Pesquisar No Site

1ª Conferência Municipal de Saúde Mental destaca desafios pós-pandemia e casos aumentam em 35% em Caraguá

Publicado em: 03/05/2022
1ª Conferência Municipal de Saúde Mental destaca desafios pós-pandemia e casos aumentam em 35% em Caraguá
1ª Conferência Municipal de Saúde Mental destaca desafios pós-pandemia e casos aumentam em 35% em Caraguá

Caraguatatuba e o mundo vivem uma nova realidade pós-pandemia: o aumento do número de casos relacionados à saúde mental. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a ansiedade afeta 18,6 milhões de brasileiros e os transtornos mentais são responsáveis por mais de um terço do número de pessoas incapacitadas no mundo.

#PraCegoVer: Secretário de Saúde em pé no palco, fala ao microfone (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Em Caraguá, desde 2020 houve um aumento de 35% nos atendimentos do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), sendo a maioria por transtorno de ansiedade e depressão. Para entender esse contexto e planejar ações preventivas, a Secretaria de Saúde promoveu na última sexta-feira (29/4), a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental.

A conferência foi promovida pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e teve como tema principal ‘A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS’.

O secretário de Saúde, Gustavo Boher, destacou ser um momento de mudança pós-pandemia para traçar novas metas e ideias que possam melhorar toda saúde do município, inclusive a mental.

#PraCegoVer: Secretária adjunta de Saúde, em pé no palco, fala ao microfone (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A primeira palestrante do dia, a secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo, abordou sobre a política da saúde como direito e explanou o histórico da saúde mental até chegar aos dias de hoje com a desinstitucionalização e a reforma psiquiátrica, onde o paciente psiquiátrico necessita ter uma vida livre junto à sociedade como qualquer pessoa.

“Atualmente, temos diversos avanços como a residência terapêutica criada para substituir os leitos do hospital psiquiátrico. O paciente tem que viver em liberdade mesmo diante das dificuldades e, por isso, precisamos discutir sobre essa pauta para melhorar nossos serviços de atendimento a este público”, disse Derci.

A coordenadora de especialidades médicas da Secretaria de Saúde, Cecília Piauí, abordou sobre os serviços que o município dispõe para pacientes psiquiátricos. Destacou a inauguração das novas instalações do CAPS II (2.990 cadastros ativos) e do CAPS AD (251 cadastros ativos) em 2019; ambulatório de saúde mental infantil (1.048 cadastros ativos); Protege, que realiza escuta especializada para crianças e adolescentes vítimas de violência (150 ativos); atendimento emergencial psiquiátrico dentro das UPAs; e a inauguração, em 2021, da clínica psiquiátrica na Casa de Saúde Stella Maris.

#PraCegoVer: Pessoas sentadas no auditório levantam a mão durante votação de delegados (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Cecília destacou sobre o Centro Especializado em Reabilitação que presta assistência em saúde por meio de serviços ambulatoriais com equipe multiprofissional para qualquer indivíduo que dele necessite, seja reabilitação física, intelectual ou auditiva. O espaço realiza atendimento de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista com médico psiquiatra. Atualmente, são 550 cadastrados.

Ao final das palestras foram discutidos os eixos e escolhidas oito propostas que serão discutidas na 3ª Conferência Estadual de Saúde Mental, a ser realizada em junho. Na Conferência também foram escolhidos 16 delegados que representarão o município na Estadual.

A conferência também contou com a participação do vice-prefeito, Dr. José Ernesto; da presidente do Conselho de Saúde, Priscila Meyer, além de secretários, vereadores, trabalhadores do setor e familiares e usuários dos serviços da saúde.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Alta demanda de casos suspeitos de dengue, Covid-19 e gripe provoca superlotação em UPAs de Caraguatatuba
Alta demanda de casos suspeitos de dengue, Covid-19 e gripe provoca superlotação em UPAs de Caraguatatuba

Dados divulgados pela Organização Social João Marchesi, responsável pela administração das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Centro, Sul e Norte, apontam um crescimento de mais de 30% no número de atendimentos nas últimas semanas. Esse crescimento se deve ao aumento de casos suspeitos de dengue, Covid-19 e gripe. Com

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 25/03/2024
“O Farol do Lixo”: ação para limpeza da praia da Cocanha será amanhã
“O Farol do Lixo”: ação para limpeza da praia da Cocanha será amanhã

O evento “O Farol do Lixo”, uma ação dedicada a combater a poluição marinha e costeira realizada pela Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC), realizará uma limpeza de praia nesta sexta-feira (29), a partir das 8h. A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 28/03/2024
Prefeitura reforça pedido ao DER para que obras da SP-55 sejam agilizadas com trabalho noturno
Prefeitura reforça pedido ao DER para que obras da SP-55 sejam agilizadas com trabalho noturno

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, está encaminhando ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) um ofício reiterando a solicitação de adequações ao plano de ação das obras de recapeamento da Rodovia SP-55. O principal pedido é que os trabalhos passem à ser realizados no

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 29/02/2024
Prefeitura de Caraguatatuba terá nova modalidade Yoga pelo Projeto Nova Onda e inscrições abrem segunda-feira
Prefeitura de Caraguatatuba terá nova modalidade Yoga pelo Projeto Nova Onda e inscrições abrem segunda-feira

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, anuncia a abertura de inscrições para a nova modalidade do Projeto Nova Onda: a Yoga. A partir de segunda-feira, dia 4 de março, os interessados poderão participar das aulas que serão oferecidas em horários variados, tanto no Centro

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 01/03/2024
Programa Educa Sabesp promove capacitação para professores da rede municipal de Caraguatatuba
Programa Educa Sabesp promove capacitação para professores da rede municipal de Caraguatatuba

Em comemoração ao Mês da Água, a Sabesp realiza nesta quinta-feira (14/3), das 8h às 11h, na Estação de Tratamento de Água (ETA) Porto Novo, uma capacitação para 20 professores da rede municipal de Caraguatatuba junto ao Programa Educa Sabesp. A iniciativa da Companhia, em parceria com a Prefeitura de

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 13/03/2024