Pesquisar No Site
Com o tema ‘Ser cuidado em liberdade é um direito’, Caraguatatuba reforça a importância da Luta Antimanicomial

Com o tema ‘Ser cuidado em liberdade é um direito’, Caraguatatuba reforça a importância da Luta Antimanicomial
Em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorada no dia 18 de maio, a Prefeitura de Caraguatatuba promoveu nesta sexta-feira (13) encontro com trabalhadores da área, pacientes e familiares para debater e apresentar todo processo de luta e avanços da reforma psiquiátrica.
A reforma é a construção de um modelo humanizado de atenção integral que não mais prioriza a hospitalização como única forma de tratamento. A partir dela, o paciente passou a ter acesso a uma assistência primária básica e aos atendimentos especializados como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

#PraCegoVer: Prefeito está em cima do palco, com secretária adjunta e fala aos participantes (Foto: Luís Gava/PMC)
A secretária adjunta da Saúde, Derci Andolfo, contou que em sua trajetória profissional acompanhou todo processo de evolução e reforçou que a luta deve ser constante para que não haja o retrocesso. Também destacou o avanço do serviço de saúde mental no município que evoluiu desde 2017. “Diversos equipamentos foram implantados para o atendimento psiquiátrico de adultos e crianças e todos custeados com verba municipal”, ressaltou.
Para o prefeito Aguilar Junior é de suma importância que os governantes compreendam a importância do assunto, quanto já foi avançado e o que falta avançar. “Muito já foi feito no município, mas precisamos evoluir e buscar recursos para melhorar os serviços e atender com excelência nossos pacientes. A luta é de todos nós”.
O encontro contou com a palestra da assistente social do CAPS-AD Vanda Ramos, com o tema ‘Evolução do tratamento mental pós reforma antimanicomial em CAPS-AD’. Em seguida, o psicólogo do ambulatório mental infantojuvenil, Giulio Medrado Acayaba, abordou o tema ‘A luta antimanicomial na perspectiva do tratamento infantojuvenil’. O médico psiquiatra do CAPS II, Dr. Daniel Loures Goyatá, falou sobre ‘Abordagem ao paciente psiquiátrico’, enquanto o médico psiquiatra do CAPS II, Dr. Sergio Cerqueiro Tonetto, fez uma palestra reflexiva com o tema ‘Não se acalme. Busque sua serenidade’.

#PraCegoVer: Secretária adjunta durante seu discurso, ao lado do prefeito (Foto: Luís Gava/PMC)
A coordenadora das especialidades da Secretaria de Saúde, enfermeira Cecília Alves Piauí, encerrou o evento fazendo uma reflexão aos participantes. “Devemos sim conduzir os trabalhos com nosso conhecimento técnico, mas acima de tudo, com empatia e técnica, pois todos tem o direito a viver em liberdade. Pensamento não se engaiola”, finalizou.
Serviços
Caraguatatuba possui uma estrutura ampla para atender os pacientes psiquiátricos com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II, no bairro Sumaré, que atende pessoas com sofrimento ou transtorno mental de severo a persistente, estimulando-os na busca por autonomia e integração sociofamiliar. O CAPS é a principal estratégia do processo iniciado na Reforma Psiquiátrica. Atualmente, são aproximadamente 3 mil usuários ativos.
Já no Perequê-Mirim, o município possui o CAPS-AD que atende pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Destaca-se pelo trabalho especializado nesse grave problema humano e social, com estrutura e equipes próprias focadas nas questões de saúde relacionadas à dependência química, com 251 pacientes ativos.

#PraCegoVer: Secretária adjunta durante seu discurso, ao lado do prefeito (Foto: Luís Gava/PMC)
E voltado ao atendimento de crianças e adolescentes, a cidade possui no bairro Jardim Primavera, o Ambulatório de Saúde Mental Infantojuvenil, que é um passo a mais neste importante trabalho, com 1.048 ativos. No mesmo local, também são atendidos casos de violência contra crianças e adolescentes, através do ‘Protege’. Desde 2019, o atendimento é feito em, no máximo, 72 horas e em uma única vez por profissionais capacitados para este fortalecimento. Atualmente, são 150 ativos.
Desde 2021, Caraguatatuba possui também o Centro de Reabilitação Psiquiátrico na Casa de Saúde Stella Maris para pacientes em situação de urgência e emergência, atendidos de forma humanizada.
Veja Também Recentes

PAT de Caraguá tem 189 vagas; moradores da região sul podem se inscrever no posto do Travessão
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (27), o quadro de vagas para 189 oportunidades de emprego. Os cargos com mais vagas continuam sendo 20 para Motoboy, 15 para Motorista de Caminhão e 10 para Armador. Também há oportunidades para pessoas com deficiência, sendo uma

Agenda Cultural oferece programação variada no fim de semana
Neste fim de semana, a Prefeitura, por meio da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, oferece uma programação variada que irá agradar a todos os públicos com apresentação de musical infantil, Stand Up e muito Rock Nacional. A programação começa nesta sexta-feira (13), às 20h, com a apresentação

Audiência online do CaraguaPrev apresenta relatório de governança, resultados dos investimentos e avaliação atuarial
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) promove uma audiência pública online no dia 27 de maio, às 18h, no site www.caraguaprev.sp.gov.br e no seu Canal no YouTube. Entre os temas que serão abordados, estão a manutenção da certificação do CaraguaPrev no programa Pró-Gestão – RPPS (Regime Próprio

Inscrições prorrogadas para eleição de representantes da Sociedade Civil no Conselho Municipal do Idoso
O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI) prorrogou até o dia 28 de abril as inscrições para nova eleição dos representantes da Sociedade Civil para o biênio 2022-2024. A eleição será para três representantes titulares e três suplentes de Sindicatos ou Associações Civis; três representantes titulares e

Espetáculo ‘Maria Thereza e Dener’ é atração no Teatro Mario Covas nesta sexta-feira
Nesta sexta-feira (20), às 21h, o TMC – Teatro Mario Covas recebe o espetáculo ‘Maria Thereza e Dener’, que retrata a amizade entre o estilista Dener Pamplona de Abreu e a então primeira-dama do Brasil Maria Thereza Goulart, tendo como pano de fundo a Ditadura Militar e o exílio da