Pesquisar No Site

Caraguatatuba oferece aulas de pilates para frequentadores do Ciapi

Caraguatatuba oferece aulas de pilates para frequentadores do Ciapi
Caraguatatuba oferece aulas de pilates para frequentadores do Ciapi

Com o passar dos anos, o ser humano perde massa muscular, os ossos afinam e os órgãos internos diminuem de tamanho. Esse processo é acelerado na terceira idade. A recomendação médica é unânime: a prática de exercícios regulares e boa alimentação.

#PraCegoVer A fisioterapeuta está agachada ao lado de uma aluna, deitada no colchonete, que segura a bola de pilates com as duas mãos. A professora ajuda a aluna a fazer os movimentos (Cláudio Gomes/PMC)

Uma das atividades indicadas pelos especialistas é o Pilates. Um método criado pelo alemão Joseph Pilates (1883-1967), onde os exercícios propostos são de baixo impacto, ou seja, evitam sobrecarga nas articulações já desgastadas, trabalham força muscular, flexibilidade, postura e respiração. Esse uso global do corpo contribui para a melhora da qualidade de vida na terceira idade, eleva a autoestima e reduz o risco de quedas.

O Pilates é oferecido aos usuários do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), um dos equipamentos da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, sob a orientação da fisioterapeuta Tamíris Souza Mendes da Silva, às segundas e quintas.

“Como fazemos no solo, em colchonetes e com a bola de Pilates, a indicação é para as pessoas que têm autonomia em abaixar e levantar sozinhas. Os movimentos trabalham o alongamento e fortalecimento muscular, conscientização corporal, mobilização articular”, explicou a fisioterapeuta.

O casal Rosa e Júlio Cavalcante Ramos, 73 e 70 anos, respectivamente, participa junto da aula. Ramos contou que entrou na turma para incentivar a esposa, que tem artrose no joelho. “Entrei para fazer companhia, mas também me beneficiei porque é muito bom fisicamente, mentalmente e para fazer novas amizades”, declarou.

Outro par que frequenta o grupo é Iná e Benedito Leite, 74 e 75 anos. “Essa é a primeira atividade que fazemos no Ciapi. O Pilates é um exercício que mexe com todo o corpo. Nessa idade, o ideal é não ficar parado”, afirmou Leite.

Centro Dia e Centro de Convivência

O Ciapi é um equipamento da Sepedi e é administrado pela Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Acalento e oferece dois serviços: o Centro Dia e o Centro de Convivência.

#PraCegoVer Homens e mulheres estão deitados em um colchonete no chão, em uma sala. Eles estão com os pés em cima da bola de pilates. A fisioterapeuta ajuda uma aluna a colocar os pés sob a bola (Cláudio Gomes/PMC)

O Centro de Convivência oferece ações integradas que estimulam a convivência e a socialização com o propósito de contribuir para uma vida saudável, autônoma e ativa dos frequentadores.

O Centro Dia, onde a pessoa passa a manhã e tarde, é destinado a ofertar o serviço da Proteção Social Especial, proporcionando atenção integral, cuidados básicos e promoção da qualidade de vida, preservando os laços familiares e comunitários para usuários com semidependência e vulnerabilidade social, entre idosos e pessoas com deficiência acima de 18 anos.

Os principais objetivos do Centro Dia são o de prevenir situações de risco social; evitar o isolamento; fortalecer vínculos familiares; atender necessidades básicas e ofertar cuidados básicos, possibilitando autonomia, entre outras.

Podem usufruir do serviço pessoas cuja renda familiar não ultrapasse a três salários mínimos (R$ 3,3 mil) ou a renda individual do usuário seja inferior a dois salários mínimos (R$ 2,2 mil).

Para as aulas, os interessados podem fazer a inscrição na sede do Ciapi, à Avenida Jorge Burihan, 30, bairro Jardim Jaqueira, das 8h às 16h, levando os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, cartão SUS, comprovante de vacinação das duas doses da vacina contra a Covid-19 e atestado médico atualizado com liberação para atividades físicas.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Copa da Criança de Futsal de Caraguatatuba começa com 23 gols em quatro jogos
Copa da Criança de Futsal de Caraguatatuba começa com 23 gols em quatro jogos

A bola rolou nas quadras de Caraguatatuba na noite de quarta-feira (11) pela Copa da Criança de Futsal 2025, um dos maiores eventos esportivos infantojuvenis da região, voltado ao estímulo da prática esportiva entre crianças e adolescentes de 7 a 15 anos. A competição reúne 86 equipes de Caraguatatuba, Ubatuba,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 12/06/2025
Fundo Social de Caraguatatuba realiza primeira reunião do Conselho Deliberativo com apresentação de ações e metas
Fundo Social de Caraguatatuba realiza primeira reunião do Conselho Deliberativo com apresentação de ações e metas

O Fundo Social de Caraguatatuba realizou, na segunda-feira (26), a primeira reunião do Conselho Deliberativo, com a presença da primeira dama e presidente do Fundo Social, Dra, Talita Carneiro. No encontro, Dra. Talita agradeceu a presença e o engajamento dos conselheiros que aceitaram compor o grupo. Na sequência, foram apresentados

Leia Mais Notícias Fundo Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 27/05/2025
Caraguatatuba oferece 109 vagas de emprego nesta quarta-feira
Caraguatatuba oferece 91 vagas de emprego nesta segunda-feira

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 91 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (26), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 26/05/2025
Secretaria de Serviços Públicos realiza limpeza em diversos bairros de Caraguatatuba na primeira semana de junho
Secretaria de Serviços Públicos realiza limpeza em diversos bairros de Caraguatatuba na primeira semana de junho

Os trabalhos descentralizados de zeladoria da Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba percorrem na primeira semana de junho os bairros do Perequê-Mirim, Pegorelli, Travessão, Barranco Alto, Morro do Algodão, Balneário dos Golfinhos, Pontal de Santamarina Ponte Seca, Sumaré, Jetuba, Capricórnio (I e II), Massaguaçu, Jardim do Sol e Praia da

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 04/06/2025
Saída fotográfica noturna explora luzes, cores e movimentos no Parque de Diversões Trombini neste sábado
Saída fotográfica noturna explora luzes, cores e movimentos no Parque de Diversões Trombini neste sábado

O fotógrafo e artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Gustavo Grunewald, realiza neste sábado (21), das 17h30 às 21h30, uma saída fotográfica no Parque de Diversões Trombini, no Centro da cidade. O ponto de encontro será em frente ao quiosque Coconut, ao lado do parque. A

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 18/06/2025