Pesquisar No Site

Caraguatatuba coleta 250 toneladas de materiais recicláveis em janeiro

Caraguatatuba coleta 250 toneladas de materiais recicláveis em janeiro
Caraguatatuba coleta 250 toneladas de materiais recicláveis em janeiro

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), arrecadou no mês de janeiro 250 toneladas de materiais recicláveis da Coleta Seletiva e dos Ecopontos.

Os Ecopontos são os principais pontos de descarte de materiais prejudiciais ao meio ambiente como resíduos de construção civil, pneus, lâmpadas, plásticos, móveis velhos, restos de podas, óleo de cozinhas, entre outros.

#PraCegoVer: Caminhão da Coleta Seletiva parado em cooperativa lotado de material reciclável (Foto: Divulgação/PMC)

Para conseguir atender toda a população, foram instalados em pontos estratégicos da cidade, nos bairros Golfinhos, Martim de Sá e Massaguaçu. A Prefeitura estuda a implantação, em breve, de mais um na região central.

Importante destacar que os Ecopontos não recebem lixo orgânico como animais mortos, lixo hospitalar, contaminantes e químicos. Volumes acima de 1 metro cúbico devem ser encaminhados para empresas recicladoras ou aterros privados licenciados.

Já o programa da Coleta Seletiva é realizado porta a porta, em dias e bairros específicos, conforme programação: http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/coletaseletiva/. Neste serviço, a população pode descartar plástico, vidro, papel e metal, sempre limpos.

Além de contribuir com o meio ambiente, a reciclagem de materiais proporciona geração de emprego, renda e qualidade de vida para 20 famílias que sobrevivem da reciclagem por meio das cooperativas Maranata e Pegorecicla. Todo resíduo recolhido na Coleta Seletiva e dos Ecopontos são encaminhados às cooperativas.

As pilhas e os pneus vão para empresas que fazem a logística reversa. Já o óleo de cozinha vai para outra empresa e passa por um processo de refinamento. Os restos de poda e construção civil vão para o aterro municipal e são reutilizados em ações de obras da cidade.

Para mais informações sobre os Ecopontos, entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca no telefone (12) 3897-2530.

Serviço

– Ecoponto Golfinhos: Alameda dos Corais / Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e aos domingos, das 8h30 às 14h.

– Ecoponto Martim de Sá: Rua Carijós, 170, no bairro Martim de Sá – próximo a Praça do ParCão. Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e aos domingos, das 8h30 às 14h.

– Ecoponto Massaguaçu: fica entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três. Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e aos domingos, das 8h30 às 14h.

– Os ecopontos fecham para almoço, das 12h às 13h.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba reforça inscrição no processo seletivo para professor esportivo
Prefeitura de Caraguatatuba reforça inscrição no processo seletivo para professor esportivo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, abriu novo processo seletivo para a contratação de professores nos polos esportivos da cidade. O Projeto Nova Onda, por meio do Instituto Social Boa Esperança, está à frente da contratação dos profissionais. Os educadores físicos interessados em participar

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 05/04/2024
Prefeitura reforça pintura da base do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba
Prefeitura reforça pintura da base do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba

Funcionários da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba estão pintando a base do 4º Subgrupamento do 11º Grupamento de Bombeiros Militar, no Indaiá. Os servidores cedidos pela Prefeitura iniciaram os trabalhos de pintura em fevereiro. O serviço deve ser concluído na segunda quinzena de abril. Ligado à Polícia Militar

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 10/04/2024
Caraguatatuba inicia semana com 224 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 242 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 242 oportunidades de emprego. Destaque para 73 vagas de eletricista em diversas áreas, 20 para preparador de estrutura metálica (ajudante de obras), 20 de sinaleiro, 10 de operador de telemarketing, 10 de consultor de vendas, seis de encanador

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 01/04/2024
WhatsApp Image 2024-03-28 at 12.56.53
Prefeitura de Caraguatatuba inicia na próxima semana reforma da ponte do Verde Mar

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, inicia nos próximos dias a reforma da ponte sobre o rio Cocanha, no bairro Verde Mar, Região Norte do município. A estrutura foi danificada por conta das chuvas do ano passado e o problema se agravou em

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 28/03/2024
A programação musical em comemoração aos 167 anos de Caraguatatuba inicia nesta sexta-feira (19), com o show do cantor Diogo Nogueira. Já no sábado (20), dia do aniversário da cidade, a festividade será com o cantor Zé Felipe. As apresentações são sempre às 21h, na Praça da Cultura, no Centro. O cantor Diogo Nogueira em sua turnê traz novas leituras para os sucessos de sua carreira, como “Pé na Areia”, “Alma Boêmia”,
167 anos de Caraguatatuba será marcado pelos shows de Diogo Nogueira e Zé Felipe neste final de semana

A programação musical em comemoração aos 167 anos de Caraguatatuba inicia nesta sexta-feira (19), com o show do cantor Diogo Nogueira. Já no sábado (20), dia do aniversário da cidade, a festividade será com o cantor Zé Felipe. As apresentações são sempre às 21h, na Praça da Cultura, no Centro.

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 16/04/2024