Pesquisar No Site

CREAS e CMDMC promovem evento que destaca os direitos das mulheres

CREAS e CMDMC promovem evento que destaca os direitos das mulheres
CREAS e CMDMC promovem evento que destaca os direitos das mulheres

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caraguatatuba (CMDMC) promoveu, na última semana, uma reunião nas dependências do Creas, com o tema “Empoderamento Feminino”.

#PraTodosVerem: Grupo participa de roda de conversa promovida no Creas em Caraguatatuba sobre empoderamento feminino (Foto: Divulgação/PMC)

O evento, que faz parte das celebrações do mês das mulheres, teve o objetivo de destacar a importância da igualdade de gênero e o fortalecimento das mulheres em diversos ambitos da sociedade.

Participaram da reunião a presidente do CMDMC, Louriane de Oliveira Bastos Rodrigues; a vice-presidente do CMDMC, Ana Luiza Pugliesi; a conselheira suplente e representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no CMDMC, Dra. Sabrina Pereira Rangel; a equipe técnica da Fundação CASA, os técnicos do CREAS, orientadores da Medida Socioeducativa, Danillo Cossani e Katiuscia Gili dos Santos Guerra, e o público interessado no tema.

Durante o encontro, diversos temas foram abordados, tais como: a participação da mulher no processo democrático; o acesso da mulher às políticas públicas próprias; a mulher e o mercado de trabalho; superação às desigualdades sociais por gênero.

O evento proporcionou também oportunidades para trocas de experiências, fortalecendo a rede de apoio entre as participantes. Informações sobre as políticas públicas para mulheres em Caraguatatuba, tais como o Centro de Acolhimento à Mulher Vítima de Violência, Centro Integrado de Atendimento à Mulher Vítima de Violência (CIAM), Centro de Referência da Mulher (Pro Mulher) e Delegacia de defesa da Mulher (DDM) ganharam destaque.

O CMDMC foi criado sob a Lei Municipal de n° 2.632 de 07 de novembro de 2022, vinculado à Secretaria de Assistência Social e Cidadania, constituindo-se como órgão colegiado de caráter permanente e composição paritária entre o Poder Público e Sociedade Civil, com funções deliberativas, consultivas, normativas e de fiscalização.

O Conselho tem por finalidade possibilitar a participação popular quanto à propositura de diretrizes e de ações voltadas à promoção dos direitos das mulheres, bem como atuar no controle social de políticas públicas de igualdade de gênero e exercer papel consultivo e propositivo sobre os assuntos de interesse das mulheres em Caraguatatuba.

Já o Creas é a unidade pública estatal de abrangência municipal que tem como papel oferecer o trabalho social especializado no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para as famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos. O local atende na Rua Lorena, nº 75, bairro Sumaré, fone: (12) 3889-1099 e 3882-3825.

O Creas e o CMDMC reafirmam o compromisso de disseminar informações e promover ações de impacto que possam fortalecer a rede de apoio às mulheres do município. Diante de qualquer situação que configure violência contra a mulher, denuncia discando 180.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura faz alteração no trânsito da avenida Miguel Varlez para obras da Sabesp
Prefeitura faz alteração no trânsito da avenida Miguel Varlez para obras da Sabesp

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, fará alteração temporária no trânsito da avenida Miguel Varlez, no trecho entre o Trevo 1º Centenário (do Supermercado Silva Indaiá) até a ponte sobre o rio Santo Antonio (ao lado do Hospital Stella Maris). O

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 12/04/2024
Programa 'Adote o Verde' recebe novo parceiro para cuidar de área no Massaguaçu
Programa ‘Adote o Verde’ recebe novo parceiro para cuidar de área no Massaguaçu

O programa ‘Adote o Verde’ da Prefeitura de Caraguatatuba ganhou um importante aliado nesta quarta-feira (17). O Rotary Club de Caraguatatuba Poiares assumiu a responsabilidade de cuidar da área ao lado do Ecoponto Massaguaçu, entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três. Além disso, através da parceria

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 18/04/2024
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba reforça atualização de vacinas em escolas do município
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba reforça atualização de vacinas em escolas do município

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, reforçou a atualização das cadernetas de vacinação de alunos de escolas municipais e estaduais. A equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) tem percorrido as unidades escolares e aplicado vacinas em atraso em crianças e adolescentes entre zero e

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 04/04/2024
Caraguatatuba recebe 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre
Caraguatatuba recebe 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre

Caraguatatuba se prepara para receber o 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre, agendado para os próximos sábado e domingo, dias 27 e 28 de abril, a partir das 10h. O evento integra as celebrações de aniversário de 167 anos do município e espera a presença de cerca de 200

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 17/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba registra ato de vandalismo em caçambas de lixo
Prefeitura de Caraguatatuba registra ato de vandalismo em caçambas de lixo

A Prefeitura de Caraguatatuba registrou ato de vandalismo em duas caçambas utilizadas para descarte de lixos que estavam instaladas na Rua da Torre, no bairro do Travessão. Além de atear fogo, os suspeitos ainda derrubaram o lixo. A administração já havia colocado os equipamentos no local justamente para impedir o

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 15/04/2024