vagas de estacionamento em frente à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso. Foram demarcadas um total de 20 vagas, sendo sete para pessoas com deficiência

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 12/04/2024
Prefeitura reforça pintura da base do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba
Prefeitura reforça pintura da base do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba

Funcionários da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba estão pintando a base do 4º Subgrupamento do 11º Grupamento de Bombeiros Militar, no Indaiá. Os servidores cedidos pela Prefeitura iniciaram os trabalhos de pintura em fevereiro. O serviço deve ser concluído na segunda quinzena de abril. Ligado à Polícia Militar

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 10/04/2024
Prefeitura investe em arborização e realiza plantio de 60 mudas nesta semana
Prefeitura investe em arborização e realiza plantio de 60 mudas nesta semana

A Prefeitura de Caraguatatuba tem realizado um importante projeto de arborização urbana. Somente esta semana, foi realizado o plantio de 60 mudas de árvores nativas em vários locais do município. O entorno da pista de bicicross e a cabeceira da ponte sobre o Rio Santo Antônio, no Centro, foram contemplados

Leia Mais Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 28/03/2024