Pesquisar No Site
Prefeitura amplia e moderniza iluminação pública em mais avenidas de Caraguatatuba

Prefeitura amplia e moderniza iluminação pública em mais avenidas de Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, continua modernizando e expandindo a iluminação em diversas vias da cidade, entre elas as avenidas que cortam os bairros do Britania, Benfica e Poiares.

#PraCegoVer: Imagem mostra o poste galvanizado com braços e luminárias instaladas (Foto: Luís Gava/PMC)
Depois das avenidas Brasília e Prudente de Morais, a modernização e ampliação da iluminação chega às avenidas Gaspar de Souza, na Praia das Palmeiras, Antonio do Rego e Ivo Gonçalves Relva, no Jardim Britânia, e Alcides Alves Pereira, no Estrela D’Alva.
De acordo com a concessionária de iluminação pública, Caraguá Luz, esses logradouros tem pista dupla e eram parcialmente iluminados em alguns trechos, de forma alternada.
Com o novo projeto, a iluminação passa a ser feita a partir do canteiro central com postes de aço galvanizado e luminárias de alto rendimento em toda a extensão das vias.
Confira as alterações e modificações realizadas em cada logradouro
Avenida Gaspar de Souza – Praia das Palmeiras
Comprimento: 513m (aproximadamente)
Como era? – Antes, no local havia 15 luminárias do tipo mercúrio com potência de 125 w. Elas foram substituídas, em 2018, por 15 luminárias LED de 60 w.
Como está? – Hoje, a via tem 30 luminárias LED de 74 w. Essas foram colocadas num poste de aço galvanizado a fogo que foi instalado, no canteiro central da via. As luminárias anteriores estavam em postes da EDP Bandeirantes. Antes da modernização, apenas um lado era iluminado. Com a colocação de dois braços, no poste, ambos os lados ganharam iluminação.
Diferencial – A modernização também contemplou a Praça que fica próxima à Avenida Gaspar de Souza, no sentido praia. Nela, foram colocadas oito luminárias LED de 90 w.
Avenida Ivo Gonçalves Relva – Jardim Britânia
Comprimento: 690m (aproximadamente) – Uma das maiores avenidas do bairro.
Como era? – Antes, no local havia 20 luminárias do tipo mercúrio com potência de 125 w. Elas foram substituídas, em 2017, por 21 luminárias LED de 36 w.
Como está? – Hoje, a via tem 42 luminárias LED de 74 w. Essas foram colocadas num poste de aço galvanizado a fogo que foi instalado, no canteiro central da via. As luminárias anteriores estavam em postes da EDP Bandeirantes.
Diferencial – Com isso, a via tem o dobro em quantidade e potência se comparado com a iluminação anterior. Segundo a Caraguá Luz, a situação do local era precária com vários trechos escuros.
Avenida Antonio do Rego – Jardim Britânia
Comprimento: 515m (aproximadamente) – Faz cruzamento com a Avenida Ivo Gonçalves Relva.
Como era? – Antes, no local havia 13 luminárias do tipo mercúrio com potência de 125 w. Elas foram substituídas, em 2018, por 13 luminárias LED de 60 w.
Como está? – Hoje, a via tem 32 luminárias LED de 74 w. Essas foram colocadas num poste de aço galvanizado a fogo que foi instalado, no canteiro central da via. As luminárias anteriores estavam em postes da EDP Bandeirantes. Antes da modernização, apenas um lado era iluminado. Com a colocação de dois braços, no poste, ambos os lados ganharam iluminação.
Avenida Alcides Alves Pereira – Estrela D’Alva
Comprimento: 280m (aproximadamente)
Como era? – Antes, no local havia seis luminárias do tipo mercúrio com potência de 125 w. Elas foram substituídas, em 2018, por seis luminárias LED de 60 w.
Como está? – Hoje, a via tem 16 luminárias LED de 90 w. Essas foram colocadas num poste de aço galvanizado a fogo que foi instalado, no canteiro central da via. As luminárias anteriores estavam em postes da EDP Bandeirantes.
Todas as luminárias LED são instaladas conforme a necessidade de cada local (rua, avenida, praça, etc.). Essa necessidade é verificada por meio de estudos que são feitos em um programa de computador.
Veja Também Recentes

Pré-Conferências sobre Direitos da Pessoa Idosa começam na próxima semana
Encontros para escuta, diálogo e construção coletiva. Esse é o objetivo das Pré-Conferências de Direitos da Pessoa Idosa, que se iniciam na próxima segunda-feira, dia 14, entre 9h e 11h, no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no bairro Jardim Jaqueira. Serão realizadas

Encerrado ciclo de Audiências Públicas do PPA 2026-2029 e LDO 2026
Caraguatatuba encerrou a série de três audiências públicas do Plano Plurianual 2026-2029 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026. O evento foi na EMEF Professora Antonia Antunes Arouca, no bairro do Massaguaçu, na segunda-feira (28), entre 19h e 21h. A primeira ocorreu no dia 24 deste mês, na

Cursos, capacitações e parcerias institucionais marcam primeiros 100 dias da Secretaria de Governo
Curso, capacitações, parcerias institucionais, entre outras ações marcaram os primeiros 100 dias de trabalho da Secretaria de Governo de Caraguatatuba. Destaque para a oferta de cursos e capacitações iniciativa importante para promover o desenvolvimento socioeconômico e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos do município. Esses cursos podem ser uma

Nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher toma posse
De acordo com o Censo Demográfico de 2022, 51,5% da população brasileira é composta por mulheres. O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) é um órgão que atua na defesa dos direitos e na promoção de políticas públicas das mulheres. Caraguatatuba elegeu nova diretoria para o Conselho Municipal dos

Professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais participam de imersão sobre cultura indígena com ceramista Carlo Cury
No Ponto de Cultura Espaço Hartãt – Acervo Indígena, no bairro Martim de Sá, mantido pelo ceramista Carlo Cury e pelo agrônomo Claudio Dias, os professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER) puderam conhecer um pouco das experiências do artista com povos indígenas, modo de vida e cultura desse