Pesquisar No Site

Comdefi encerra debates preparatórios para a 3ª Conferência da Pessoa com Deficiência

Comdefi encerra debates preparatórios para a 3ª Conferência da Pessoa com Deficiência
Comdefi encerra debates preparatórios para a 3ª Conferência da Pessoa com Deficiência

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Caraguatatuba (Comdefi) encerrou na quinta-feira (7) o ciclo de oito pré-conferências preparatórias para a 3ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência, que será realizada no dia 6 de novembro.

#PraCegoVer: Sala de Vídeo do Ciapi. Funcionários públicos estão sentados e assistem os vídeos sobre a 3ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência (Foto: Divulgação)

Os encontros foram realizados no CRAS Massaguaçu, CRAS Sul, CRAS Norte, CRAS Jetuba, CRAS Barranco Alto, CRAS Centro, Ciapi (Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência e ao Idoso) e na Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso, entre os dias 24 de setembro e 7 de outubro.

O objetivo das pré-conferências foi o de reunir vários segmentos da sociedade e discutir como se encontram as políticas públicas desenvolvidas no município para as pessoas com deficiência, levantar as prioridades e formas de implementá-las.

O presidente do Comdefi, José Giovani da Silva, disse que as reuniões nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) visou atender às pessoas com deficiência pelo deslocamento mínimo a partir de suas casas. Outras duas, no Ciapi (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso), reuniram as Entidades e, a última, servidores públicos que atuam junto às pessoas com deficiência.

“Foram escolhidos 10 delegados e 10 suplentes que vão avaliar e votar as propostas dos cinco eixos temáticos durante a Conferência. Ainda levantadas mais de 100 propostas que serão avaliadas e classificadas nos 5 eixos temáticos na Conferência”, destacou o presidente.

Uma das participantes das pré-conferências, Cristiane Pereira dos Santos, que teve parte dos movimentos do lado direito limitados em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), avaliou de forma positiva esses encontros.

“Como deficiente, achei que esse segmento da população participa muito pouco quando é chamado a opinar. Não sabia, por exemplo, como o Comdefi atua. Também pude escutar reivindicações e sugestões de outras pessoas, diferentes das minhas necessidades. Essa troca é muito importante e, com certeza, estarei presente no dia do evento principal. Inclusive me coloquei à disposição como delegada”, declarou.

A 3ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência (6/11) terá como tema “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência”, que será discutido em cinco eixos: Eixo 1 – Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurada à participação das Pessoas com Deficiência; Eixo 2 – Garantia do acesso das Pessoas com Deficiência às Políticas Públicas; Eixo 3 – Financiamento das Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência; Eixo 4 – Direito e Acessibilidade; Eixo 5 – Desafios para a Comunicação Universal.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

1ª Caminhada Beneficente pela Saúde do Homem reúne 400 pessoas em Caraguatatuba
1ª Caminhada Beneficente pela Saúde do Homem reúne 400 pessoas em Caraguatatuba

A 1ª Caminhada Beneficente pela Saúde do Homem contou com a participação de cerca de 400 pessoas no último sábado (6), que se reuniram em prol da causa de alertar sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. Os participantes percorreram o trajeto do bairro Indaiá até o Mirante

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 08/11/2021
Educação de Caraguatatuba realiza parada avaliativa em todas as unidades da rede
Educação de Caraguatatuba realiza parada avaliativa em todas as unidades da rede

A Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou de 25 de outubro a 04 de novembro a ‘Semana da Parada Avaliativa’ nas 54 unidades escolares da rede municipal de ensino, que atualmente atende mais de 20 mil estudantes. A ação envolveu toda comunidade escolar. A Parada Avaliativa

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 10/11/2021
3º Caraguá Beer Festival é sucesso de público nos quatro dias de evento
Confira a lista dos candidatos habilitados para o Beer Festival 2021

O Caraguá Beer Festival 2021 será realizado os dias 19 e 21 de novembro na Praça da Cultura (Avenida da Praia, no Centro). Confira a lista: Tipo de Operação Nome do Estabelecimento Cidade Stand de Alimentação Kintal do Marquinhos Caraguatatuba Stand de Alimentação Gamboa Caraguatatuba Stand de Alimentação Prosa e

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 09/11/2021
‘Novembro Azul’: palestra para professores e alunos marca terceira semana das ações promovidas pela Saúde
‘Novembro Azul’: palestra para professores e alunos marca terceira semana das ações promovidas pela Saúde

Tão importante quanto aprender sobre os cuidados com a saúde na fase adulta é começar a entender a importância desse assunto desde cedo, principalmente os homens. Esse público tem a “fama” de ser o que menos procura o serviço de saúde. Por esse motivo, alunos da EMEF Prof. Luiz Silvar

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 19/11/2021
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais 24 bolsistas do PEAD para limpeza pública
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais 24 bolsistas do PEAD para limpeza pública

A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais 24 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) para trabalhar em serviços de limpeza e manutenção das vias e logradouros públicos do município. Os selecionados devem ir, utilizando máscara, nesta quarta, quinta e sexta-feira (24, 25 e 26/11), das 9h às 14h, no Departamento de

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 23/11/2021