Pesquisar No Site

Cursos de costura proporcionam independência financeira para alunas do Fundo Social de Caraguatatuba

Publicado em: 24/05/2022
Destaques
Cursos de costura proporcionam independência financeira para alunas do Fundo Social de Caraguatatuba
Cursos de costura proporcionam independência financeira para alunas do Fundo Social de Caraguatatuba

Os cursos de costura do Fundo Social de Caraguatatuba já proporcionam geração de renda às alunas. Desde o início do ano foram promovidas as qualificações de Iniciação à Costura e Lingerie, com finalização neste mês. Beatriz e Maria Aparecida já empreendem com o fruto do aprendizado.

#PraCegoVer: Aluna posa para foto em sala de costura com os produtos confeccionados expostos em cima da mesa, como bonecas de pano, puxa-saco, entre outros (Foto: Luís Gava/PMC)

Deficiente visual do olho esquerdo, Beatriz Maria Dionísio, de 52 anos, sempre teve dificuldades em encontrar emprego devido à sua deficiência. Aprendeu desde criança com a mãe a fazer alguns ‘bicos’ de costura, mas nunca se profissionalizou.

Com o sonho de ter uma profissão e poder ter uma renda, viu no curso de Iniciação à Costura a oportunidade da sua vida. “Quando fui fazer a inscrição, me falaram que era por sorteio, torci muito para essa vaga ser minha e consegui ser selecionada. Fiquei muito feliz”, conta Beatriz.

#PraCegoVer: Aluna posa para foto em sala de costura com as peças de lingerie expostas em cima da mesa; ao lado, manequins vestem as peças íntimas (Foto: Luís Gava/PMC)

Ela relata que com as aulas, aperfeiçoou as técnicas e hoje produz diferentes tipos de artesanato, como porta-treco, porta papel higiênico, bonecas de pano, puxa saco, entre outros.

“E eu não parei por aí, com o amor pelo artesanato, expandi meu conhecimento e também produzo com outros materiais, com garrafa PET e até folhas de árvore. Tem para tudo quanto é gosto. Finalmente hoje me sinto completa e útil, além de poder contribuir para renda da minha casa. Só tenho a agradecer pela oportunidade. Quando a gente acredita e corre atrás, tudo conspira a favor”, destaca.

Outro caso de sucesso é da profissional da área de estética, Maria Aparecida Martins, de 51 anos, que passou por dificuldades durante a pandemia. Segundo ela, o trabalho diminuiu e viu que precisava investir em outro ramo para não depender de apenas uma renda. Foi quando se inscreveu no curso de Lingerie para expandir sua área de atuação.

#PraCegoVer: Calcinhas de renda confeccionadas pela aluna estão expostas em cima da mesa (Foto: Luís Gava/PMC)

“Sempre trabalhei como manicure e depiladora, mas agora também sou costureira e já vendo calcinhas e sutiãs para amigas e comunidade. Foi a melhor coisa que aconteceu comigo, pois me gerou renda e também atuo com algo que gosto. Só agradecer pela oportunidade e que outras pessoas tenham a mesma sorte que eu”, diz Maria.

Ao final do curso, todas as alunas receberam capacitação com representante do Banco do Povo e do Sebrae, com dicas de fomento ao empreendedorismo e linhas de crédito para microempreendedores individuais.

O Fundo Social de Caraguatatuba proporcionou neste ano, até o momento, mais de 160 vagas em cursos de qualificação profissional das mais diferentes áreas de atuação. Para o próximo semestre, mais oportunidades serão geradas. Importante que a população fique atenta aos canais de divulgação oficiais da Prefeitura de Caraguatatuba

Se alguém tiver interesse nos produtos, pode entrar em contato com o Fundo Social pelo telefone 3897-5656. O Fundo Social fica na Rua José Damazo dos Santos, 39, no Centro (próximo ao banco Santander).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba impede cercamento de área pública no Jardim Itaúna
Prefeitura de Caraguatatuba impede cercamento de área pública no Jardim Itaúna

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, impediu o cercamento de uma área pública localizada no bairro Jardim Itaúna. O crime ambiental foi identificado durante fiscalização de rotina feita pelos fiscais de Postura da Secretaria. A ação de retirada de cerca, que contou com apoio da Secretaria

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 22/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba adere à ação de limpeza da praia realizada pela MAPEC
Prefeitura de Caraguatatuba adere à ação de limpeza da praia realizada pela MAPEC

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, irá apoiar o evento “O Farol do Lixo”, uma ação dedicada a combater a poluição marinha e costeira realizada pela Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC) nesta sexta-feira (29). A iniciativa, voltada

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 26/03/2024
Audiência Pública sobre o Plano Municipal pela Primeira Infância será nesta quarta-feira
Audiência Pública sobre o Plano Municipal pela Primeira Infância será nesta quarta-feira

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, e o Comitê da Primeira Infância convidam para a Audiência Pública sobre o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI). O encontro, que será realizado nesta quarta-feira (6/3) às 14h no auditório Monteiro Lobato (Secretaria de Educação: Avenida Rio de Janeiro,

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 04/03/2024
Comtur de Caraguatatuba aprova propostas da revisão do Plano Diretor de Turismo
Comtur de Caraguatatuba aprova propostas da revisão do Plano Diretor de Turismo

O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) se reuniu em sessão extraordinária nesta quarta-feira (13), para aprovar as próximas ações e projetos da revisão do Plano Diretor de Turismo (PDTur) de Caraguatatuba. O PDTur é um documento que norteia o desenvolvimento econômico, político e social sustentado da atividade turística em Caraguatatuba,

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 14/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba notifica comerciantes por descarte irregular de materiais recicláveis
Prefeitura de Caraguatatuba notifica comerciantes por descarte irregular de materiais recicláveis

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, está notificando comerciantes que estão depositando materiais recicláveis em dias em que não é feita a coleta seletiva. O caminhão da coleta seletiva passa na porta de residências, prédios e casas comerciais de acordo com a

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 20/03/2024