Pesquisar No Site

Saúde realiza fórum para reforçar importância do atendimento às mulheres vítimas de violência

Publicado em: 13/12/2021
Saúde realiza fórum para reforçar importância do atendimento às mulheres vítimas de violência
Saúde realiza fórum para reforçar importância do atendimento às mulheres vítimas de violência

A Secretaria Municipal de Saúde realizou, na última sexta-feira (10), o 3º Fórum de Vigilância às Violências. Neste ano, o tema foi centralizado no trabalho desempenhado pela rede de assistência no enfretamento à violência contra a mulher.

#PraCegoVer: Sentados, profissionais assistam palestra durante o 3º Fórum de Vigilância às Violências (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

O 3º Fórum de Vigilância às Violências, realizado no auditório da Fundacc, no Centro, marcou o encerramento da campanha ’16 Dias de Ativismo’.

Mais de 100 pessoas, entre profissionais da Saúde e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, participaram do fórum. Representantes de diversos conselhos que atuam em defesa à vida e segurança da mulher também marcaram presença.

A secretária adjunta de Saúde Derci Andolfo abriu o evento para agradecer a presença de todos, principalmente a dos profissionais que são porta de entrada para o atendimento às mulheres vítimas de violência. “Esse tema é muito atual e importante porque vai fortalecer cada um de vocês”, disse.

Quem abriu o ciclo de palestras foi a historiadora Celina Aparecida Simões. Ela levou um pouco da experiência dos anos em que esteve atuando em casa de acolhimento para mulheres vítimas de violência.

Celina falou sobre o fato de que a violência não tem hora marcada e acontece em qualquer lugar e qualquer hora e que o agressor utiliza-se de maneiras e frases para fragilizar a vítima. Segundo ela, “o agressor quer afastar a mulher da família e de amigos e, por isso, há a necessidade de grupos que envolvam a mulher”.

A historiadora explicou o ciclo da violência e cada uma de suas fases. Ciclo esse que, de acordo com ela, precisa ser rompido de imediato durante a primeira fase.

#PraCegoVer: Mulheres do grupo de arte-terapia do Pró-Mulher se apresentam durante o 3º Fórum de Vigilância às Violências (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Para falar sobre a importância do trabalho em rede no enfrentamento à violência contra as mulheres, a Saúde convidou a mestra em política social e assistente social Rosilene Pimentel Gomes. Sua fala foi baseada na prevenção, combate, enfrentamento e, principalmente, assistência.

O fórum contou com a participação de Carmen Landim, diretora da proteção especial da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. Ela falou sobre fluxo de atendimento e apresentou qual é a estrutura da rede e o que ela oferece à mulher vítima de violência.

Muita cor e alegria tomou conta do auditório da Fundacc, onde o fórum foi realizado. O Centro de Referência da Saúde da Mulher (Pró-Mulher) também levou as mulheres do grupo de arte-terapia para uma apresentação artística com direto a muita música e dança. Ambas participantes do grupo foram vítimas de violência.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Champs Open de Beach Tennis agitou Caraguatatuba com presença do público
Champs Open de Beach Tennis agitou Caraguatatuba com presença do público

O Champs Open Internacional de Beach Tennis agitou o último final de semana em Caraguatatuba com grandes nomes da modalidade em todo o país e alguns dos principais destaques do mundo. Com a arena completamente lotada na Praia do Indaiá, a cidade se despediu das disputas entre os gigantes do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 06/03/2024
Programa Educa Sabesp promove capacitação para professores da rede municipal de Caraguatatuba
Programa Educa Sabesp promove capacitação para professores da rede municipal de Caraguatatuba

Em comemoração ao Mês da Água, a Sabesp realiza nesta quinta-feira (14/3), das 8h às 11h, na Estação de Tratamento de Água (ETA) Porto Novo, uma capacitação para 20 professores da rede municipal de Caraguatatuba junto ao Programa Educa Sabesp. A iniciativa da Companhia, em parceria com a Prefeitura de

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 13/03/2024
Fundacc abre 5ª Mostra de Arte “Comemoração ao Dia do Artesão”
Fundacc abre 5ª Mostra de Arte “Comemoração ao Dia do Artesão”

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) por meio da Comissão Setorial de Artesanato abriu na última sexta-feira (15/3), a 5ª Mostra de Arte “Comemoração ao Dia do Artesão” no saguão da Secretaria de Turismo de Caraguatatuba. Dia 19 de março é comemorado o Dia do Artesão, data escolhida por ser dia de São José, santo

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 18/03/2024
“Uma certa noiva cadáver
“Uma certa noiva cadáver” retorna ao TMC

A peça “Uma certa noiva cadáver” está de volta ao Teatro Mario Covas na quinta-feira (14/3) às 20h. A entrada é gratuita e o espetáculo é livre para todos os públicos. O ingresso deve ser retirado uma hora antes na bilheteria. A adaptação livre da obra dirigida por Tim Burton

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 12/03/2024
Fundacc lança “Na praia com Livros e Histórias”
Fundacc lança “Na praia com Livros e Histórias”

E se na praia, além do bronze, você também pegasse livros e ouvisse boas histórias? Com o objetivo de fomentar o hábito da leitura e valorizar os artistas contadores de histórias da região, a partir do dia 9 de março, a Fundacc dá início à ação cultural “Na praia com Livros

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 04/03/2024