Pesquisar No Site

DJ artista da Label de Ibiza toca no “Sensitive Experience” no Teatro Mario Covas em homenagem ao Dia dos Surdos

Publicado em: 15/09/2021
Destaques
DJ artista da Label de Ibiza toca no “Sensitive Experience” no Teatro Mario Covas em homenagem ao Dia dos Surdos
DJ artista da Label de Ibiza toca no “Sensitive Experience” no Teatro Mario Covas em homenagem ao Dia dos Surdos

Música, interpretação em Libras e muita vibração. Estes são os atrativos que compõem o maior evento inclusivo voltado a surdos de todo o Litoral Norte de São Paulo. O Sensitive Experience, com o objetivo de proporcionar uma experiência sensitiva aos surdos e pessoas com deficiência auditiva, será realizado na quinta-feira (23), às 19h, no Teatro Mario Covas.

O evento é parte da celebração do Setembro Azul pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), com o apoio da Prefeitura de Caraguatatuba e foi idealizado pela jornalista e intérprete de Libras da Fundacc, Talita Fernanda.

A data foi escolhida pela proximidade com o Dia Nacional dos Surdos, comemorado em 26 de setembro e promete mostrar que a música eletrônica pode ser curtida por todos e contará com a presença do Dj Flerte, artista da CONCEPT101 de Ibiza e Djay_V, residente da casa Blues On The Rocks, em Ubatuba

A inscrição pode ser feita diretamente no site da Fundacc: https://fundacc.sp.gov.br/sensitive-experience/ e, no dia do evento apresentar documento comprobatório da surdez ou deficiência auditiva para ser prioridade na entrada. Acompanhantes podem identificar-se por meio de documento de identidade. As vagas são limitadas.

A presença de ouvintes será permitida, desde que estejam no papel de acompanhantes, devido às restrições impostas ao local com a pandemia da Covid-19.

Para a presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, essa será uma experiência única para toda equipe do Teatro Mário Covas.  “Eu já tive contato com surdos e pessoas com deficiência auditiva quando era diretora e professora da EMEI Alaor Xavier Junqueira. Agora, como presidente da Fundacc, proporciono a munícipes de Caraguatatuba cursos de Libras pelas Oficinas Culturais e quero tornar este dia em homenagem ao surdos inesquecível”, conta.

Sensitive Experience

A equipe do Sensitive Experience é composta pelos Djs Flerte Music e Djay_V de Ubatuba e pelas intérpretes de Libras Talita Fernanda  (Fundacc) e Thalita  Souza, de Ilhabela.

A primeira edição do evento ocorreu em 2020, na Igreja Bola de Neve de Caraguatatuba, com apoio do pastor Arthur Brulher.

Após meses de isolamento total da comunidade surda, que sofreu ainda mais com as medidas de distanciamento da pandemia, o Sensitive Experience vem para ficar e mostrar que a música eletrônica é para todos.

Neste ano, a balada inclusiva conta, pela primeira vez, com a estrutura do Teatro Mario Covas, o que promete proporcionar uma acústica ainda melhor para o encontro.

O DJ Flerte Music, que toca pela Label de Ibiza  e já expôs seu trabalho em matérias televisivas junto ao DJ Alok, apoia e participa do evento desde a primeira edição e conta estar ansioso para tocar neste novo formato.

”Eu tenho amigos surdos e sempre os levava em festas, pois isto despertava um prazer diferente neles, que é o prazer sensorial. A música eletrônica é um grande ponto na inclusão musical das pessoas com deficiência auditiva. Trazer isto para um teatro será fantástico porque muito do que é produzido, neste tipo de música, não tem valor auditivo e sim sensitivo. O que torna a experiência totalmente diferente”, destaca Flerte.

O DJ conta que o grande segredo desta balada inclusiva é envolver os graves e criar plena acessibilidade dos surdos participantes às caixas de som, para que possam tocá-las e sentir a vibração do som o mais próximo possível.

A intérprete de Libras Talita Fernanda afirma que essa é uma oportunidade incrível de aproveitar o Setembro Azul para ampliar as chances de socialização dos surdos.

“A música não costuma ser parte da cultura dos surdos. Mas será que este não é só mais um preconceito da nossa parte? Em 2020, em plena pandemia, o pastor Arthur acreditou na importância deste evento e foi alucinante. Tivemos a presença de surdos das quatro cidades do Litoral Norte e eles dançaram e curtiram muito. Agora, só tenho a agradecer a presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, por nos apoiar e dar suporte a mais uma noite do Sensitive Experience, que promete ser mágica”, afirma Talita Fernanda.

Talita é jornalista desde 2007 pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e atua como intérprete de Libras há 20 anos. Especializada em Mídia e Deficiência pela mesma instituição, sempre focou seu trabalho na inclusão de pessoas com deficiência pela mídia.

Em 2018, a profissional foi a única brasileira a ser convidada para ensinar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) a surdos do mundo todo na Gallaudet University – única universidade exclusiva para surdos no mundo, que fica em Washington (EUA).

A teve a oportunidade de ser a intérprete técnica responsável pela criação de Leis que obrigam a presença de intérpretes em eventos oficiais nas cidades de Caraguatatuba, onde a Lei foi sancionada pelo prefeito Aguilar Júnior; São Sebastião e Leopoldina (MG).

Setembro Azul é o mês da visibilidade da comunidade surda brasileira. O mês é marcado por diversos eventos voltados para a conscientização sobre a acessibilidade e a comemoração das conquistas obtidas pela comunidade surda ao longo dos anos.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Atleta de Caraguatatuba de 7 anos é campeão mundial de Jiu Jitsu
Atleta de Caraguatatuba de 7 anos é campeão mundial de Jiu Jitsu

A Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu, durante o final de semana, organizou no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, o campeonato Mundial de Jiu Jitsu 2021. O lutador de Caraguatatuba, Samuel de Santana Soares, de apenas 7 anos, se consagrou campeão mundial da categoria até 26 kg. O evento reuniu os

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 30/11/2021
Caraguá Beer Festival 2021 é sucesso no fim de semana e números impressionam
Caraguá Beer Festival 2021 é sucesso no fim de semana e números impressionam

Após um ano sem ser realizado por conta da pandemia da Covid-19 e ser o primeiro evento aberto ao público neste período, o Caraguá Beer Festival 2021 foi considerado um sucesso de vendas e de público. Realizado no último final de semana, a estimativa é que mais de 15 mil

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 22/11/2021
Caraguatatuba recebe confrontos do Campeonato Estadual de Futsal
Caraguatatuba recebe confrontos do Campeonato Estadual de Futsal

Caraguatatuba recebe nesta quarta-feira (3), às 20h, os confrontos do Campeonato Estadual de Futsal, no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves (CEMUG). A competição estava paralisada devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O município de Caraguatatuba, representado pela equipe Tuka Bike, enfrenta a equipe de São José dos Campos na categoria

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 03/11/2021
Bandsports comanda transmissão do Arena Freestyle Show em Caraguatatuba
Bandsports comanda transmissão do Arena Freestyle Show em Caraguatatuba

No roteiro das principais competições esportivas do Brasil, Caraguatatuba se prepara para receber o grandioso show de manobras radicais com os melhores nomes do país quando o assunto é o freestyle. Já está quase tudo pronto para que a cidade receba o Arena Freestyle Motocross nesta sábado (6), a partir

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 05/11/2021
Educação de Caraguatatuba realiza parada avaliativa em todas as unidades da rede
Educação de Caraguatatuba realiza parada avaliativa em todas as unidades da rede

A Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou de 25 de outubro a 04 de novembro a ‘Semana da Parada Avaliativa’ nas 54 unidades escolares da rede municipal de ensino, que atualmente atende mais de 20 mil estudantes. A ação envolveu toda comunidade escolar. A Parada Avaliativa

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 10/11/2021