Pesquisar No Site
Confira dicas para comprar camarão durante período de defeso

Confira dicas para comprar camarão durante período de defeso
Até o dia 31 de maio fica instituído o período de defeso do camarão, quando fica proibida a pesca de arrasto com tração motorizada por todo litoral da região sudeste. O objetivo é proteger o período de reprodução do crustáceo e evitar a sua extinção.
Desde o dia 1º de março fica proibida a captura de camarão branco, rosa e sete barbas. Neste período, os pescadores não podem trabalhar e recebem do Governo Federal o seguro defeso.

#PraCegoVer: Um casal na frente de box do Entreposto de Pesca do Camaroeiro aponta para os pescados (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Caraguatatuba também disponibiliza, por três meses, auxílio cesta básica, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. São 23 famílias beneficiadas, conforme avaliação da Assistência Social da Colônia de Pescadores Z-8.
O consumidor que quiser comprar camarão tem que exigir do vendedor um documento chamado Declaração de Estoque, onde ele comprova que o camarão foi pescado anteriormente ao dia 28 de fevereiro.
Ao comprar o camarão congelado, evite os que estiverem limpos ou descascados, pois isso faz o camarão perder o sabor e a textura, além de deixar a carne exposta para estragar.
Camarões devem ter cheiro de água salgada e esse deve ser o único odor percebido. Inspecione o camarão descongelado. Áreas brancas, duras e numerosas indicam queimadura por congelamento, tornando impróprio para o consumo.
No defeso, quem for flagrado desrespeitando a Instrução Normativa IBAMA nº189/2008, pode ser processado por crime ambiental e estará sujeito a multa cujo valor varia de acordo com a quantidade de camarão, além da apreensão dos equipamentos de pesca.
Veja Também Recentes

Audiências Públicas da Política Nacional Aldir Blanc iniciam na próxima quarta-feira
Na próxima quarta-feira (11/6), às 18h, iniciam as audiências públicas do 2º ciclo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB, em Caraguatatuba. O primeiro encontro será realizado no IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo). No dia 17/6 (terça-feira), a audiência será

Palestra da Reforma tributária reúne 100 profissionais do ramo da construção em Caraguatatuba
Cerca de 100 pessoas, entre profissionais dos ramos da construção civil, imobiliário, contábil e do setor público assistiram à palestra “Reforma Tributária e seus Impactos na Construção Civil e no Mercado Imobiliário: Cenários e Oportunidades” na última segunda-feira (16/6), na Secretaria de Educação de Caraguatatuba, no Indaiá. Organizada pela Associação

Setecentos bailarinos participam do 14º Litoral em Dança no Teatro Mario Covas
Entre os dias 19 e 22 de junho, Caraguatatuba voltou a respirar dança. Com o retorno do Festival Litoral em Dança, em sua 14ª edição, mais de 700 bailarinos vindos de seis municípios da região e da capital paulista, apresentaram-se no palco do Teatro Mario Covas. Depois de mais de

Com uma medalha de ouro, estudantes de Caraguatatuba se destacam na etapa regional dos Jogos Escolares do Estado
Os estudantes da EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz, no bairro Martim de Sá, e o estudante Luiz Arthur, da EMEF Ricardo Luques, na Praia das Palmeiras, representaram Caraguatatuba na etapa regional dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (Jeesp), na última semana. No dia 10 de junho, a equipe

Torneio da Cidade de Futebol de Caraguatatuba define classificados às quartas de final
Estão definidas as equipes que disputarão as quartas de final do Torneio da Cidade de Futebol de Caraguatatuba. No último domingo (8), as oitavas de final foram disputadas no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) e no Campo dos Golfinhos. No Cemug, o E.C Barranco Alto garantiu a vaga com