Pesquisar No Site

CCZ e Sesep retiram quase 15 toneladas de lixo de antigo depósito de reciclagem no Perequê-Mirim

Publicado em: 02/09/2021
CCZ e Sesep retiram quase 15 toneladas de lixo de antigo depósito de reciclagem no Perequê-Mirim
CCZ e Sesep retiram quase 15 toneladas de lixo de antigo depósito de reciclagem no Perequê-Mirim

Uma ação conjunta entre o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), realizada nesta quinta-feira (2), retirou quase 15 toneladas de lixo que estavam em um terreno abandonado, no bairro Perequê-Mirim.

A imagem mostra a retroescavadeira fazendo a retirada do lixo do terreno abandonado (Foto: Divulgação/PMC)

Para a retirada de todo o lixo, foram utilizados dois caminhões trucados e uma retroescavadeira.

No local funcionava um depósito de reciclagem e era considerado como ponto estratégico (local com acumulo material) pelo CCZ. Ele foi abandonado e pegou fogo a cerca de duas semanas.

O CCZ está auxiliando na eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Ainda de acordo com o CCZ, o proprietário do imóvel já foi autuado por risco à saúde pública. O valor da multa ultrapassa os três mil reais.

Criadouros do mosquito Aedes aegypti

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pesquisas realizadas, em campo, indicam que os grandes reservatórios, como caixas d’água, galões e tonéis (muito utilizados para armazenagem de água para uso doméstico em locais dotados de infraestrutura urbana precária), são os criadouros que mais produzem Aedes aegypti e, portanto, os mais perigosos.

Porém, a população não deve descuidar da atenção com pequenos reservatórios, como vasos de plantas, calhas entupidas, garrafas, lixo, bandejas de ar-condicionado, poço de elevador, entre outros.

O Aedes aegypti coloca seus ovos, preferencialmente, nas paredes de criadouros com água limpa e parada, bem próximo à superfície da água. Daí a importância de lavar, com escova ou palha de aço, as paredes dos recipientes que não podem ser eliminados, onde o ovo pode permanecer grudado.

Denúncias: O CCZ recebe denúncias de locais com possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Elas podem ser realizadas através do Canal 156 da Prefeitura de Caraguatatuba.

Após o registro no portal, com o número de protocolo em mãos, gerado no ato da solicitação, a pessoa entra em contato com o CCZ pelo (12) 3887-6888 para reforçar a situação.

Serviço – A unidade está localizada na Rua Ministro Dílson Funaro, 115 – Jardim Britânia e conta com dois canais de atendimento telefônico: (12) 3887-6085 / 3887-6888. O horário de funcionamento é das 9h às 14h.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba se prepara para receber mais de 250 atletas no Mundial de Sambo de Praia
Caraguatatuba se prepara para receber mais de 250 atletas no Mundial de Sambo de Praia

Caraguatatuba entra na rota do esporte internacional nos dias 12 e 13 de setembro com a realização do Campeonato Mundial de Sambo de Praia, na Praça da Cultura. A competição deve trazer ao município mais de 250 atletas de mais de 30 países e será realizada pela primeira vez na

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 24/08/2026
Inscrições abertas: Pontos MIS e Fundacc promovem oficina fotográfica gratuita na Videoteca Lúcio Braun
Inscrições abertas: Pontos MIS e Fundacc promovem oficina fotográfica gratuita na Videoteca Lúcio Braun

No mês da Fotografia, o Pontos MIS e a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realizam no dia 25 de agosto (terça-feira), das 17h às 21h, na Videoteca Lúcio Braun, a oficina “Enquadramento e Composição Fotográfica – Desobedecendo às Regras”. A atividade é gratuita e a inscrição pode ser

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 03/08/2026
Caraguatatuba promove 2º Simpósio Educacional com três dias de formação e especialistas de destaque nacional
Caraguatatuba promove 2º Simpósio Educacional com três dias de formação e especialistas de destaque nacional

A Prefeitura de Caraguatatuba promove, entre os dias 26 e 28 de agosto, o 2º Simpósio Educacional de Caraguatatuba, um dos principais eventos de formação continuada voltados aos profissionais da rede municipal de ensino. Realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc), o encontro foi estruturado para ampliar o debate sobre

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 11/08/2026
Água Viva Coral celebra 32 anos com encontro especial neste sábado no Teatro Mario Covas
Água Viva Coral celebra 32 anos com encontro especial neste sábado no Teatro Mario Covas

Em comemoração aos 32 anos de trajetória, o Água Viva Coral, sob regência da maestrina Satiko Uejima, promove neste sábado (1º/8), às 18h30, no Teatro Mario Covas o Encontro de Corais “Caraguá Canta e Encanta”. A entrada é gratuita e não é necessário retirar ingresso com antecedência. O evento deve

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 28/07/2026
Mutirão orienta agricultores familiares sobre inscrições no Programa de Aquisição de Alimentos
Mutirão orienta agricultores familiares sobre inscrições no Programa de Aquisição de Alimentos

A Prefeitura de Caraguatatuba promoveu, na última terça-feira (11), um mutirão de Cadastro Único voltado aos agricultores familiares interessados em participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS). A ação foi realizada no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê e contou com a participação

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 1 - Erradicação da pobreza ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 12 - Consumo e produção responsáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 2 - Fome zero e agricultura sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 13/08/2026