Pesquisar No Site
Defesa Civil alerta para previsão de chuvas de até 150 mm no final de semana
Defesa Civil alerta para previsão de chuvas de até 150 mm no final de semana
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta de instabilidade que deve provocar chuvas intensas no Litoral Norte de sexta-feira (11) até domingo (13). Há previsão para acumulados de 150 milímetros nesse período para a região. A média esperada para todo o mês de março é de 305,7 mm.
Conforme o meteorologista José Alexandre da Costa Galvão, da Casa Militar, instabilidades geradas pela passagem de uma frente fria e por um sistema de baixa pressão atmosférica provocarão condições para chuvas fortes e contínuas, seguidas de raios, ventos e granizo na região do Vale do Paraíba.

#PraCegoVer: Arte ilustrada na cor azul com a chamada “Defesa de Caraguatatuba Informa”, seguida da informação “Previsão de Chuvas Fortes – 150 mm”, finalizada com as logomarcas da Defesa Civil e Prefeitura de Caraguatatuba. (Foto: Arte/PMC)
Por isso, as equipes da Defesa Civil de Caraguatatuba estão de prontidão com atenção especial às áreas mais vulneráveis, onde há risco de deslizamentos de terra, desabamentos, alagamentos, enchentes e outras ocorrências.
A orientação à população é que em caso de movimentação de solo ou em situação de alagamento, o morador saia imediatamente de casa e acione o telefone 199. Caraguatatuba tem cadastradas 19 áreas e 54 setores.
PPDC e PPDC-R
É importante ressaltar que teve início no dia 1º de dezembro de 2021 o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) e o Plano Preventivo da Defesa Civil para Ressacas (PPDC-R). Eles vigoram até o dia 31 de março devido às chuvas de verão e tem como objetivo evitar ocorrências de mortes, com a remoção preventiva e temporária da população que ocupa as áreas de risco, antes que os escorregamentos e ressacas atinjam suas moradias.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Campos Junior, o PPDC é dividido em quatro estados: observação, atenção, alerta e alerta máximo conforme o acumulado de chuvas nas áreas de riscos.
Neste momento, devido às chuvas registradas no dia 30 de dezembro passado, o município encontra-se em estado de alerta. A mudança de status ocorreu após avaliação da Defesa Civil e do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) do Estado, onde foram identificados riscos em morros no Jardim Forrest, Sumaré e Casa Branca com a remoção de 19 famílias.
É importante destacar que durante o PPDC e o PPDC-R a estrutura da Prefeitura de Caraguatatuba fica toda mobilizada.
Ações de mensagens de texto (SMS), enviadas pelo número 40199, que repassa informações de riscos meteorológicos em qualquer um dos 645 municípios paulistas continuam valendo. Para isso, deve-se cadastrar o CEP da localidade de onde quer receber o serviço.
Sendo assim, é possível alertar a população sobre a possibilidade de ocorrência dos mais diversos eventos, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo e raios.
Veja Também Recentes
Rua de acesso ao Morro Santo Antônio em Caraguatatuba recebe iluminação
Agentes da Defesa Civil de Caraguatatuba e funcionários da Secretaria de Serviços Públicos executaram a poda de 68 árvores e a supressão de oito para a instalação de iluminação na Rua Benedito Marcos de Souza, no Sumaré, em Caraguatatuba. A via dá acesso ao Morro de Santo Antônio. Até a
Equipes de Basquete de Caraguatatuba disputam finais da Federação Paulista Região III neste fim de semana
O basquete de base de Caraguatatuba viverá um final de semana decisivo na Federação Paulista Região III. As equipes do município entram em quadra em busca de resultados importantes no Campeonato Estadual. No sábado (4), às 13h30, a equipe sub-14 feminina do Projeto Socioeducativo Massaguaçu Basketball enfrenta o Instituto Brazilian,
Paratleta da natação de Caraguatatuba bate recorde no Campeonato Brasileiro de Jovens Sub-16
O atleta da equipe de natação paralímpica de Caraguatatuba, Arthur Demétrio, 13 anos, voou na piscina do Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, no último fim de semana (18 e 19) no Campeonato Brasileiro de Jovens, categoria sub-16, faturou cinco medalhas (prata nos 50 metros livre, nos 100metros livre, nos
Contadora de Histórias Rita Brugnerotti participa da Quarta Literária na próxima semana
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza na próxima semana mais uma edição da ‘Quarta Literária da Kaká’. O encontro será na quarta-feira (22) às 19h, na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt. A entrada é gratuita e para participar não é necessário realizar inscrição. Rita é atriz há mais de 18
Caraguatatuba celebra 45ª Exposição de Orquídeas com foco na biodiversidade local
A tradicional Exposição de Orquídeas de Caraguatatuba chega à sua 45ª edição e será realizada neste fim de semana, de 10 a 12 de outubro, na sede da Secretaria de Turismo. O evento é promovido pela Associação Orquidófila do Litoral Norte (AOLN) em parceria com o governo municipal de Caraguatatuba,