Pesquisar No Site
Com o tema ‘Ser cuidado em liberdade é um direito’, Caraguatatuba reforça a importância da Luta Antimanicomial

Com o tema ‘Ser cuidado em liberdade é um direito’, Caraguatatuba reforça a importância da Luta Antimanicomial
Em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorada no dia 18 de maio, a Prefeitura de Caraguatatuba promoveu nesta sexta-feira (13) encontro com trabalhadores da área, pacientes e familiares para debater e apresentar todo processo de luta e avanços da reforma psiquiátrica.
A reforma é a construção de um modelo humanizado de atenção integral que não mais prioriza a hospitalização como única forma de tratamento. A partir dela, o paciente passou a ter acesso a uma assistência primária básica e aos atendimentos especializados como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

#PraCegoVer: Prefeito está em cima do palco, com secretária adjunta e fala aos participantes (Foto: Luís Gava/PMC)
A secretária adjunta da Saúde, Derci Andolfo, contou que em sua trajetória profissional acompanhou todo processo de evolução e reforçou que a luta deve ser constante para que não haja o retrocesso. Também destacou o avanço do serviço de saúde mental no município que evoluiu desde 2017. “Diversos equipamentos foram implantados para o atendimento psiquiátrico de adultos e crianças e todos custeados com verba municipal”, ressaltou.
Para o prefeito Aguilar Junior é de suma importância que os governantes compreendam a importância do assunto, quanto já foi avançado e o que falta avançar. “Muito já foi feito no município, mas precisamos evoluir e buscar recursos para melhorar os serviços e atender com excelência nossos pacientes. A luta é de todos nós”.
O encontro contou com a palestra da assistente social do CAPS-AD Vanda Ramos, com o tema ‘Evolução do tratamento mental pós reforma antimanicomial em CAPS-AD’. Em seguida, o psicólogo do ambulatório mental infantojuvenil, Giulio Medrado Acayaba, abordou o tema ‘A luta antimanicomial na perspectiva do tratamento infantojuvenil’. O médico psiquiatra do CAPS II, Dr. Daniel Loures Goyatá, falou sobre ‘Abordagem ao paciente psiquiátrico’, enquanto o médico psiquiatra do CAPS II, Dr. Sergio Cerqueiro Tonetto, fez uma palestra reflexiva com o tema ‘Não se acalme. Busque sua serenidade’.

#PraCegoVer: Secretária adjunta durante seu discurso, ao lado do prefeito (Foto: Luís Gava/PMC)
A coordenadora das especialidades da Secretaria de Saúde, enfermeira Cecília Alves Piauí, encerrou o evento fazendo uma reflexão aos participantes. “Devemos sim conduzir os trabalhos com nosso conhecimento técnico, mas acima de tudo, com empatia e técnica, pois todos tem o direito a viver em liberdade. Pensamento não se engaiola”, finalizou.
Serviços
Caraguatatuba possui uma estrutura ampla para atender os pacientes psiquiátricos com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II, no bairro Sumaré, que atende pessoas com sofrimento ou transtorno mental de severo a persistente, estimulando-os na busca por autonomia e integração sociofamiliar. O CAPS é a principal estratégia do processo iniciado na Reforma Psiquiátrica. Atualmente, são aproximadamente 3 mil usuários ativos.
Já no Perequê-Mirim, o município possui o CAPS-AD que atende pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Destaca-se pelo trabalho especializado nesse grave problema humano e social, com estrutura e equipes próprias focadas nas questões de saúde relacionadas à dependência química, com 251 pacientes ativos.

#PraCegoVer: Secretária adjunta durante seu discurso, ao lado do prefeito (Foto: Luís Gava/PMC)
E voltado ao atendimento de crianças e adolescentes, a cidade possui no bairro Jardim Primavera, o Ambulatório de Saúde Mental Infantojuvenil, que é um passo a mais neste importante trabalho, com 1.048 ativos. No mesmo local, também são atendidos casos de violência contra crianças e adolescentes, através do ‘Protege’. Desde 2019, o atendimento é feito em, no máximo, 72 horas e em uma única vez por profissionais capacitados para este fortalecimento. Atualmente, são 150 ativos.
Desde 2021, Caraguatatuba possui também o Centro de Reabilitação Psiquiátrico na Casa de Saúde Stella Maris para pacientes em situação de urgência e emergência, atendidos de forma humanizada.
Veja Também Recentes

Congresso Técnico define regulamento para Torneio ‘Aniversário da Cidade’ e Campeonato Amador de futebol de campo
O Congresso Técnico para o Torneio Aniversário da Cidade de Caraguatatuba e Campeonato Amador de futebol de campo 1ª, 2ª e 3ª divisão foi realizado na noite de terça-feira (15), no Instituto Federal de Caraguatatuba (IF), e reuniu mais de 60 representantes de clubes do município. O congresso definiu o

Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio
Artistas e produtores culturais já podem inscrever seus projetos para a seleção do edital 2026/2027 do Programa de Patrocínios. Serão destinados R$ 120 milhões para o período, um aumento de 20% em relação à edição anterior, com o objetivo de ampliar e diversificar os projetos apoiados em todo o país.

Nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher toma posse
De acordo com o Censo Demográfico de 2022, 51,5% da população brasileira é composta por mulheres. O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) é um órgão que atua na defesa dos direitos e na promoção de políticas públicas das mulheres. Caraguatatuba elegeu nova diretoria para o Conselho Municipal dos

Secretaria de Serviços Públicos realiza limpeza em diversos bairros de Caraguatatuba no início de abril
A Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba segue com as ações de limpeza do final de março e início de abril nos bairros do Pegorelli, Perequê-Mirim, Travessão, Barranco Alto, Porto Novo, Poiares, Jardim das Gaivotas, Tinga (Cide), Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio), Jetuba e Massaguaçu, em Caraguatatuba (vide

Viadutos no planalto da Tamoios ganham reforço estrutural
A Concessionária Tamoios realiza até novembro atividades de reforço das estruturas de alguns viadutos localizados no trecho de planalto da rodovia. As atividades têm por objetivo a manutenção preventiva para manter a segurança dos usuários. As intervenções serão realizadas no km 21,5, km 34 e km 38,4. Em decorrência da