Pesquisar No Site

Comdefi encerra debates preparatórios para a 3ª Conferência da Pessoa com Deficiência

Comdefi encerra debates preparatórios para a 3ª Conferência da Pessoa com Deficiência
Comdefi encerra debates preparatórios para a 3ª Conferência da Pessoa com Deficiência

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Caraguatatuba (Comdefi) encerrou na quinta-feira (7) o ciclo de oito pré-conferências preparatórias para a 3ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência, que será realizada no dia 6 de novembro.

#PraCegoVer: Sala de Vídeo do Ciapi. Funcionários públicos estão sentados e assistem os vídeos sobre a 3ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência (Foto: Divulgação)

Os encontros foram realizados no CRAS Massaguaçu, CRAS Sul, CRAS Norte, CRAS Jetuba, CRAS Barranco Alto, CRAS Centro, Ciapi (Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência e ao Idoso) e na Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso, entre os dias 24 de setembro e 7 de outubro.

O objetivo das pré-conferências foi o de reunir vários segmentos da sociedade e discutir como se encontram as políticas públicas desenvolvidas no município para as pessoas com deficiência, levantar as prioridades e formas de implementá-las.

O presidente do Comdefi, José Giovani da Silva, disse que as reuniões nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) visou atender às pessoas com deficiência pelo deslocamento mínimo a partir de suas casas. Outras duas, no Ciapi (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso), reuniram as Entidades e, a última, servidores públicos que atuam junto às pessoas com deficiência.

“Foram escolhidos 10 delegados e 10 suplentes que vão avaliar e votar as propostas dos cinco eixos temáticos durante a Conferência. Ainda levantadas mais de 100 propostas que serão avaliadas e classificadas nos 5 eixos temáticos na Conferência”, destacou o presidente.

Uma das participantes das pré-conferências, Cristiane Pereira dos Santos, que teve parte dos movimentos do lado direito limitados em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), avaliou de forma positiva esses encontros.

“Como deficiente, achei que esse segmento da população participa muito pouco quando é chamado a opinar. Não sabia, por exemplo, como o Comdefi atua. Também pude escutar reivindicações e sugestões de outras pessoas, diferentes das minhas necessidades. Essa troca é muito importante e, com certeza, estarei presente no dia do evento principal. Inclusive me coloquei à disposição como delegada”, declarou.

A 3ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência (6/11) terá como tema “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência”, que será discutido em cinco eixos: Eixo 1 – Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurada à participação das Pessoas com Deficiência; Eixo 2 – Garantia do acesso das Pessoas com Deficiência às Políticas Públicas; Eixo 3 – Financiamento das Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência; Eixo 4 – Direito e Acessibilidade; Eixo 5 – Desafios para a Comunicação Universal.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba leva serviços de saúde à população adulta em situação de rua
Prefeitura de Caraguatatuba leva serviços de saúde à população adulta em situação de rua

Com objetivo de ampliar o acesso da população adulta em situação de rua aos serviços de saúde, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta terça-feira (23), atendimento itinerante a este público. Foram atendidas 24 pessoas. O projeto piloto foi realizado na Praça Rádio Amador, no

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 24/04/2024
Programa 'Adote o Verde' recebe novo parceiro para cuidar de área no Massaguaçu
Programa ‘Adote o Verde’ recebe novo parceiro para cuidar de área no Massaguaçu

O programa ‘Adote o Verde’ da Prefeitura de Caraguatatuba ganhou um importante aliado nesta quarta-feira (17). O Rotary Club de Caraguatatuba Poiares assumiu a responsabilidade de cuidar da área ao lado do Ecoponto Massaguaçu, entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três. Além disso, através da parceria

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 18/04/2024
Mais de 500 kg de resíduos são recolhidos em ação de limpeza da Praia da Cocanha
Mais de 500 kg de resíduos são recolhidos em ação de limpeza da Praia da Cocanha

A Associação dos Pescadores e Maricultores da praia da Cocanha (MAPEC) promoveu a ação socioambiental “Farol do Lixo, um farol de soluções para um oceano sustentável” na última sexta-feira (29). A limpeza foi realizada na Praia da Cocanha e resultou na retirada de 563 quilos de resíduos. Ao todo, o

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 01/04/2024
GCM de Caraguatatuba apreende veículo suspeito de ter sido furtado
GCM de Caraguatatuba apreende veículo suspeito de ter sido furtado

A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba realizou na noite de terça-feira (02) a apreensão de um veículo, sob suspeita de ter sido furtado. Por volta das 19h30, um agente de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, ao fazer o patrulhamento na região central da cidade, avistou

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 03/04/2024
Prefeitura realiza reforma de 14 escolas municipais e 10 Unidades Básicas de Saúde
Prefeitura realiza reforma de 14 escolas municipais e 10 Unidades Básicas de Saúde

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, continua com a reforma e manutenção de 14 escolas da rede municipal de ensino e 10 Unidades Básicas de Saúde, cujo investimento gira em torno de R$ 10 milhões. As unidades de ensino receberão uma série de serviços, que

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 10/04/2024