Pesquisar No Site

Confira dicas para comprar camarão durante período de defeso

Confira dicas para comprar camarão durante período de defeso
Confira dicas para comprar camarão durante período de defeso

Até o dia 31 de maio fica instituído o período de defeso do camarão, quando fica proibida a pesca de arrasto com tração motorizada por todo litoral da região sudeste. O objetivo é proteger o período de reprodução do crustáceo e evitar a sua extinção.

Desde o dia 1º de março fica proibida a captura de camarão branco, rosa e sete barbas. Neste período, os pescadores não podem trabalhar e recebem do Governo Federal o seguro defeso.

#PraCegoVer: Um casal na frente de box do Entreposto de Pesca do Camaroeiro aponta para os pescados (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Caraguatatuba também disponibiliza, por três meses, auxílio cesta básica, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. São 23 famílias beneficiadas, conforme avaliação da Assistência Social da Colônia de Pescadores Z-8.

O consumidor que quiser comprar camarão tem que exigir do vendedor um documento chamado Declaração de Estoque, onde ele comprova que o camarão foi pescado anteriormente ao dia 28 de fevereiro.

Ao comprar o camarão congelado, evite os que estiverem limpos ou descascados, pois isso faz o camarão perder o sabor e a textura, além de deixar a carne exposta para estragar.

Camarões devem ter cheiro de água salgada e esse deve ser o único odor percebido. Inspecione o camarão descongelado. Áreas brancas, duras e numerosas indicam queimadura por congelamento, tornando impróprio para o consumo.

No defeso, quem for flagrado desrespeitando a Instrução Normativa IBAMA nº189/2008, pode ser processado por crime ambiental e estará sujeito a multa cujo valor varia de acordo com a quantidade de camarão, além da apreensão dos equipamentos de pesca.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura prorroga inscrições do chamamento público para evento do 'Dia do Observador de Aves'
Prefeitura prorroga inscrições do chamamento público para evento do ‘Dia do Observador de Aves’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, prorrogou o prazo de inscrição do Chamamento Público para permissão de uso de áreas do Parque Juqueriquerê durante a comemoração do ‘Dia do Observador de Aves’ para esta sexta-feira (12). O evento será realizado pela primeira

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 10/04/2024
Dupla de Caraguatatuba é pódio novamente do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia
Dupla de Caraguatatuba é pódio novamente do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia

No último fim de semana, a dupla do CT Caraguatá, formada por Lucília Rosa Lemos e Mayara Lamin, brilhou mais uma vez no Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, conquistando a medalha de bronze na etapa de Saquarema/RJ. Após um vice-campeonato na etapa de Campo Grande, no Mato Grosso do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 10/04/2024
Festival Auracy Mansano de Voo Livre reúne pilotos do Sudeste, Sul e Centro-Oeste em Caraguatatuba
Festival Auracy Mansano de Voo Livre reúne pilotos do Sudeste, Sul e Centro-Oeste em Caraguatatuba

O 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre atraiu diversos pilotos dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e do Distrito Federal no sábado e domingo (27 e 28/4), no Morro de Santo Antônio e na Praia do Centro, em Caraguatatuba. O evento integrou as festividades do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 29/04/2024
Reclamações financeiras e de internet fixa marcam ranking do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre de 2024
Reclamações financeiras e de internet fixa marcam ranking do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre de 2024

O relatório do  Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 785 procedimentos formalizados dos 1.449 atendimentos realizados entre os dias 1º e 31 de março. Desse total, 664 registros foram de consumidores orientados e encaminhados para outros órgãos. Os balanços de janeiro, fevereiro e março foram marcados por problemas com o envio

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 08/04/2024
Caraguatatuba inicia semana com 139 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 139 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 139 oportunidades de emprego. Destaque para 25 vagas de eletricista, 10 de consultor de vendas, 10 de corretor de imóvel e 10 de operador de telemarketing. O PAT informa que só aceita currículo presencialmente. É importante que o

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 29/04/2024