Pesquisar No Site
Caraguatatuba capacita 58 profissionais de saúde da Atenção Básica durante semana de combate à sífilis

Caraguatatuba capacita 58 profissionais de saúde da Atenção Básica durante semana de combate à sífilis
Caraguatatuba realizou diversas ações em alusão ao Dia Nacional do Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita na última semana. Elas envolveram a Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI) e rede de Atenção Básica de Saúde.

#PraCegoVer: Equipe da UAMI realiza ação na Praça Candido Motta (Foto: Luís Gava/PMC)
Somente na última semana (dias 13, 14 e 15), 33 enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) passaram por capacitações, além de 25 médicos da rede.
No sábado (16), a UAMI realizou uma ação na Praça Candido Mota, no Centro. As pessoas que passavam pelo local recebiam panfletos e instruções de como e onde realizar os testes para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Durante os encontros, foram abordados assuntos como, por exemplo, o conceito de sífilis adquirida, sífilis em gestantes e sífilis congênita, quando a transmissão passa da mãe para o feto.
Outro tema muito pertinente na capacitação foi quanto ao tratamento. A sífilis, se tratada inadequadamente, pode causar uma série de complicações. Os demais assuntos foram: sinais e sintomas; tratamento; busca ativa de pacientes e de seus respectivos parceiros; tipos de exames para detecção, principalmente em gestantes.
Os profissionais também receberam orientações em relação aos protocolos de enfrentamento da sífilis, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde e quais são as estratégias para prevenção e detecção precoce da infecção.

#PraCegoVer: Profissionais de saúde durante a capacitação (Foto: Luís Gava/PMC)
Os encontros foram conduzidos pelas profissionais Janaína Guedes, assessora técnica de saúde publica; Alexandra Freitas, coordenadora da Atenção Básica; Ceci Penteado, da Vigilância Epidemiológica e a médica infectologista Natalia Fernanda Bacellar.
Para a coordenadora da Atenção Básica, as informações sobre a sífilis são de utilidade pública, independente da faixa etária, da classe social e gênero. “Eu espero que os profissionais realizem as buscas ativas, que facilitem o atendimento dos parceiros e contribuam com a adesão ao tratamento de todas as gestantes”, contou.
Alexandra ainda explicou que “a doença gera consequências irreversíveis para o bebê, por isso é imprescindível que os profissionais saibam de todas as informações sobre a sífilis”.
Testes rápidos
O teste é ofertado, gratuitamente, e realizado de forma sigilosa. Ele está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de segunda a quinta-feira. Na UAMI, o teste pode ser realizado nos mesmo dias, das 9h às 15h.
Qualquer pessoa, a partir dos 12 anos, que possua uma vida sexual ativa ou que tenha sido exposta a alguma situação de risco pode fazer o teste.
A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) que possui cura. Seu tratamento é rápido, eficaz, gratuito e está disponível em toda a rede municipal de saúde.
Veja Também Recentes

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de violência doméstica no Perequê-Mirim
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu uma ocorrência de violência doméstica no bairro Perequê-Mirim, na última quinta-feira (27). A equipe da GCM recebeu uma solicitação da vítima pelo 153, caracterizada pela Lei Maria da Penha. A mulher informou aos guardas municipais que seu filho, que estava na residência,

Cerimônia “Barcos ao Mar” marca fim do defeso do camarão neste domingo
A 26ª edição da tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que marca o fim do defeso do camarão, será realizada neste domingo (27/4), às 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Na ocasião, a comunidade pesqueira do município se reúne para pedir a proteção de São Pedro Pescador e

Lei que qualifica empresas como organizações sociais para prestação de serviços em Caraguatatuba é aprimorada
A Lei nº 2.778/2025 foi sancionada e publicada na Edição nº 1.566 do Diário Oficial Eletrônico do Município da última quarta-feira (16/4). Com a sua entrada em vigor, a Lei Municipal nº 2.559/2021 sofreu alterações parciais para se adequar à Lei Federal nº 9.637/1998, e também tornou facultada ao Poder

Membros do Conselho de Alimentação Escolar de Caraguatatuba participam de Encontro Regional em Ubatuba
Membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de Caraguatatuba participam do Encontro de Formação do Conselho de Alimentação Escolar das Cidades do Litoral de São Paulo, nos dias 24 e 25 de abril, na Câmara Municipal de Ubatuba. O evento tem como principal objetivo fortalecer o papel fiscalizador e deliberativo

26ª Cerimônia “Barcos ao Mar” reúne comunidade pesqueira e marca início do período da pesca do camarão
A tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que marca o fim do defeso do camarão, reuniu a comunidade pesqueira no último domingo (27/4), no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Os pescadores se reuniram para pedir a proteção de São Pedro Pescador e de Nossa Senhora dos Navegantes