Pesquisar No Site
Caraguatatuba realiza última avaliação de densidade larvária do ano; resultado auxilia nas próximas ações de combate à dengue

Caraguatatuba realiza última avaliação de densidade larvária do ano; resultado auxilia nas próximas ações de combate à dengue
Os agentes de controle da dengue do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) iniciaram, nesta terça-feira (16), as atividades da última avaliação de densidade larvária (ADL) de 2021.

#PraCegoVer: Agentes conversam com moradora durante a inspeção da ADL (Foto: Divulgação/PMC)
De acordo com biólogo e coordenador do Controle da Dengue, Ricardo Fernandes, a ADL é importante porque vai servir como norte para a realização das ações de combate à dengue dos próximos meses, principalmente com o início do verão e o período de grande de circulação de pessoas na cidade.
Ele destacou que “o trabalho será ainda mais intensificado nas áreas com maior infestação, além de informar a população quais são os principais criadouros em cada bairro do município”.
A previsão é de que 600 quarteirões e mais 3.300 imóveis sejam vistoriados até o dia 15 de dezembro.
O resultado da última ADL, realizada em setembro, apontou que a taxa de infestação do mosquito Aedes aegypti no município era de 1,7%. Esse número é inferior ao obtido na avaliação de junho, que foi de 1,8%.
Segundo o Ministério da Saúde, o resultado indica um estado de alerta. Quando o índice obtido é menor que 1,0% o resultado é satisfatório; de 1,1% a 3,9% é preciso ficar em estado de alerta; e acima de 4,0% é considerado alto risco.
A área ‘1’, que corresponde à região próxima ao bairro Tabatinga, na região norte, obteve a taxa mais alta de infestação do município. Ela chegou a 2,33%.
Vistoria de pontos estratégicos
Os cerca de 50 imóveis considerados como pontos estratégicos (PEs) cadastrados no CCZ começaram a receber, nesta terça-feira (16), a visita dos agentes do controle da dengue. No local, a equipe realiza vistorias para identificar possíveis criadouros.
Os pontos estratégicos são os locais com grande acúmulo de materiais como: borracharias, ferros-velhos, mecânicas automotivas, empresas de reciclagem e floriculturas. Esses locais facilitam a proliferação do mosquito, justamente por terem a características de criadouro, por isso, recebem visitas quinzenais.
Veja Também Recentes

Evento de tecnologia de inclusão de gênero é destaque no dia 24 de abril em Caraguatatuba
Caraguatatuba será palco de um importante evento de tecnologia de inclusão de gênero. Trata-se do #ElasTech, que será realizado no dia 24 abril, no Teatro Mário Covas. A data comemora o Dia Internacional das Meninas da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), que conscientiza sobre a necessidade de mais meninas

Representantes de Conselhos Municipais e empresários debatem destinação do Imposto de Renda na Associação Comercial
Os presidentes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI) e do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) fizeram uma ação conjunta, nesta quinta-feira (24), durante a comemoração de 60 anos da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba para mobilizar e sensibilizar os participantes

Caraguatatuba realiza feira de adoção de cães e gatos neste sábado
Dez animais estarão à espera de um novo lar na Feira de Adoção realizada neste sábado (5), das 12h às 16h, nas dependências do Serramar Shopping, em Caraguatatuba. O evento é organizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em conjunto com as ONGs de proteção animal, Anjo de Patas

Confira resultado do chamamento para food trucks durante festividades de aniversário de Caraguatatuba
Está disponível o resultado do Edital de Chamada Pública nº 014/2025, que trata do credenciamento de food trucks, food karts e bikes para atuação durante os eventos comemorativos ao Aniversário de 168 anos de Caraguatatuba, entre os dias 17 e 21 de abril, em três pontos turísticos da cidade, Praça

CCZ de Caraguatatuba realiza agendamento para castração de cães e gatos
Mesmo com chuva, muitas pessoas compareceram ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba na manhã de sexta-feira (4), para o agendamento de 250 vagas de castração gratuita de cães e gatos a partir dos seis meses de idade. Quem não conseguiu garantir uma das vagas disponibilizadas para este