Pesquisar No Site

Técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento visitam Fazenda Marinha de Mexilhão em Caraguatatuba

Caraguá está entre as cinco cidades brasileiras escolhidas para disputar concurso da Organização Mundial do Turismo
Técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento visitam Fazenda Marinha de Mexilhão em Caraguatatuba

#PraCegoVer: Maricultores reunidos na praia com os técnicos (Foto: Cláudio Gomes /PMC)

Caraguatatuba recebeu nesta quinta-feira (9) a visita dos técnicos da Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Eles foram conhecer e relatar o trabalho dos maricultores na Fazenda Marinha de Mexilhão, localizada na praia da Cocanha, região norte da cidade.

Na ocasião, participaram da vistoria a coordenadora geral de Aquicultura de Águas da União da SAP, Juliana Lopes; o coordenador de Aquicultura de Águas da União da SAP, Felipe Bodens; e o chefe de serviço de Aquicultura e Pesca da Superintendência do Estado de São Paulo, Rodolfo Braguini.

#PraCegoVer: Pessoas dentro de barcos durante visita à Fazenda (Foto: Cláudio Gomes /PMC)

Segundo Juliana Lopes, a visita ao cultivo de maricultura teve como principal objetivo conhecer a realidade da atividade no Litoral Norte de São Paulo e viabilizar o ordenamento da atividade, através de levantamento de dados e, assim, poder dar andamento aos pedidos de cessão de uso na água, paralisados desde a instauração de inquérito civil sobre a área por parte do Ministério Público Federal.

A Fazenda Marinha faz parte do projeto de Turismo de Base Comunitária e com a cessão de uso na água, a produção é regulamentada pela União, oportunizando novas perspectivas para a inclusão social e produção do alimento na região. Um documento aguardado desde 2004 pelos produtores locais. A atividade é fonte de renda para 10 famílias de maricultores.

Também estiveram presentes na visita a pesquisadora científica do Instituto de Pesca (IP) da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Estado de São Paulo, Valéria Cress Gelli; o responsável pela pesca da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Luís Eduardo Duarte Fernandes; o presidente da Associação dos Maricultores e Pescadores da Praia da Cocanha (Amapec), José Luiz Alves, além de maricultores locais.

#PraCegoVer: Mexilhões durante o cultivo fora do mar (Foto: Cláudio Gomes /PMC)

Sobre a Fazenda

É considerada a maior do Estado e sua produção em uma área de 36 mil metros quadrados pode chegar a 160 toneladas/ano. Atualmente o passeio até o local já é realizado com estudantes do Instituto de Pesca de São Paulo e Instituto Federal de Caraguatatuba como aula prática no curso de Aquicultura, criação de animais aquáticos com possibilidade de consumo.

A saída do passeio é da sede da Amapec e dura, em média, 1h30. Os visitantes podem conhecer o dia a dia do funcionamento da Fazenda, desde o processo de reprodução do mexilhão, as práticas de cultivo até o seu desenvolvimento para o tamanho comercial, além de toda técnica de limpeza, beneficiamento e preparação do produto para venda.

Os visitantes do passeio e apreciadores da culinária, além de conhecer toda a criação, podem escolher seu produto direto da fonte e adquirir ao final do passeio na Associação.

Moradores e turistas interessados em conhecer o atrativo podem procurar pela Associação na Avenida João Gonçalves Santana, 500, na Praia da Cocanha ou fazer o agendamento pelo telefone (12) 12 99767-2163.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Palhaça Bizuka estreia peça “A Fantástica Engolidora de Sapos” no Auditório Maristela de Oliveira nesta sexta
Palhaça Bizuka estreia peça “A Fantástica Engolidora de Sapos” no Auditório Maristela de Oliveira nesta sexta

Estreia nesta sexta-feira (2/10), às 19h, no Auditório Maristela de Oliveira, no Centro de Caraguatatuba, a peça “A Fantástica Engolidora de Sapos” com a palhaça Bizuka, interpretada pela atriz Gabriela Antonakis. Haverá reapresentação do espetáculo no sábado (3/10), no mesmo horário e local. A entrada é gratuita. Dirigida por Rafael

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 29/09/2026
Centro Esportivo de Caraguatatuba recebe 2ª Etapa do Circuito Mirim de Natação da Delegacia da 6ª Região
Centro Esportivo de Caraguatatuba recebe 2ª Etapa do Circuito Mirim de Natação da Delegacia da 6ª Região

Caraguatatuba recebe no dia 17 de outubro a 2ª Etapa do Circuito Mirim da Delegacia da 6ª Região, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), com competição que contempla as categorias Pré-Mirim (6 a 8 anos), Mirim I (9 anos) e Mirim II (10 anos). A participação é destinada a

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 05/10/2026
Prefeitura de Caraguatatuba capacita servidores em palestra sobre riscos psicossociais da NR-1
Prefeitura de Caraguatatuba capacita servidores em palestra sobre riscos psicossociais da NR-1

A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba promoveu a palestra “Gestão que Protege: O papel dos líderes na prevenção dos riscos psicossociais” para 65 servidores, entre secretários adjuntos, diretores e chefe de seção de várias secretarias na última sexta-feira (16/10), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 20/10/2026
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais bolsistas do PEAD para limpeza urbana
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais bolsistas do PEAD para limpeza urbana

A Prefeitura de Caraguatatuba aguarda a chegada de mais 12 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 até quinta-feira (29/10), das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do contrato,

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Sem categoria Publicado em 27/10/2026