Pesquisar No Site
Técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento visitam Fazenda Marinha de Mexilhão em Caraguatatuba
Técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento visitam Fazenda Marinha de Mexilhão em Caraguatatuba

#PraCegoVer: Maricultores reunidos na praia com os técnicos (Foto: Cláudio Gomes /PMC)
Caraguatatuba recebeu nesta quinta-feira (9) a visita dos técnicos da Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Eles foram conhecer e relatar o trabalho dos maricultores na Fazenda Marinha de Mexilhão, localizada na praia da Cocanha, região norte da cidade.
Na ocasião, participaram da vistoria a coordenadora geral de Aquicultura de Águas da União da SAP, Juliana Lopes; o coordenador de Aquicultura de Águas da União da SAP, Felipe Bodens; e o chefe de serviço de Aquicultura e Pesca da Superintendência do Estado de São Paulo, Rodolfo Braguini.

#PraCegoVer: Pessoas dentro de barcos durante visita à Fazenda (Foto: Cláudio Gomes /PMC)
Segundo Juliana Lopes, a visita ao cultivo de maricultura teve como principal objetivo conhecer a realidade da atividade no Litoral Norte de São Paulo e viabilizar o ordenamento da atividade, através de levantamento de dados e, assim, poder dar andamento aos pedidos de cessão de uso na água, paralisados desde a instauração de inquérito civil sobre a área por parte do Ministério Público Federal.
A Fazenda Marinha faz parte do projeto de Turismo de Base Comunitária e com a cessão de uso na água, a produção é regulamentada pela União, oportunizando novas perspectivas para a inclusão social e produção do alimento na região. Um documento aguardado desde 2004 pelos produtores locais. A atividade é fonte de renda para 10 famílias de maricultores.
Também estiveram presentes na visita a pesquisadora científica do Instituto de Pesca (IP) da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Estado de São Paulo, Valéria Cress Gelli; o responsável pela pesca da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Luís Eduardo Duarte Fernandes; o presidente da Associação dos Maricultores e Pescadores da Praia da Cocanha (Amapec), José Luiz Alves, além de maricultores locais.

#PraCegoVer: Mexilhões durante o cultivo fora do mar (Foto: Cláudio Gomes /PMC)
Sobre a Fazenda
É considerada a maior do Estado e sua produção em uma área de 36 mil metros quadrados pode chegar a 160 toneladas/ano. Atualmente o passeio até o local já é realizado com estudantes do Instituto de Pesca de São Paulo e Instituto Federal de Caraguatatuba como aula prática no curso de Aquicultura, criação de animais aquáticos com possibilidade de consumo.
A saída do passeio é da sede da Amapec e dura, em média, 1h30. Os visitantes podem conhecer o dia a dia do funcionamento da Fazenda, desde o processo de reprodução do mexilhão, as práticas de cultivo até o seu desenvolvimento para o tamanho comercial, além de toda técnica de limpeza, beneficiamento e preparação do produto para venda.
Os visitantes do passeio e apreciadores da culinária, além de conhecer toda a criação, podem escolher seu produto direto da fonte e adquirir ao final do passeio na Associação.
Moradores e turistas interessados em conhecer o atrativo podem procurar pela Associação na Avenida João Gonçalves Santana, 500, na Praia da Cocanha ou fazer o agendamento pelo telefone (12) 12 99767-2163.
Veja Também Recentes
Decreto municipal transfere ponto facultativo do Dia do Servidor para 30 de outubro em Caraguatatuba
O Dia do Servidor Público é comemorado anualmente em 28 de outubro, mas o Decreto Municipal nº 2.592, de 25 de setembro de 2026, alterou a data do ponto facultativo para o dia 30 de outubro (sexta-feira) no âmbito da Prefeitura de Caraguatatuba. De acordo com o decreto, publicado na
Macc prorroga exposição de Antonio Carelli até 17 de outubro e amplia atendimento do Educativo
Sucesso de público e visitação, a exposição “Carelli – O tom de uma vida inteira” foi prorrogada até 17 de outubro no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) para ampliar o atendimento às escolas e grupos. A visitação segue de terça-feira a sábado, das 10h às 18h. A
Guarda Civil localiza homem com mandado de prisão por dívida de pensão alimentícia
Na tarde de terça-feira (15), uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba localizou um homem com mandado de prisão em aberto durante patrulhamento preventivo no bairro Tinga. A localização ocorreu com apoio do Centro de Operações e Inteligência (COI), que identificou a existência do mandado de prisão relacionado
Prefeitura convoca mais 10 bolsistas do PEAD para limpeza e manutenção urbana dos bairros de Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais 10 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 para se apresentar até a próxima quarta-feira (30/9), das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura
Profissionais do Hospital Regional do Litoral Norte participam de encontro sobre doação de órgãos e tecidos
A atualização profissional, a troca de experiências e o compartilhamento de conhecimentos sobre doação de órgãos e tecidos foram temas do V Encontro das Equipes Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Estado de São Paulo, realizado nos dias 1º e 2 de setembro na capital. Promovido