Pesquisar No Site
Caraguatatuba alerta para descarte irregular em vias públicas; prática é crime e gera multa
Caraguatatuba alerta para descarte irregular em vias públicas; prática é crime e gera multa
A equipe de limpeza urbana da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) se deparou, nesta semana, com um grande volume de descarte irregular de resíduos nas ruas do bairro Gaivotas, na região central. A Prefeitura de Caraguatatuba alerta que esta prática é crime e gera multa de R$ 762,96.

#PraCegoVer: Restos de madeiras e papelão, descartados em via pública, próximo de residências (Foto: Divulgação /PMC)
A Sesep ainda destaca que a limpeza das ruas com varrição e roçada é feita mensalmente e que o lixo gerado dentro das casas é de responsabilidade do morador. “Neste caso estamos fazendo a recolha, mas restos de poda, móveis velhos, madeiras, restos de construção civil, entre outros, tem um local apropriado para o descarte no município”, explica o secretário adjunto da Sesep, Wagner Ramiro.
Para isso, o município disponibiliza três Ecopontos instalados nas três regiões da cidade. O descarte irregular prejudica não só o meio ambiente, mas os moradores do bairro, podendo causar alagamentos devido à sujeira despejada e a atração de insetos causando doenças, com a dengue, por exemplo.

#PraCegoVer: Restos de construção civil, descartados em via pública, próximo de residências (Foto: Divulgação /PMC)
Qualquer morador que avistar este tipo de prática pode denunciar no Canal 156. Importante que envie fotos do flagrante e, se possível, o endereço da pessoa para que a equipe de fiscalização possa agir da maneira correta.
Nos três Ecopontos, nos bairros Golfinhos, Martim de Sá e Massaguaçu é possível entregar materiais recicláveis, resíduos volumosos, resíduos da construção civil, podas, além de móveis e equipamentos domésticos, pneus, óleo de cozinha, resíduos eletrônicos, pilhas, lâmpadas, baterias de equipamentos eletrônicos e madeiras. Eles funcionam de segunda a sábado, das 8h30 às 17h, e aos domingos das 8h30 às 14h, fechando apenas para o almoço das 12h às 13h.
Materiais recicláveis também são recolhidos porta a porta, com cronograma diário divulgado no endereço: http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/coletaseletiva/. Qualquer dúvida sobre a coleta dos materiais pode ser realizada na SMAAP, no telefone (12) 3897-2530.
Veja Também Recentes
Espetáculos do grupo Os Geraldos têm entrada gratuita na próxima semana no Teatro Mario Covas
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe na próxima semana os espetáculos “Parará – Um Reino Pela Música” e “Saudade”, do grupo de teatro Os Geraldos, de Campinas. As apresentações têm entrada gratuita e integram a programação de aniversário da cidade, que completa 169 anos no dia 20 de abril.
CRAS Barranco Alto promove workshop de chocolate e incentiva geração de renda em Caraguatatuba
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Barranco Alto promoveu, na última quinta-feira (9), um workshop de chocolate voltado às famílias atendidas pela unidade. A atividade, ministrada pelo gastrólogo Felipe Barreto, teve como objetivo incentivar o desenvolvimento de habilidades práticas que contribuem para a qualificação profissional e
Pontos MIS promove oficina “Cine Camiseta – História do Cinema Através das Mídias Físicas” em Caraguatatuba
O Cineclube Pontos MIS promove no dia 18 de abril (sábado), das 15h às 19h, na Videoteca Lúcio Braun, a oficina audiovisual “Cine Camiseta – História do Cinema Através das Mídias Físicas”, com Diaulas Ullysses. A atividade é gratuita, e a inscrição deve ser realizada por meio do link: https://tinyurl.com/yma4un9c. O
Caraguatatuba: Credenciamento para Festivais da Tainha e do Camarão segue até dia 5 de abril
Segue aberto o credenciamento da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) para artistas e fazedores de Cultura que tenham interesse em compor a programação artística dos Festivais da Tainha e do Camarão. As inscrições podem ser realizadas até o dia 5 de abril, por meio do formulário https://tinyurl.com/2z7x97nj. Em 2026,
Caraguatatuba prevê 82% de ocupação em feriado prolongado e soma cinco semanas de alta no turismo
A Secretaria de Turismo de Caraguatatuba espera registrar taxa média de 82% de ocupação na rede hoteleira durante fim de semana prolongado, marcado pelas comemorações do aniversário de 169 anos da cidade e pelo feriado de Tiradentes, em 21 de abril. A expectativa do setor reforça o cenário de aquecimento