Pesquisar No Site

Reclamações de telefonia móvel e cartões de créditos abrem ranking do Procon de Caraguá

Publicado em: 02/02/2022
Procon de Caraguatatuba debate reclamações mais recebidas e aplicação do CDC em painel
Reclamações de telefonia móvel e cartões de créditos abrem ranking do Procon de Caraguá

O relatório do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba de janeiro registrou 518 procedimentos formalizados e 1.122  atendimentos não formalizados, relativos a orientações e encaminhamentos para outras repartições públicas.

O primeiro balanço de 2022 do Procon foi marcado por reclamações de telefonia celular relacionadas à cobrança indevida/abusiva, recisão/alteração unilateral de contrato; venda, oferta e publicidade enganosas; e aos vícios de qualidade (aparelhos  com defeito); além das queixas de cartões de crédito, relativas ao cálculo da prestação em atraso, cobranças indevidas, contratos (não cumprimento, alteração, transferência, irregularidade, recisão, entre outros) e lançamentos na fatura não reconhecidos pelo cliente.

#PraCegoVer: Mediadora do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba na sala de audiências conciliatórias entre consumidores e fornecedores (Foto: Luis Gava/PMC)

No órgão de Defesa do Consumidor foram formalizadas 172 consultas simples; 20 atendimentos preliminares; 151 cartas de informações preliminares (CIPs) emitidas e desse montante, 26 finalizadas com acordos e 37 encerradas, canceladas ou tiveram consultas concluídas; 43 reclamações abertas com o retorno da CIP e uma aberta sem a emissão da CIP; uma reclamação finalizada como atendida; 44 reclamações receberam consulta ou foram encerradas; 23 atendimentos extra Procon (encaminhados para setores competentes); e sete cadastros de Nota Fiscal Paulista. O fornecedor deixou de comparecer em seis das 48 audiências conciliatórias realizadas em janeiro.

Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros (utilizando máscara conforme o Decreto Municipal nº 1.249, de 28 de abril de 2020), com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros.

O consumidor também pode fazer a queixa de forma online aplicativo Caraguatatuba 156 na ‘Play Store’ do celular (Android ou IOS), bem como ao acessar o site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/. Atualmente, o Procon conta com 11 funcionários.

O atendimento ao público do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O prédio fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 908, no Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-8282, aplicativo Caraguatatuba 156 ou site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/.

Ranking de 2021

O Procon da Prefeitura de Caraguatatuba, órgão ligado à Secretaria de Assuntos Jurídicos, terminou 2021 com 5.395 procedimentos formalizados e 6.368 não formalizados, relativos a orientações e encaminhamentos para outros órgão públicos, totalizando 11.763 atendimentos entre janeiro e  de dezembro.

Os problemas financeiros movimentaram o relatório de atividade de janeiro a abril. Nos meses de maio e junho, as queixas de operadoras de telefonia celular marcaram a lista de reclamações da instituição.  O balanço de agosto reuniu mais reclamações de telefonia móvel. As queixas de agências bancárias ficaram no topo do ranking do último quadrimestre de 2021, mas dividiram o relatório de atividades de outubro com as operadoras de celular.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Projeto ‘Encantando com as Mãos’ traz música como ferramenta para ensino da Libras nas escolas municipais
Projeto ‘Encantando com as Mãos’ traz música como ferramenta para ensino da Libras nas escolas municipais

O CEI/EMEI Prof. Francisco Assis de Carvalho, no Perequê-Mirim, recebeu ontem (27) a emocionante estreia do projeto ‘Encantando com as Mãos’. Com a missão de promover a inclusão por meio da música e da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o projeto traz consigo uma abordagem criativa e eficaz para o

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 28/03/2024
Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição
Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição “Entre as Cores: Da serra ao Mar”

Em um mundo cada vez mais desconectado da natureza, a ceramista e artista plástica Claudia Canova apresenta um olhar único sobre a temática através de suas cerâmicas. Pequenos insetos, geralmente ignorados ou até mesmo temidos, assumem proporções grandiosas em suas obras, convidando o público a um encontro inesperado e transformador.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024
Exposição “Ecoar” traz obras indígenas, africanas e o universo feminino
Exposição “Ecoar” traz obras indígenas, africanas e o universo feminino

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) apresenta a exposição “Ecoar”, do grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas, em comemoração ao aniversário do município. A abertura é dia 20 de abril, às 18h. A entrada é gratuita e a mostra é livre para todos os públicos. Entre outros eventos culturais

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 01/04/2024
Associação de Pescadores e Maricultores da Cocanha promove ação de combate à poluição marinha nesta sexta-feira
Associação de Pescadores e Maricultores da Cocanha promove ação de combate à poluição marinha nesta sexta-feira

A Associação de Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC) realiza nesta sexta-feira (22), das 8h às 12h, a ação ‘Farol do Lixo’. Um evento inovador de Turismo de Base Comunitária, que vai além da conscientização sobre o lixo nos oceanos, iluminando o caminho para um futuro sustentável. O

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 21/03/2024
UPAS ultrapassam 1,8 mil atendimentos diários e 10% do público são de outros municípios
UPAS ultrapassam 1,8 mil atendimentos diários e 10% do público são de outros municípios

Caraguatatuba tem registrado aumento de atendimentos e sobrecarga nas unidades de saúde municipais, hospitais públicos e particulares, por conta da demanda de casos de dengue e doenças respiratórias. Um balanço feito das três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) no período de 01 a 07 de abril, aponta crescimento de 50%

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 12/04/2024