Pesquisar No Site
Saúde realiza fórum para reforçar importância do atendimento às mulheres vítimas de violência

Saúde realiza fórum para reforçar importância do atendimento às mulheres vítimas de violência
A Secretaria Municipal de Saúde realizou, na última sexta-feira (10), o 3º Fórum de Vigilância às Violências. Neste ano, o tema foi centralizado no trabalho desempenhado pela rede de assistência no enfretamento à violência contra a mulher.

#PraCegoVer: Sentados, profissionais assistam palestra durante o 3º Fórum de Vigilância às Violências (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
O 3º Fórum de Vigilância às Violências, realizado no auditório da Fundacc, no Centro, marcou o encerramento da campanha ’16 Dias de Ativismo’.
Mais de 100 pessoas, entre profissionais da Saúde e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, participaram do fórum. Representantes de diversos conselhos que atuam em defesa à vida e segurança da mulher também marcaram presença.
A secretária adjunta de Saúde Derci Andolfo abriu o evento para agradecer a presença de todos, principalmente a dos profissionais que são porta de entrada para o atendimento às mulheres vítimas de violência. “Esse tema é muito atual e importante porque vai fortalecer cada um de vocês”, disse.
Quem abriu o ciclo de palestras foi a historiadora Celina Aparecida Simões. Ela levou um pouco da experiência dos anos em que esteve atuando em casa de acolhimento para mulheres vítimas de violência.
Celina falou sobre o fato de que a violência não tem hora marcada e acontece em qualquer lugar e qualquer hora e que o agressor utiliza-se de maneiras e frases para fragilizar a vítima. Segundo ela, “o agressor quer afastar a mulher da família e de amigos e, por isso, há a necessidade de grupos que envolvam a mulher”.
A historiadora explicou o ciclo da violência e cada uma de suas fases. Ciclo esse que, de acordo com ela, precisa ser rompido de imediato durante a primeira fase.

#PraCegoVer: Mulheres do grupo de arte-terapia do Pró-Mulher se apresentam durante o 3º Fórum de Vigilância às Violências (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Para falar sobre a importância do trabalho em rede no enfrentamento à violência contra as mulheres, a Saúde convidou a mestra em política social e assistente social Rosilene Pimentel Gomes. Sua fala foi baseada na prevenção, combate, enfrentamento e, principalmente, assistência.
O fórum contou com a participação de Carmen Landim, diretora da proteção especial da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. Ela falou sobre fluxo de atendimento e apresentou qual é a estrutura da rede e o que ela oferece à mulher vítima de violência.
Muita cor e alegria tomou conta do auditório da Fundacc, onde o fórum foi realizado. O Centro de Referência da Saúde da Mulher (Pró-Mulher) também levou as mulheres do grupo de arte-terapia para uma apresentação artística com direto a muita música e dança. Ambas participantes do grupo foram vítimas de violência.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe 5ª edição do Cocanha Open de Beach Tennis com expectativa de 500 atletas
A Praia da Cocanha e a Arena Nacional, em Caraguatatuba, recebem entre os dias 22 e 24 de agosto, a 5ª edição do Cocanha Open de Beach Tennis, um dos maiores torneios da modalidade no Litoral Norte. O evento promete reunir mais de 500 atletas de diferentes regiões do estado

Estudantes de Caraguatatuba vivem jornada espacial com Planetário Itinerante
Os alunos dos 6º e 8º anos do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Caraguatatuba participam do projeto ‘Planetário Itinerante Urânia – Planetário Móvel na Sua Escola’. O projeto começou nesta segunda-feira (4) e segue até sexta-feira (8), sempre das 8h às 17h40. A expectativa é que mais

Problemas financeiros e internet fixa marcam balanço do Procon de Caraguatatuba em junho
O ranking do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 591 procedimentos formalizados dos 1.185 atendimentos realizados entre os dias 1º e 30 de junho. Desse total, 594 dos atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O relatório de atividades de junho foi marcado por problemas com envio de produtos

Show gratuito de Música Instrumental Brasileira com Fuca Trio é destaque nesta sexta-feira em Caraguatatuba
O Auditório Maristela de Oliveira, em Caraguatatuba, recebe nesta sexta-feira (15/8), às 20h, o segundo show da turnê Fuca Trio. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser emitidos antecipadamente pelo site da Mega Bilheteria, no link https://tinyurl.com/y6h5m22u . O compositor, multi-instrumentista e arranjador Fuca, de Ubatuba (SP), inicia uma nova

Vinte e sete servidores disputam eleição on-line da CIPAA do governo municipal de Caraguatatuba no dia 12 de agosto
A eleição online da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédios (CIPAA) do governo municipal de Caraguatatuba da Gestão 2025/2026 contará com 27 candidatos de diversas secretarias. Os servidores vão eleger 12 representantes da categoria no órgão, seis titulares e seis suplentes. A votação eletrônica será no dia 12