Pesquisar No Site

Estudantes de escola estadual participam de aula prática no Viveiro Municipal de Caraguatatuba

Estudantes de escola estadual participam de aula prática no Viveiro Municipal de Caraguatatuba
Estudantes de escola estadual participam de aula prática no Viveiro Municipal de Caraguatatuba

Alunos da escola estadual Antônio Alves Bernardino, localizada no bairro Tinga, estiveram no Viveiro municipal na quinta (28) para uma aula prática sobre meio ambiente, preservação do solo e diversidade de espécies de plantas conservadas da Mata Atlântica.

#PraCegoVer: Grupo de alunos lado a lado e atento ao que a instrutora da Secretaria de Meio Ambiente explica. Todos estão na área externa do Viveiro ao lado das mudas de plantas (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A visita técnica foi supervisionada pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, que também participou da dinâmica em grupo e respondeu a diversas perguntas dos 26 alunos que cursam o ensino técnico em administração e guia de turismo.

Hoje, a escola possui o ensino técnico integrado ao ensino médio. Por isso, os alunos podem se especializar enquanto concluem o período escolar. Isso também visa uma melhor inclusão no mercado de trabalho.

Para ambos os grupos de alunos, de administração e guia de turismo, esse foi o primeiro contato com o Viveiro Municipal. Antes disso, eles não conheciam o espaço e nem os tipos de plantas preservadas por lá. Entretanto, todos afirmaram que a nova descoberta despertou curiosidade e muitas ideias de projetos que podem ser aplicadas na área de atuação de cada um.

Assim explicou o aluno Yann Eduardo, 15 anos, que faz técnico em Administração. “Eu até ouvi falar, mas não conhecia o lugar. Acho que essa visita pode me ajudar com a parte de administração de lugares com base nas necessidades de cada um, tipo, aqui nós temos que respeitar o meio ambiente e sua diversidade. Acho que vou ter muitas ideias de negócio para essa área.”, disse.

De acordo com o professor Leandro Mariz, que trabalha como educador há 12 anos, os alunos precisam desse contato externo para ampliar seus conhecimentos e criatividade. “Nós estamos tentando aproveitar essa ideia deles trabalharem com o turismo local da nossa cidade e trazer conhecimentos tanto para a sala de aula, como para a vida deles.”, contou.

#PraCegoVer: Dois alunos observam e anotam as informações sobre determinado tipo de planta nativa (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Em uma perspectiva futura, o Viveiro pode ser aproveitado com uma ótima opção de turismo. Por isso, a aluna Isabela Tiemy, 17 anos, tem ideias para tornar o lugar conhecido por todos. “É muito rico e tem muitas possibilidades para nós do turismo. Seria legal fazer um projeto que seja aproveitado por toda a população.”, pontuou.

O secretário adjunto da Secretaria de Meio Ambiente, João Silva de Paula Ferreira, que esteve envolvido com as atividades, também pôde explicar para o grupo um pouco mais do trabalho e da importância do Viveiro Municipal. “Aqui nós preservamos as espécies locais e privamos pela conservação da nossa diversidade de plantas típicas do Litoral Norte.”, contou.

O espaço conta com um prédio de aproximadamente 400 m² que possui duas salas equipadas para treinamento com capacidade para até 50 pessoas. O local é aberto para utilização e visitação, mediante agendamento prévio pelo telefone (12) 3897-2530 ou por email meioambiente@caraguatatuba.sp.gov.br.

Entre as diversidades de plantas do Viveiro Municipal pode-se encontrar espécies como Ipê Amarelo, Araçá, Embaúba, Uvaia, Ipê Roxo, Aroeira, Juçara, Manacá, Butiá, Jerivá, Ingá, Grumixama, Pitanga, entre outras.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura prossegue com obras de contenção das margens do Rio Santo Antonio, no bairro Rio do Ouro
Prefeitura prossegue com obras de contenção das margens do Rio Santo Antonio, no bairro Rio do Ouro

A Prefeitura de Caraguatatuba está trabalhando na contenção das margens do rio Santo Antonio, em trecho do bairro Rio do Ouro. Uma das margens do rio foi solapada durante fortes chuvas que atingiram a cidade no início do mês de março. O trecho do rio que teve as margens desmoronadas

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 19/04/2024
Caraguatatuba participa de 1º Encontro Regional dos Conselhos de Alimentação Escolar
Caraguatatuba participa de 1º Encontro Regional dos Conselhos de Alimentação Escolar

A Prefeitura de Caraguatatuba participou do 1º Encontro Regional dos Conselhos de Alimentação Escolar do Litoral Norte do Estado de São Paulo. O evento foi realizado nesta quinta-feira (18), em São Sebastião. Destinado aos conselheiros de alimentação escolar, nutricionistas e gestores municipais, o encontro contou com a participação do presidente

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 18/04/2024
Prefeitura faz alteração no trânsito da avenida Miguel Varlez para obras da Sabesp
Prefeitura faz alteração no trânsito da avenida Miguel Varlez para obras da Sabesp

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, fará alteração temporária no trânsito da avenida Miguel Varlez, no trecho entre o Trevo 1º Centenário (do Supermercado Silva Indaiá) até a ponte sobre o rio Santo Antonio (ao lado do Hospital Stella Maris). O

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 12/04/2024
Campeonato de Moto Aquática agita Praia do Centro em Caraguatatuba
Campeonato de Moto Aquática agita Praia do Centro em Caraguatatuba

O Campeonato Brasileiro de Moto Aquática foi um sucesso na Praia do Centro de Caraguatatuba, no último final de semana. Diversos pilotos marcaram presença nesta etapa, chamada de National Cup 2024. O evento contou com pilotos de diversos estados brasileiros e de convidados estrangeiros do Paraguai e Uruguai, com grandes

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 15/04/2024
WhatsApp Image 2024-03-28 at 12.56.53
Prefeitura de Caraguatatuba inicia na próxima semana reforma da ponte do Verde Mar

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, inicia nos próximos dias a reforma da ponte sobre o rio Cocanha, no bairro Verde Mar, Região Norte do município. A estrutura foi danificada por conta das chuvas do ano passado e o problema se agravou em

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 28/03/2024