Pesquisar No Site

Conheça o passo a passo da Regularização Fundiária em Caraguatatuba

Publicado em: 11/02/2022
Destaques
Regularização Edilícia: Saiba como é a regularização para comércios e residenciais
Conheça o passo a passo da Regularização Fundiária em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Habitação, é hoje referência em Regularização Fundiária. Desde 2017, quando o programa foi iniciado, já foram entregues 2.263 títulos de regularização de imóveis.

Na última quarta-feira (9), o prefeito Aguilar Junior entregou mais 50 títulos para os moradores dos Núcleos Pedro Nolasco, no Rio do Ouro e Jardim da Serra. Mesmo como todo esse sucesso, você conhece o passo a passo da regularização fundiária?

 

1º Passo – Reúna seus vizinhos

Por uma regulamentação do Cartório de Registro de Imóveis (CRI), o programa de Regularização Fundiária só pode ser aberto quando uma quadra entra com o pedido de regularização na Secretaria de Habitação. Por conta disso, é importante, antes do munícipe iniciar o seu processo, se reunir e conversar com seus vizinhos para que todos entrem ao mesmo tempo no programa da Regularização Fundiária.

 

2º Passo – Entrega de documentos e tipo de regularização

Para iniciar o processo, os moradores precisam entregar os documentos de seu imóvel na Secretaria de Habitação. Porém, antes disso, primeiro é necessário entender qual tipo de Regularização Fundiária aquele morador se enquadra.

Em Caraguatatuba, existem dois tipos de Título de Regularização Fundiária, sendo elas a Social e a de Interesse Específico.

#PraCegoVer: Prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, entrega Título de Regularização Fundiária para moradora do Jardim da Serra (Foto: Luis Gava/PMC)

No caso da Regularização de Interesse Social, os interessados devem possuir renda de até cinco salários mínimos (equivalente a R$ 6.060,00l) ou a renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 606,00), além de não ser proprietário ou possuidor de outro imóvel urbano ou rural no território nacional. Os classificados como regularização de interesse social serão isentos de custas e emolumentos (tributos).

Já a Regularização de Interesse Específico são para aqueles cuja renda ultrapasse os cinco salários mínimos ou sejam proprietários ou possuidores de outro imóvel urbano ou rural no território nacional e as taxas e emolumentos correrão por conta do proprietário.

Os interessados devem entrar no endereço eletrônico https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/secretaria-de-habitacao/ e verificar a lista de documentos a serem apresentados, além do preenchimento de formulários específicos.

Após a entrega da documentação, a equipe do Programa de Regularização Fundiária inicia a investigação histórica do núcleo. Caso ele já tenha o levantamento histórico e documentações, mapeamento e delimitação da área, o processo é realizado de forma mais rápida. Se não tiver, somente esta etapa de investigação histórica pode levar de seis meses até um ano.

3º Passo – Pesquisa de Campo

Após os documentos entregues e toda a investigação de documentação e áreas concluídas, a equipe da Regularização Fundiária passa para a Pesquisa de Campo.

Neste passo, é realizado o levantamento topográfico da área, as suas quadras próximas, além da análise do tempo dos lotes, cadastro do IPTU e outros procedimentos. Durante a pesquisa de campo, a Secretaria de Habitação notifica as pessoas que entraram com a regularização para a confirmação de confrontantes, manifestação de possíveis terceiros donos do mesmo imóvel. Essa etapa tem auxilio da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil para averiguação de áreas de risco e preservadas.

Quando existe a necessidade de notificação, a Secretaria de Habitação publica as informações no Diário Oficial municipal, com prazo de 30 dias para resposta do munícipe.

 

4ª Passo – Envio da Certidão de Regularização Fundiária e documentos complementares para o Cartório de Registro de Imóveis (CRI)

Com as duas primeiras etapas concluídas, a Secretaria de Habitação envia a Certidão de Regularização Fundiária e os documentos complementares das áreas para o Cartório de Registro de Imóveis (CRI) para a realização da escritura do lote.

A Secretaria de Habitação deixa claro que o 3º passo é o mais complicado devido ao Cartório de Registro de Imóveis ser muito criterioso com os dados enviados. Caso seja constatado algum tipo de incoerência, o CRI informa a pasta responsável pela Regularização Fundiária e novas providências e até mesmo uma nova notificação de até 30 dias pode ser necessária, bem como nova publicação no Diário Oficial da Prefeitura, paralisando todo o processo até que as exigências do CRI sejam atendidas.

Por conta desse motivo, é sempre importante estar atento com os dados cadastrados e informar a Secretaria de Habitação caso tenha alguma atualização/alteração na documentação ou dados do munícipe que entra com o processo de regularização.

5º Passo – Entrega dos Títulos de Regularização

Quando finalizado, o CRI entrega os Títulos de Regularização Fundiária para a Secretaria de Habitação, que organiza a entrega junto com o prefeito Aguilar Junior.

Regularização Fundiária

Ao todo, já foram entregues 2.263 títulos, sendo 42 títulos aos moradores do núcleo Belmiro Cabral (Morro do Algodão); 122 no Núcleo Habitar Brasil (Pegorelli); 92 no Habitar Brasil (Jardim Casa Branca); 213 no bairro Ponte Seca; 32 no bairro Sertão dos Tourinhos; 123 no Loteamento Coopervap (Jardim Casa Branca); 63 no Loteamento Coopervap II; 365 no Loteamento Jorgin Mar (Perequê-Mirim); 549 no Balneário Maria Helena I (Perequê-Mirim); 55 no Balneário Maria Helena II (Perequê-Mirim); dois no Vila Indaia – Quadra 75; 28 no Núcleo Jardim da Serra (Jardim da Serra); 22 no Núcleo Pedro Nolasco (Rio do Ouro); 515 no Núcleo Recanto Vanja (Jardim Gaivotas); e 24 títulos no Núcleo Pantanal (Indaiá).

Títulos que se encontram em andamento junto ao CRI (358): 

  • Núcleo Dona Jô – Praia das Palmeiras, com 104 lotes;
  • Núcleo Projetada/José Poloni – Rio do Ouro, com 124 lotes;
  • Núcleo Vila São Lourenço I – Rio do Ouro (Fase I), com 105 lotes;
  • Núcleo Sítio Severino I e II– Travessão, com 25 lotes.

 

Projetos em andamento (fase: 1º Passo – Levantamento Histórico) – (360)

  • Núcleo Higino Martins (Tinga) – Quadra 1685, com 35 lotes;
  • Núcleo Massaguaçú – Quadra 215, com 20 lotes;
  • Núcleo Morro do Algodão – Quadra 2502, com 40 lotes;
  • Núcleo Morro do Algodão – Quadra 2374, com 10 lotes;
  • Núcleo Ponte Seca II, com 37 lotes;
  • Núcleo Jardim Bandeirantes – Rio do Ouro, com 150 lotes;
  • Núcleo Vila Oceânica – Golfinho, com 31 lotes;
  • Núcleo Jardim Brasil – Quadra 77 – Porto Novo, com 37 lotes.

Projetos em andamento (fase: 2º Passo – Pesquisa de Campo (em fase final) para ser encaminhado ao CRI (365)

  • Núcleo Jardim Atlântico I – Jardim Aruan, com 90 lotes;
  • Núcleo Jardim Atlântico II – Jardim Aruan, com 34 lotes;
  • Núcleo Vila São Lourenço II – Rio do Ouro, com 241 lotes.
Mais Notícias

Veja Também Recentes

CREAS e CMDMC promovem evento que destaca os direitos das mulheres
CREAS e CMDMC promovem evento que destaca os direitos das mulheres

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caraguatatuba (CMDMC) promoveu, na última semana, uma reunião nas dependências do Creas, com o tema “Empoderamento Feminino”. O evento, que faz parte das celebrações do mês das mulheres, teve o

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 03/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre chamamento público para prestação de serviço no 'Dia do Observador de Aves'
Prefeitura de Caraguatatuba abre chamamento público para prestação de serviço no ‘Dia do Observador de Aves’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, iniciou os preparativos para a comemoração do ‘Dia do Observador de Aves’, um evento que acontecerá entre os dias 16 e 19 de maio no Parque Natural Municipal Juqueriquerê. Realizado pela primeira vez em Caraguatatuba, o

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 05/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba registra boletim de ocorrência contra beneficiária por venda ilegal de fralda geriátrica
Prefeitura de Caraguatatuba registra boletim de ocorrência contra beneficiária por venda ilegal de fralda geriátrica

A Prefeitura de Caraguatatuba registrou nesta quinta-feira (25), Boletim de Ocorrência contra a responsável por um paciente, beneficiado com a entrega de fraldas geriátricas. A Secretaria de Saúde recebeu a denúncia de que a mulher estava vendendo 12 pacotes de fraldas em um grupo de vendas do facebook, o que

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 25/04/2024
Time de basquete de Caraguatatuba avança em competições e se destaca nas partidas
Time de basquete de Caraguatatuba avança em competições e se destaca nas partidas

O time de basquete de Caraguatatuba disputou, no último final de semana, o “Basquete Adulto Metropolitano” contra a equipe XXT Basketball. O time teve um desempenho notável, que deixou a partida acirrada, mesmo que o resultado final não tenha sido favorável. A competição terminou em 73 a 68 para o

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 09/04/2024
Caraguatatuba recebe Torneio de Pesca neste final de semana
Caraguatatuba recebe Torneio de Pesca neste final de semana

A praia do Massaguaçu será palco de mais um Torneio de Pesca neste final de semana. O 55º Torneio de Pesca Adc Embraer “Ozires Silva” espera receber 200 competidores no sábado e domingo (27 e 28). A primeira etapa no sábado terá início às 13h até às 17h30 e no

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 26/04/2024