Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba apresenta ao Comtur propostas para melhor divulgação da pesca de camarão

Prefeitura de Caraguatatuba apresenta ao Comtur propostas para melhor divulgação da pesca de camarão
A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) apresentou aos membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) propostas que podem contribuir para tornar o Entreposto de Pesca do Camaroeiro mais um atrativo turístico de Caraguatatuba e fomentar ainda mais a economia viabilizando a venda direto de camarão aos restaurantes da cidade.
Essa iniciativa se daria logo após a abertura da pesca do camarão – devido ao defeso, ela é fechada no período de 1º de março a 31 de maio. A secretária da SMAAP, Tatiana Scian, explica que são 25 licenças emitidas de pesca de camarão no município, incluindo sete barbas, rosa e branco. “A estimativa é que a produção de camarão possa chegar a 3 toneladas no primeiro mês pós defeso”, destaca.

#PraCegoVer: Pescador manuseia camarões em vasilhas (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Esse volume é considerado mais que o suficiente para suprir a necessidade do mercado local. E é com base nele que a secretaria propôs fazer ações que estimulem essa venda direta do produtor ao comerciante, barateando o custo, incentivando o comercio local e ainda se tornando um atrativo na forma de festivais que podem atrair mais turistas para Caraguatatuba.
“No ano passado, durante a pandemia e logo após a abertura da pesca do crustáceo, tivemos bastante destaque com as vendas do camarão no Entreposto e se fizermos ações em todo o município, com certeza o crescimento será muito maior”, aposta Tatiana Scian.
Ela cita, ainda, o Entreposto de Pesca do Porto Novo, onde o foco são peixes, e ainda da Cocanha, com o mexilhão e a Tabatinga, lembrando que pode haver uma ‘troca’ entre eles na comercialização dos produtos.
Tatiana disse ainda que, entre os potenciais turísticos que já se vislumbram com a abertura da pesca, em maio, existe ainda a lei da oferta e procura, com preço baixo, produto fresco e, o mais importante, local. Existe também a possibilidade comercial permanente com o pescador e divulgação da pesca artesanal e cultura local.
Neste caso, a proposta seria apresentação de artistas locais e vendas de produtos locais de agricultores aos finais de semana e feriados na área do entreposto, agregando mais aos visitantes e à economia.
A secretária de Turismo e presidente do Comtur, Maria Fernanda Galter Reis, reforça a iniciativa e antecipa que “vamos trabalhar no Caraguá a Gosto para apresentar o festival do camarão nos restaurantes que quiserem participar, mas com o compromisso de comprar o pescado direto com o pescador local”.
A apresentação foi bem aceita pelos membros do Comtur e a vice-presidente do órgão, Edna Suez, que presidiu a reunião ordinária, destaca a oportunidade da SEMAAP e da Secretaria de Turismo trabalharem unidas para a efetivação da proposta.
Veja Também Recentes

Fim de semana em Caraguatatuba é marcado por competições esportivas
O fim de semana (5 e 6/4) foi movimentado para os esportistas de Caraguatatuba. Com disputas no município e também em cidades da região, os atletas locais se destacaram nas quadras e campos do Litoral Norte. O vôlei de praia feminino garantiu vaga na segunda fase do 40º Jogos Abertos

Futsal masculino se classifica para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude sub-18
A seleção de futsal masculino de Caraguatatuba (sub-18) está classificada para a fase regional dos Jogos Abertos da Juventude, evento promovido pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, com apoio do governo municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. Os jogos ocorreram no último

Representantes de Conselhos Municipais e empresários debatem destinação do Imposto de Renda na Associação Comercial
Os presidentes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI) e do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) fizeram uma ação conjunta, nesta quinta-feira (24), durante a comemoração de 60 anos da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba para mobilizar e sensibilizar os participantes

Travessão recebe 1ª audiência pública do PPA 2026-2029 e LDO 2026 de Caraguatatuba nesta quinta-feira
A primeira audiência pública descentralizada do Plano Plurianual (PPA) de 2026 a 2029 e da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de Caraguatatuba para 2026 será nesta quinta-feira (24/4), às 19h, na Emei/Emef Profº Alaor Xavier Junqueira, no Travessão. A apresentação das peças orçamentárias continua nas próximas sexta e

Limpeza de praia mobiliza voluntários no próximo domingo em Caraguatatuba
Com apoio de voluntários, grupos ambientais e instituições parceiras, Caraguatatuba recebe no próximo domingo, 27 de abril, o ‘Projeto Limpeza de Praias’ na Praia do Centro. O evento será realizado das 8h às 11h, com ponto de encontro no Entreposto de Pesca do Camaroeiro. A iniciativa busca sensibilizar a população