Pesquisar No Site
Defesa Civil alerta para previsão de chuvas de até 150 mm no final de semana
Defesa Civil alerta para previsão de chuvas de até 150 mm no final de semana
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta de instabilidade que deve provocar chuvas intensas no Litoral Norte de sexta-feira (11) até domingo (13). Há previsão para acumulados de 150 milímetros nesse período para a região. A média esperada para todo o mês de março é de 305,7 mm.
Conforme o meteorologista José Alexandre da Costa Galvão, da Casa Militar, instabilidades geradas pela passagem de uma frente fria e por um sistema de baixa pressão atmosférica provocarão condições para chuvas fortes e contínuas, seguidas de raios, ventos e granizo na região do Vale do Paraíba.

#PraCegoVer: Arte ilustrada na cor azul com a chamada “Defesa de Caraguatatuba Informa”, seguida da informação “Previsão de Chuvas Fortes – 150 mm”, finalizada com as logomarcas da Defesa Civil e Prefeitura de Caraguatatuba. (Foto: Arte/PMC)
Por isso, as equipes da Defesa Civil de Caraguatatuba estão de prontidão com atenção especial às áreas mais vulneráveis, onde há risco de deslizamentos de terra, desabamentos, alagamentos, enchentes e outras ocorrências.
A orientação à população é que em caso de movimentação de solo ou em situação de alagamento, o morador saia imediatamente de casa e acione o telefone 199. Caraguatatuba tem cadastradas 19 áreas e 54 setores.
PPDC e PPDC-R
É importante ressaltar que teve início no dia 1º de dezembro de 2021 o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) e o Plano Preventivo da Defesa Civil para Ressacas (PPDC-R). Eles vigoram até o dia 31 de março devido às chuvas de verão e tem como objetivo evitar ocorrências de mortes, com a remoção preventiva e temporária da população que ocupa as áreas de risco, antes que os escorregamentos e ressacas atinjam suas moradias.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Campos Junior, o PPDC é dividido em quatro estados: observação, atenção, alerta e alerta máximo conforme o acumulado de chuvas nas áreas de riscos.
Neste momento, devido às chuvas registradas no dia 30 de dezembro passado, o município encontra-se em estado de alerta. A mudança de status ocorreu após avaliação da Defesa Civil e do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) do Estado, onde foram identificados riscos em morros no Jardim Forrest, Sumaré e Casa Branca com a remoção de 19 famílias.
É importante destacar que durante o PPDC e o PPDC-R a estrutura da Prefeitura de Caraguatatuba fica toda mobilizada.
Ações de mensagens de texto (SMS), enviadas pelo número 40199, que repassa informações de riscos meteorológicos em qualquer um dos 645 municípios paulistas continuam valendo. Para isso, deve-se cadastrar o CEP da localidade de onde quer receber o serviço.
Sendo assim, é possível alertar a população sobre a possibilidade de ocorrência dos mais diversos eventos, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo e raios.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba capacita gestores para qualificar dados educacionais e planejamento da rede
A Secretaria de Educação de Caraguatatuba (Seduc) realiza até sexta-feira (17) uma formação voltada ao uso do Sistema da Secretaria Escolar Digital (SED) e ao Censo Escolar 2026. O encontro começou na quarta-feira (15), na Unidade Regional de Ensino (URE) e foi conduzido pelo Setor de Demanda de Alunos da
Navegar Experience movimenta orla de Caraguatatuba neste domingo com programação de esporte, cultura e lazer
Neste domingo (29) a 9ª edição do Navegar Experience retorna consolidando-se como um convite aberto à população para vivenciar o melhor do esporte, lazer, cultura e gastronomia à beira-mar. A programação náutica oferece experiências únicas e gratuitas com a modalidade de vela em dois momentos ao longo do dia. A
Caraguatatuba realiza encontros especiais gratuitos na semana do “Todos por Elas”
A partir desta terça-feira (24), as mulheres empreendedoras do Litoral Norte têm a oportunidade de participar do “Todos por Elas”, onde haverá capacitação, conexão e fortalecimento do empreendedorismo feminino. O evento é realizado pelo Sebrae-SP, Prefeitura de Caraguatatuba e pelo governo Federal por meio do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa
Caraguatatuba reúne 39 municípios em Encontro Regional de Assistência Social
Caraguatatuba recebeu o primeiro dia do Encontro Regional de Assistência Social na manhã desta terça-feira (14), no Salão de Eventos do Núcleo de Atendimento Social do Centro Comunitário Cultural do Morro do Algodão “José Agostinho de Souza Paraíba”. A iniciativa reuniu profissionais de 39 cidades das regiões do Vale do
Caraguatatuba promove ações pedagógicas em celebração ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais
Em alusão ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), celebrado em 24 de abril, a rede municipal de ensino de Caraguatatuba realiza uma série de ações pedagógicas voltadas à valorização da Libras e ao fortalecimento da educação inclusiva na próxima semana. A iniciativa envolve unidades escolares que atendem