Pesquisar No Site

Técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento visitam Fazenda Marinha de Mexilhão em Caraguatatuba

Caraguá está entre as cinco cidades brasileiras escolhidas para disputar concurso da Organização Mundial do Turismo
Técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento visitam Fazenda Marinha de Mexilhão em Caraguatatuba

#PraCegoVer: Maricultores reunidos na praia com os técnicos (Foto: Cláudio Gomes /PMC)

Caraguatatuba recebeu nesta quinta-feira (9) a visita dos técnicos da Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Eles foram conhecer e relatar o trabalho dos maricultores na Fazenda Marinha de Mexilhão, localizada na praia da Cocanha, região norte da cidade.

Na ocasião, participaram da vistoria a coordenadora geral de Aquicultura de Águas da União da SAP, Juliana Lopes; o coordenador de Aquicultura de Águas da União da SAP, Felipe Bodens; e o chefe de serviço de Aquicultura e Pesca da Superintendência do Estado de São Paulo, Rodolfo Braguini.

#PraCegoVer: Pessoas dentro de barcos durante visita à Fazenda (Foto: Cláudio Gomes /PMC)

Segundo Juliana Lopes, a visita ao cultivo de maricultura teve como principal objetivo conhecer a realidade da atividade no Litoral Norte de São Paulo e viabilizar o ordenamento da atividade, através de levantamento de dados e, assim, poder dar andamento aos pedidos de cessão de uso na água, paralisados desde a instauração de inquérito civil sobre a área por parte do Ministério Público Federal.

A Fazenda Marinha faz parte do projeto de Turismo de Base Comunitária e com a cessão de uso na água, a produção é regulamentada pela União, oportunizando novas perspectivas para a inclusão social e produção do alimento na região. Um documento aguardado desde 2004 pelos produtores locais. A atividade é fonte de renda para 10 famílias de maricultores.

Também estiveram presentes na visita a pesquisadora científica do Instituto de Pesca (IP) da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Estado de São Paulo, Valéria Cress Gelli; o responsável pela pesca da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Luís Eduardo Duarte Fernandes; o presidente da Associação dos Maricultores e Pescadores da Praia da Cocanha (Amapec), José Luiz Alves, além de maricultores locais.

#PraCegoVer: Mexilhões durante o cultivo fora do mar (Foto: Cláudio Gomes /PMC)

Sobre a Fazenda

É considerada a maior do Estado e sua produção em uma área de 36 mil metros quadrados pode chegar a 160 toneladas/ano. Atualmente o passeio até o local já é realizado com estudantes do Instituto de Pesca de São Paulo e Instituto Federal de Caraguatatuba como aula prática no curso de Aquicultura, criação de animais aquáticos com possibilidade de consumo.

A saída do passeio é da sede da Amapec e dura, em média, 1h30. Os visitantes podem conhecer o dia a dia do funcionamento da Fazenda, desde o processo de reprodução do mexilhão, as práticas de cultivo até o seu desenvolvimento para o tamanho comercial, além de toda técnica de limpeza, beneficiamento e preparação do produto para venda.

Os visitantes do passeio e apreciadores da culinária, além de conhecer toda a criação, podem escolher seu produto direto da fonte e adquirir ao final do passeio na Associação.

Moradores e turistas interessados em conhecer o atrativo podem procurar pela Associação na Avenida João Gonçalves Santana, 500, na Praia da Cocanha ou fazer o agendamento pelo telefone (12) 12 99767-2163.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Circuito Mirim de Natação é suspenso devido a chuvas e interdição na serra antiga da Tamoios
Circuito Mirim de Natação é suspenso devido a chuvas e interdição na serra antiga da Tamoios

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, informa que o Circuito Mirim de Natação está cancelado neste sábado (9) pela Federação Aquática Paulista, devido a interdição temporária da serra antiga da Tamoios em função das chuvas. A medida foi adotada por conta da dificuldade dos

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 08/03/2024
Prefeitura realiza tradicional entrega dos “Coelhinhos da Páscoa” aos alunos da rede municipal
Prefeitura realiza tradicional entrega dos “Coelhinhos da Páscoa” aos alunos da rede municipal

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza hoje e amanhã (27 e 28/3) a distribuição de chocolate a todos os alunos da rede municipal de ensino. Além dos tradicionais coelhinhos a base de chocolate, o município distribuirá opções zero lactose e diets para crianças alérgicas, diabéticas ou com intolerância alimentar. A entrega

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 27/03/2024
Poiesis realiza oficina com Mestre Magela em Caraguá
Poiesis realiza oficina com Mestre Magela em Caraguá

As inscrições serão presenciais de 11 a 13 de março na sede da Fundacc   Voltadas para o aprimoramento de artesãs e artesãos, a Fundacc abre inscrições para as oficinas gratuitas “Processos Criativos e Registros” e “Empapelamento e Pintura com uso de Resíduos e Elementos Naturais” com Mestre Magela e

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 05/03/2024
FLIC 2024 terá mais de 100% de aumento na participação de escolas particulares
FLIC 2024 terá mais de 100% de aumento na participação de escolas particulares

A secretária de Educação, Márcia Paiva, e a equipe do Apoio Pedagógico da Secretaria de Educação de Caraguatatuba se reuniram na manhã desta terça-feira (5/3) com representantes de escolas particulares para apresentação da Feira Literária de Caraguatatuba com o objetivo de despertar nos dirigentes o interesse em participar da maior

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 05/03/2024
CCZ de Caraguatatuba é alvo de furto e suspende atendimento nesta segunda-feira
CCZ de Caraguatatuba é alvo de furto e suspende atendimento nesta segunda-feira

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) informa que excepcionalmente nesta segunda-feira (4), o atendimento está suspenso, pois o espaço foi alvo de invasão e furto. Os servidores estão nesta manhã contabilizando os prejuízos para elaborar o Boletim de Ocorrência. O atendimento será retomado na terça-feira (5).

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 04/03/2024