Pesquisar No Site

Estudantes de escola estadual participam de aula prática no Viveiro Municipal de Caraguatatuba

Estudantes de escola estadual participam de aula prática no Viveiro Municipal de Caraguatatuba
Estudantes de escola estadual participam de aula prática no Viveiro Municipal de Caraguatatuba

Alunos da escola estadual Antônio Alves Bernardino, localizada no bairro Tinga, estiveram no Viveiro municipal na quinta (28) para uma aula prática sobre meio ambiente, preservação do solo e diversidade de espécies de plantas conservadas da Mata Atlântica.

#PraCegoVer: Grupo de alunos lado a lado e atento ao que a instrutora da Secretaria de Meio Ambiente explica. Todos estão na área externa do Viveiro ao lado das mudas de plantas (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A visita técnica foi supervisionada pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, que também participou da dinâmica em grupo e respondeu a diversas perguntas dos 26 alunos que cursam o ensino técnico em administração e guia de turismo.

Hoje, a escola possui o ensino técnico integrado ao ensino médio. Por isso, os alunos podem se especializar enquanto concluem o período escolar. Isso também visa uma melhor inclusão no mercado de trabalho.

Para ambos os grupos de alunos, de administração e guia de turismo, esse foi o primeiro contato com o Viveiro Municipal. Antes disso, eles não conheciam o espaço e nem os tipos de plantas preservadas por lá. Entretanto, todos afirmaram que a nova descoberta despertou curiosidade e muitas ideias de projetos que podem ser aplicadas na área de atuação de cada um.

Assim explicou o aluno Yann Eduardo, 15 anos, que faz técnico em Administração. “Eu até ouvi falar, mas não conhecia o lugar. Acho que essa visita pode me ajudar com a parte de administração de lugares com base nas necessidades de cada um, tipo, aqui nós temos que respeitar o meio ambiente e sua diversidade. Acho que vou ter muitas ideias de negócio para essa área.”, disse.

De acordo com o professor Leandro Mariz, que trabalha como educador há 12 anos, os alunos precisam desse contato externo para ampliar seus conhecimentos e criatividade. “Nós estamos tentando aproveitar essa ideia deles trabalharem com o turismo local da nossa cidade e trazer conhecimentos tanto para a sala de aula, como para a vida deles.”, contou.

#PraCegoVer: Dois alunos observam e anotam as informações sobre determinado tipo de planta nativa (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Em uma perspectiva futura, o Viveiro pode ser aproveitado com uma ótima opção de turismo. Por isso, a aluna Isabela Tiemy, 17 anos, tem ideias para tornar o lugar conhecido por todos. “É muito rico e tem muitas possibilidades para nós do turismo. Seria legal fazer um projeto que seja aproveitado por toda a população.”, pontuou.

O secretário adjunto da Secretaria de Meio Ambiente, João Silva de Paula Ferreira, que esteve envolvido com as atividades, também pôde explicar para o grupo um pouco mais do trabalho e da importância do Viveiro Municipal. “Aqui nós preservamos as espécies locais e privamos pela conservação da nossa diversidade de plantas típicas do Litoral Norte.”, contou.

O espaço conta com um prédio de aproximadamente 400 m² que possui duas salas equipadas para treinamento com capacidade para até 50 pessoas. O local é aberto para utilização e visitação, mediante agendamento prévio pelo telefone (12) 3897-2530 ou por email meioambiente@caraguatatuba.sp.gov.br.

Entre as diversidades de plantas do Viveiro Municipal pode-se encontrar espécies como Ipê Amarelo, Araçá, Embaúba, Uvaia, Ipê Roxo, Aroeira, Juçara, Manacá, Butiá, Jerivá, Ingá, Grumixama, Pitanga, entre outras.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura capacita mais de 50 servidores administrativos na área de Gestão de Documentos Públicos
Prefeitura capacita mais de 50 servidores administrativos na área de Gestão de Documentos Públicos

Em comemoração a 6ª Semana Nacional de Arquivos, promovida de 6 a 10 de junho, o Arquivo Nacional e a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Administração, realizaram nos dias 10 de maio e 9 de junho, a 4ª Capacitação em Gestão de Documentos, voltada exclusivamente para

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/06/2022
‘Talvez eu nunca saia daqui’ é a obra vencedora do 2º Concurso de Poesias da Fundacc
‘Talvez eu nunca saia daqui’ é a obra vencedora do 2º Concurso de Poesias da Fundacc

A Comissão Julgadora do 2º Concurso de Poesias ‘Caraguatatuba bonita, esplendor de beleza rara’, realizado em comemoração aos 165 anos do município, declarou a poesia ‘Talvez eu nunca saia daqui’, de Leonardo Augusto de Souza, como a vencedora do concurso. Seguindo o quadro de classificações, o segundo lugar foi para

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 23/06/2022
PAT de Caraguatatuba tem 154 vagas de emprego até sexta-feira
PAT de Caraguatatuba tem 154 vagas de emprego até sexta-feira

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (29) o quadro de vagas para 154 oportunidades de emprego. Os cargos com mais vagas são 20 para motoboy e 10 para corretor de imóveis. Também há oito vagas para promotor de vendas para pessoa com deficiência (PcD).

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 29/06/2022
Sebrae promove curso intensivo para melhorar saúde financeira de negócios
Sebrae promove curso intensivo para melhorar saúde financeira de negócios

O Sebrae-SP realiza entre os dias 27 e 30 de junho um curso intensivo para que empresários, micro e pequenos empreendedores recebam informações importantes para melhorar a saúde financeira do seu negócio. O Intensivão de Finanças será realizada por meio da plataforma Zoom, das 18h30 às 20h30, nos quatro dias.

Leia Mais Notícias SEBRAE Publicado em 22/06/2022
Caraguatatuba participa de etapa do Circuito Brasileiro de Maratona Aquática e nadadora alcança 2ª colocação
Caraguatatuba participa de etapa do Circuito Brasileiro de Maratona Aquática e nadadora alcança 2ª colocação

A equipe de natação de maratonas aquáticas de Caraguatatuba esteve no final de semana em Fortaleza (CE) onde participou da 4ª etapa do Circuito Brasileiro de Maratonas Aquáticas. A competição foi a segunda seletiva para o mundial da modalidade, que será realizada em Seychelles, na África. O destaque ficou para

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 27/06/2022