Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba destaca programas de preservação ambiental no Dia Internacional das Florestas

Prefeitura de Caraguatatuba destaca programas de preservação ambiental no Dia Internacional das Florestas
Nesta segunda-feira (22), é comemorado o Dia Internacional das Florestas com objetivo de reforçar a população sobre a importância da sua preservação e dos serviços ecossistêmicos por ela prestados. Em Caraguatatuba, a Prefeitura possui quatro programas que incentivam o aumento da área verde da cidade.

#PraCegoVer: Várias mudas de árvores no viveiro municipal (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) possui o Plano de Arborização Urbana com programas de preservação e manutenção ambiental: Adote o Verde, Espaço Árvore, Disk Árvore e o Viveiro Municipal.
Cada projeto é desenvolvido com um objetivo diferente, mas todos priorizam a importância de manter o plantio de espécies nativas e colaboram com a melhora da qualidade de vida da população.
O Adote o Verde é uma parceria entre o Poder Público e pessoas jurídicas interessadas em cuidar do meio ambiente, com a conservação e manutenção de praças, parques, canteiros centrais e áreas verdes. Em contrapartida, as empresas são autorizadas a instalar uma placa de publicidade no local que foi adotado. Atualmente, a Prefeitura tem a parceria com 10 empresas.

#PraCegoVer: Menino e menina fazem plantio de muda (Foto: Divulgação/PMC)
O Espaço Árvore visa realizar o plantio de mudas em todas as calçadas dos prédios públicos municipais, aumentando a arborização e oferecendo um toque paisagístico ao entorno dos prédios. Neste ano, o projeto está focado nas escolas municipais através da educação ambiental. Desde janeiro, já foram 120 mudas plantadas.
Já o Disk Árvore realiza a doação de mudas ao munícipe que deseja plantar uma árvore próxima à sua residência. Para receber a planta, basta fazer a solicitação na Central 156. Uma equipe da Secretaria fará a visita ao local para verificar se atende aos critérios disponíveis na Cartilha de Arborização Urbana. Em 2021, foram 84 mudas doadas.
O Viveiro Municipal fica localizado no bairro Tinga e abriga, aproximadamente, 2 mil mudas originárias da Mata Atlântica de diferentes especiais como Ipê Amarelo do Brejo, Abiu, Cambuci, Ipê Roxo, Aroeira, Carobinha, Manacá, Ingá Cipó, Grumixama, Pitanga, entre outras.
As mudas são oriundas de compensação ambiental e utilizadas no enriquecimento florestal de áreas degradadas, em projetos de arborização urbana, educação ambiental e de recomposição de matas ciliares.
O local também é aberto para visitas mediante agendamento prévio. Além dos visitantes conhecerem as espécies, também podem visitar os projetos de compostagem, horta e o caminho sensorial. Agende uma visita na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca através do telefone (12) 3897-2530 ou por email meioambiente@caraguatatuba.sp.gov.br.
Os munícipes que desejam saber mais sobre o Plano de Arborização Urbana e entender quais espécies podem ser plantadas, os critérios, outros benefícios e ainda ter dicas sobre o assunto, podem acessar a cartilha de arborização, gratuitamente disponibilizada pela Prefeitura.
Saiba mais em https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/secretaria-de-meio-ambiente-agricultura-e-pesca/.
Veja Também Recentes

14° Mostra de Cinema e Direitos Humanos tem exibição na Videoteca Lúcio Braun
Caraguatatuba integra a lista de municípios credenciados para promover a 14° Mostra de Cinema e Direitos Humanos. A exibição será neste sábado (7), no na Videoteca Lúcio Braun. A sessão é gratuita. A iniciativa é fruto da parceria entre o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), o Ministério da Cultura (MinC)

Palestra da Reforma tributária reúne 100 profissionais do ramo da construção em Caraguatatuba
Cerca de 100 pessoas, entre profissionais dos ramos da construção civil, imobiliário, contábil e do setor público assistiram à palestra “Reforma Tributária e seus Impactos na Construção Civil e no Mercado Imobiliário: Cenários e Oportunidades” na última segunda-feira (16/6), na Secretaria de Educação de Caraguatatuba, no Indaiá. Organizada pela Associação

Mostra Novo Cinema Mexicano segue nesta sexta comexibição de filmes na Casa da Democracia
Segue nesta sexta-feira (30/5), às 19h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, em Caraguatatuba, a Mostra Novo Cinema Mexicano – uma realização do Pontos MIS (programa do Museu da Imagem e do Som, de São Paulo), em parceria com a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e do Consulado

Secretaria de Administração de Caraguatatuba chama mais aprovados do Concurso de 2023 para apresentação até sexta-feira
Mais 19 aprovados de sete cargos do Concurso Público de 2023 da Prefeitura de Caraguatatuba foram convocados entregar a documentação referente à posse até a próxima sexta-feira (23/5), das 9h às 12h e das 13h às 16h30, na Secretaria de Administração, no Centro. Após a entrega dos documentos e atestar

Espaço Hartãt exibe documentário “A Pajé” neste sábado
O Espaço Hartãt, em Caraguatatuba, exibe, gratuitamente, neste sábado (14), às 19h, o documentário “A Pajé” – obra que mergulha na força espiritual, cultural e política das mulheres da etnia Yawanawa, na Amazônia acreana. Após a exibição, está previsto um bate-papo com a codiretora, Nelma Salomão, que também atuou na produção do