Pesquisar No Site

Reclamações de telefonia móvel e cartões de créditos abrem ranking do Procon de Caraguá

Publicado em: 02/02/2022
Procon de Caraguatatuba debate reclamações mais recebidas e aplicação do CDC em painel
Reclamações de telefonia móvel e cartões de créditos abrem ranking do Procon de Caraguá

O relatório do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba de janeiro registrou 518 procedimentos formalizados e 1.122  atendimentos não formalizados, relativos a orientações e encaminhamentos para outras repartições públicas.

O primeiro balanço de 2022 do Procon foi marcado por reclamações de telefonia celular relacionadas à cobrança indevida/abusiva, recisão/alteração unilateral de contrato; venda, oferta e publicidade enganosas; e aos vícios de qualidade (aparelhos  com defeito); além das queixas de cartões de crédito, relativas ao cálculo da prestação em atraso, cobranças indevidas, contratos (não cumprimento, alteração, transferência, irregularidade, recisão, entre outros) e lançamentos na fatura não reconhecidos pelo cliente.

#PraCegoVer: Mediadora do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba na sala de audiências conciliatórias entre consumidores e fornecedores (Foto: Luis Gava/PMC)

No órgão de Defesa do Consumidor foram formalizadas 172 consultas simples; 20 atendimentos preliminares; 151 cartas de informações preliminares (CIPs) emitidas e desse montante, 26 finalizadas com acordos e 37 encerradas, canceladas ou tiveram consultas concluídas; 43 reclamações abertas com o retorno da CIP e uma aberta sem a emissão da CIP; uma reclamação finalizada como atendida; 44 reclamações receberam consulta ou foram encerradas; 23 atendimentos extra Procon (encaminhados para setores competentes); e sete cadastros de Nota Fiscal Paulista. O fornecedor deixou de comparecer em seis das 48 audiências conciliatórias realizadas em janeiro.

Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros (utilizando máscara conforme o Decreto Municipal nº 1.249, de 28 de abril de 2020), com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros.

O consumidor também pode fazer a queixa de forma online aplicativo Caraguatatuba 156 na ‘Play Store’ do celular (Android ou IOS), bem como ao acessar o site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/. Atualmente, o Procon conta com 11 funcionários.

O atendimento ao público do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O prédio fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 908, no Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-8282, aplicativo Caraguatatuba 156 ou site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/.

Ranking de 2021

O Procon da Prefeitura de Caraguatatuba, órgão ligado à Secretaria de Assuntos Jurídicos, terminou 2021 com 5.395 procedimentos formalizados e 6.368 não formalizados, relativos a orientações e encaminhamentos para outros órgão públicos, totalizando 11.763 atendimentos entre janeiro e  de dezembro.

Os problemas financeiros movimentaram o relatório de atividade de janeiro a abril. Nos meses de maio e junho, as queixas de operadoras de telefonia celular marcaram a lista de reclamações da instituição.  O balanço de agosto reuniu mais reclamações de telefonia móvel. As queixas de agências bancárias ficaram no topo do ranking do último quadrimestre de 2021, mas dividiram o relatório de atividades de outubro com as operadoras de celular.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Pan-Americano de Beach Tennis confirma Brasil como potência do esporte em solo Caraguatatubense
Pan-Americano de Beach Tennis confirma Brasil como potência do esporte em solo Caraguatatubense

Caraguatatuba recebeu o Pan-Americano de Beach Tennis 2025 no último fim de semana, entre os dias 25 e 28 de setembro, e reuniu cerca de 300 atletas de 17 países na Arena Nacional montada no Serramar Shopping. A cerimônia de abertura foi marcada pelo desfile das delegações e presença da

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 29/09/2025
Rua de acesso ao Morro Santo Antônio em Caraguatatuba recebe iluminação
Rua de acesso ao Morro Santo Antônio em Caraguatatuba recebe iluminação

Agentes da Defesa Civil de Caraguatatuba e funcionários da Secretaria de Serviços Públicos executaram a poda de 68 árvores e a supressão de oito para a instalação de iluminação na Rua Benedito Marcos de Souza, no Sumaré, em Caraguatatuba. A via dá acesso ao Morro de Santo Antônio. Até a

Leia Mais Notícias Defesa Civil ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 7 - Energia limpa e acessível ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 06/10/2025
Caraguatatuba elege Miss e Mister Caraguatatuba 60 + em noite de gala
Caraguatatuba elege Miss e Mister Caraguatatuba 60 + em noite de gala

Atmosfera de glamour e gala com um toque de expectativa e muita animação deram o tom do Concurso Miss e Mister 60+ de Caraguatatuba 2025, na Praça da Cultura, sexta-feira (3). Evento consolidado no calendário do município e sempre muito aguardado pela comunidade, que visa valorizar a beleza da maturidade

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 06/10/2025
Oficinas do 16º Litoral Encena estão com inscrições abertas
Oficinas do 16º Litoral Encena estão com inscrições abertas

O 16º Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Rua e Teatro de Bonecos de Caraguatatuba começa nesta sexta-feira (24/10) e promove até o dia 1º/11, uma extensa programação de espetáculos gratuitos em vários locais da cidade, com grupos oriundos de diferentes estados do país. Além de peças teatrais,

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 23/10/2025
Reunião do Programa APELL define melhorias no site e planejamento de simulado de emergência em Caraguatatuba
Reunião do Programa APELL define melhorias no site e planejamento de simulado de emergência em Caraguatatuba

A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu mais uma reunião do Programa Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências Locais (APELL), na última quarta-feira (8). O encontro reuniu integrantes da Petrobras da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) e da Transpetro, além da equipe da Defesa Civil e da

Leia Mais Notícias Defesa Civil ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 09/10/2025