Pesquisar No Site

Centro de Reabilitação Psiquiátrico é inaugurado na Casa de Saúde Stella Maris, em Caraguatatuba

Publicado em: 04/10/2021
Centro de Reabilitação Psiquiátrico é inaugurado na Casa de Saúde Stella Maris, em Caraguatatuba
Centro de Reabilitação Psiquiátrico é inaugurado na Casa de Saúde Stella Maris, em Caraguatatuba

Caraguatatuba agora conta com um Centro de Reabilitação Psiquiátrico para atender pacientes em situação de urgência e emergência. Ele está instalado na Casa de Saúde Stella Maris (CSSM) e foi entregue na manhã do último domingo (4).

#PraCegoVer: A imagem mostra um leito Centro de Reabilitação Psiquiátrico (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Participaram da entrega o prefeito Aguilar Junior, o secretário de Saúde Gustavo Boher e o representante do Instituto Pequenas Missionárias Maria Imaculada (IPMMI) Euler Baumgratz.

Em seu discurso, Baumgratz destacou a importância da parceria entre Prefeitura e o instituto e afirmou que o centro psiquiátrico representa a renovação. Ele também enalteceu a atuação em relação à CSSM. “Nós trabalhávamos descalços, mas o prefeito veio e calçou nossos pés”.

O secretário reforçou a importância da CSSM no município e disse que o apoio e incentivo do prefeito contribuem para o avanço da saúde. “Com esse novo espaço, nós avançamos mais uma vez; é mais um passo importante na luta de oferecer o melhor à população”.

Para o prefeito Aguilar Junior, a obra é um grande marco e se lembrou da dificuldade de prestar atendimento às crises dos pacientes psiquiátricos. “Antes era desafiador deixar os pacientes não psiquiátricos com os que eram”.

#PraCegoVer: Dentro da área administrativa, o prefeito Aguilar Junior ao lado do secretário de Saúde Gustavo Boher e o representante IPMMI Euler Baumgratz

O prefeito também ressaltou os investimentos feitos na CSSM durante seus cinco anos de gestão. “Isso representa respeito com a maior unidade de saúde do Litoral Norte”, disse.

O espaço, que foi financiado pelo Governo do Estado, será custeado pelo município. Ele funcionará 24 horas por dia, além de ser amplo e possuir dez leitos para receber pacientes de maneira humanizada.

Serviço de apoio psiquiátrico

Caraguatatuba conta com diversos dispositivos para atender os pacientes que precisam de apoio psicológico e psiquiátrico. A porta de entrada são as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), por meio das Equipes de Saúde da Família (ESF).

Os pacientes são encaminhados aos equipamentos psiquiátricos: Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), Centro de Atenção Psicossocial Álcool – Drogas (CAPS AD), Ambulatório de Saúde Mental Infanto-Juvenil (ASMIJ) e Centro de Reabilitação (CER).

As urgências e emergências são atendidas pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e encaminhadas, via Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (CROSS), para hospitais com atendimento psiquiátrico, seja na cidade ou em outros municípios, referenciados pela Departamento Regional de Saúde (DRS) – Taubaté.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

CCZ de Caraguatatuba agenda 400 animais para castração em apenas um dia
CCZ de Caraguatatuba agenda 400 animais para castração em apenas um dia

As inscrições para o Programa Municipal de Castração de Cães e Gatos de Caraguatatuba estão encerradas. De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), 400 animais foram agendados no mesmo dia da abertura das agendas. Quem não conseguiu garantir uma das vagas disponibilizadas para o mês de novembro

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 27/10/2021
Inscrições das 20 Guarda-Vidas do Estado para Caraguá terminam dia 31 de outubro
Inscrições das 20 Guarda-Vidas do Estado para Caraguá terminam dia 31 de outubro

As inscrições para 20 vagas de Guarda-Vidas por Tempo Determinado (GVTD) do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, destinadas a Caraguatatuba terminam no dia 31 de outubro e devem ser feitas das 9h às 18h na sede do 3º Subgrupamento de Bombeiros Marítimo (Subprefeitura do

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 22/10/2021
Nadadores conquistam medalhas em nova edição do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas
Nadadores conquistam medalhas em nova edição do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas

A equipe de natação da Secretaria de Esportes de Caraguatatuba participou no final de semana da 6ª etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes de Maratonas Aquáticas. A edição da competição foi realizada em Porto Alegre (RS). Ao todo, os atletas de Caraguatatuba conquistaram quatro vezes um lugar no pódio entre os

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 27/10/2021
De natação a luta: Caraguatatuba tem eventos esportivos para todos os gostos neste final de semana
Caraguatatuba recebe Torneio Regional de Natação no dia 16 de outubro

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, organiza em conjunto com a Federação Aquática Paulista, o Torneio Regional de Natação. O campeonato está marcado para o dia 16 de outubro, na piscina do Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves (CEMUG), a partir das 9h. “Queremos cada vez

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 29/09/2021
Começa hoje o 3º Congresso de Tecnologia na Educação – Educatech
Começa hoje o 3º Congresso de Tecnologia na Educação – Educatech

Ainda dá tempo de se inscrever para participar da 3ª edição do Congresso de Tecnologia na Educação (Educatech), que começa nesta segunda-feira (25), totalmente on-line. O evento é realizado pela equipe do setor de Informática Educativa com a colaboração dos Departamentos de Projetos e Apoio Pedagógico da Secretaria Municipal de

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 25/10/2021