Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba marca presença no lançamento do Programa “Cidade Acessível”

Prefeitura de Caraguatatuba marca presença no lançamento do Programa “Cidade Acessível”
Prefeitura de Caraguatatuba marca presença no lançamento do Programa “Cidade Acessível”

A Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso de Caraguatatuba representada pelo secretário da pasta, Amauri Toledo, o diretor de Acessibilidade, Cristiano Paulo Silva, e a fonoaudióloga Paula Hiromi Kavadi, participou do lançamento do programa “Cidade Acessível” apresentado pelo governador João Doria, na terça-feira (21), em São Paulo.

#PraCegoVer: Integrantes da Sepedi de Caraguatatuba estão no espaço usado para o lançamento do programa (Foto: Divulgação)

O projeto prevê parcerias entre as prefeituras e o Governo de São Paulo, por meio das Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Desenvolvimento Regional, para aquisição de equipamentos e desenvolvimento de obras que promovam a inclusão e a acessibilidade.

O governo paulista fará um investimento total de R$ 110 milhões no novo programa. De acordo com o governador, esse é o maior investimento já realizado no Estado, no apoio aos programas para as pessoas com deficiência.

Além do lançamento, o governo estadual homenageou os paratletas que participaram das Paralimpíadas de Tóquio.

“É importante que as políticas públicas desenvolvidas pelo nosso município estejam alinhadas ao governo do Estado para que possamos realizar trabalhos e ações que visem melhorias à qualidade de vida das pessoas com deficiência de Caraguatatuba. Nós já enviamos toda documentação necessária à participação no programa “Cidade Acessível” e aguardamos o retorno por parte do Estado”, disse Amauri Toledo.

Programa Cidade Acessível

O programa Cidade Acessível será desenvolvido por meio de parceria entre as secretarias de Direitos da Pessoa com Deficiência e de Desenvolvimento Regional. Ele prevê investimentos do Governo de São Paulo nas áreas de esportes, lazer, infraestrutura, educação e acessibilidade, de forma que os municípios paulistas tornem-se mais inclusivos.

Os recursos serão aplicados em novos projetos de academias adaptadas e na aquisição de equipamentos como cadeiras anfíbias para acesso de pessoas com deficiência ao mar, cadeiras de trilha adaptadas e kits de tecnologia assistivas para alunos com deficiência visual da rede regular de ensino.

O programa também prevê a realização de convênios entre a Secretaria de Desenvolvimento Regional e os municípios para serviços de acessibilidade e adequação de calçadas.

As prefeituras já podem aderir ao programa, de forma a celebrar os convênios e receber os equipamentos. Como contrapartida, o município deve contar com Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência formado e ativo. A adesão pode ser feita por meio do link: https://forms.gle/tEm67wF3K7NTb1R2A.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba convida profissionais de turismo e ecoturismo para planejamento de ações
Prefeitura de Caraguatatuba convida profissionais de turismo e ecoturismo para planejamento de ações

A prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizará um encontro para alinhar e planejar ações voltadas para as áreas de turismo e ecoturismo. O evento será na próxima segunda-feira (11) com início às 14hs, no Auditório do Parque Natural Municipal Juqueriquerê, situado na

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 06/03/2024
Prefeitura realiza tradicional entrega dos “Coelhinhos da Páscoa” aos alunos da rede municipal
Prefeitura realiza tradicional entrega dos “Coelhinhos da Páscoa” aos alunos da rede municipal

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza hoje e amanhã (27 e 28/3) a distribuição de chocolate a todos os alunos da rede municipal de ensino. Além dos tradicionais coelhinhos a base de chocolate, o município distribuirá opções zero lactose e diets para crianças alérgicas, diabéticas ou com intolerância alimentar. A entrega

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 27/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba impede cercamento de área pública no Jardim Itaúna
Prefeitura de Caraguatatuba impede cercamento de área pública no Jardim Itaúna

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, impediu o cercamento de uma área pública localizada no bairro Jardim Itaúna. O crime ambiental foi identificado durante fiscalização de rotina feita pelos fiscais de Postura da Secretaria. A ação de retirada de cerca, que contou com apoio da Secretaria

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 22/03/2024
Champs Open já tem mais de 20 atletas profissionais confirmados na competição
Champs Open já tem mais de 20 atletas profissionais confirmados na competição

Disputas acontecem em Caraguatatuba entre os dias 01 e 03 de março com mais de 500 atletas A contagem regressiva já começou e faltam poucos dias para que Caraguatatuba se torne a capital nacional do Beach Tennis para mais uma edição do Champs Open Internacional da modalidade, que será entre

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 29/02/2024
Defesa Civil do Estado prevê chuvas fortes em todo Litoral Norte

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil informa que o deslocamento de uma frente fria sobre o Litoral Norte do Estado de São Paulo contribui para que o tempo permaneça instável ao longo de toda a quarta-feira (06), em especial Caraguatatuba. De acordo com o Ceptec/Inpe (Centro de Previsão

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 06/03/2024