Pesquisar No Site

Caraguatatuba oferece aulas de pilates para frequentadores do Ciapi

Caraguatatuba oferece aulas de pilates para frequentadores do Ciapi
Caraguatatuba oferece aulas de pilates para frequentadores do Ciapi

Com o passar dos anos, o ser humano perde massa muscular, os ossos afinam e os órgãos internos diminuem de tamanho. Esse processo é acelerado na terceira idade. A recomendação médica é unânime: a prática de exercícios regulares e boa alimentação.

#PraCegoVer A fisioterapeuta está agachada ao lado de uma aluna, deitada no colchonete, que segura a bola de pilates com as duas mãos. A professora ajuda a aluna a fazer os movimentos (Cláudio Gomes/PMC)

Uma das atividades indicadas pelos especialistas é o Pilates. Um método criado pelo alemão Joseph Pilates (1883-1967), onde os exercícios propostos são de baixo impacto, ou seja, evitam sobrecarga nas articulações já desgastadas, trabalham força muscular, flexibilidade, postura e respiração. Esse uso global do corpo contribui para a melhora da qualidade de vida na terceira idade, eleva a autoestima e reduz o risco de quedas.

O Pilates é oferecido aos usuários do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), um dos equipamentos da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, sob a orientação da fisioterapeuta Tamíris Souza Mendes da Silva, às segundas e quintas.

“Como fazemos no solo, em colchonetes e com a bola de Pilates, a indicação é para as pessoas que têm autonomia em abaixar e levantar sozinhas. Os movimentos trabalham o alongamento e fortalecimento muscular, conscientização corporal, mobilização articular”, explicou a fisioterapeuta.

O casal Rosa e Júlio Cavalcante Ramos, 73 e 70 anos, respectivamente, participa junto da aula. Ramos contou que entrou na turma para incentivar a esposa, que tem artrose no joelho. “Entrei para fazer companhia, mas também me beneficiei porque é muito bom fisicamente, mentalmente e para fazer novas amizades”, declarou.

Outro par que frequenta o grupo é Iná e Benedito Leite, 74 e 75 anos. “Essa é a primeira atividade que fazemos no Ciapi. O Pilates é um exercício que mexe com todo o corpo. Nessa idade, o ideal é não ficar parado”, afirmou Leite.

Centro Dia e Centro de Convivência

O Ciapi é um equipamento da Sepedi e é administrado pela Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Acalento e oferece dois serviços: o Centro Dia e o Centro de Convivência.

#PraCegoVer Homens e mulheres estão deitados em um colchonete no chão, em uma sala. Eles estão com os pés em cima da bola de pilates. A fisioterapeuta ajuda uma aluna a colocar os pés sob a bola (Cláudio Gomes/PMC)

O Centro de Convivência oferece ações integradas que estimulam a convivência e a socialização com o propósito de contribuir para uma vida saudável, autônoma e ativa dos frequentadores.

O Centro Dia, onde a pessoa passa a manhã e tarde, é destinado a ofertar o serviço da Proteção Social Especial, proporcionando atenção integral, cuidados básicos e promoção da qualidade de vida, preservando os laços familiares e comunitários para usuários com semidependência e vulnerabilidade social, entre idosos e pessoas com deficiência acima de 18 anos.

Os principais objetivos do Centro Dia são o de prevenir situações de risco social; evitar o isolamento; fortalecer vínculos familiares; atender necessidades básicas e ofertar cuidados básicos, possibilitando autonomia, entre outras.

Podem usufruir do serviço pessoas cuja renda familiar não ultrapasse a três salários mínimos (R$ 3,3 mil) ou a renda individual do usuário seja inferior a dois salários mínimos (R$ 2,2 mil).

Para as aulas, os interessados podem fazer a inscrição na sede do Ciapi, à Avenida Jorge Burihan, 30, bairro Jardim Jaqueira, das 8h às 16h, levando os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, cartão SUS, comprovante de vacinação das duas doses da vacina contra a Covid-19 e atestado médico atualizado com liberação para atividades físicas.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba comemora 167 Anos com homenagem ao seu povo, convocação de novos GCM’s e posse da Câmara Jovem
Caraguatatuba comemora 167 Anos com homenagem ao seu povo, convocação de novos GCM’s e posse da Câmara Jovem

Centenas de pessoas participaram na manhã deste sábado (20/4) no Teatro Mário Covas das comemorações do aniversário de 167 anos de emancipação político-administrativa na cidade. As festividades foram iniciadas às 8h com o hasteamento de bandeiras e a presença de diversas autoridades, entre elas, o prefeito Aguilar Junior, o capitão

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Secretaria de Educação Publicado em 22/04/2024
Conselho de Segurança de Caraguatatuba se reúne para discutir assédio sexual e violência doméstica
Conselho de Segurança de Caraguatatuba se reúne para discutir assédio sexual e violência doméstica

O Conselho Comunitário de Segurança de Caraguatatuba (Conseg) promove nesta quarta-feira (27), a partir das 18h, a 33ª reunião presencial, que será realizada na videoteca Lúcio Braum, atrás do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), na Praça Cândido Motta, nº 72, no centro de Caraguatatuba. Os assuntos a

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 27/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba, Corpo de Bombeiros e Transpetro se reúnem para tratar de segurança em faixa de dutos
Prefeitura de Caraguatatuba, Corpo de Bombeiros e Transpetro se reúnem para tratar de segurança em faixa de dutos

A Prefeitura de Caraguatatuba, na manhã desta sexta-feira (19), esteve reunida com representantes da Transpetro, subsidiária da Petrobras, responsável pela logística de transporte de petróleo e gás por malha dutoviária. O encontro foi realizado na sede da Defesa Civil do município, e contou com a presença dos secretários de Obras,

Leia Mais Notícias Defesa Civil ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 19/04/2024
Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 agita Caraguatatuba neste domingo
Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 agita Caraguatatuba neste domingo

Caraguatatuba recebe a 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 neste domingo (14), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), a partir das 8h. São esperadas 1.300 pessoas, entre público presente e competidores de todo o Litoral Norte, Vale do Paraíba e capital paulista. Os participantes poderão vivenciar as disputas

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 11/04/2024
Eleição o Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba será nesta quinta-feira na Secretaria de Turismo
Eleição do Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba será nesta quinta-feira na Secretaria de Turismo

Interessados podem participar nesta quinta-feira (18), da eleição dos conselheiros da sociedade civil do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (CMFEMAAC). A votação será das 10h às 17h, na Secretaria de Turismo, no Centro. O Conselho terá composição paritária entre membros do poder público e da

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 17/04/2024