Pesquisar No Site

Caraguatatuba abre inscrições para a realização da 37ª Festa de Iemanjá

Publicado em: 29/09/2021
37ª Festa de Iemanjá de Caraguatatuba recebe mais de 40 casas
Caraguatatuba abre inscrições para a realização da 37ª Festa de Iemanjá

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, informa que as inscrições para as casas religiosas que queiram participar da 37ª Festa de Iemanjá serão realizadas a partir das 13h do dia 5 de outubro até às 16h do dia 15 de outubro. O evento ocorre a partir das 19h do dia 11 de dezembro, na Praia do Centro. Para fazer a inscrição e ver o regulamento é preciso acessar este link aqui.

#PraCegoVer: Imagem de Iemanjá à frente, com flores ao redor, e ao fundo é possível ver uma praça e prédios (Foto: Divulgação)

Para evitar aglomeração, a Prefeitura vai disponibilizar 40 espaços para que os integrantes das casas religiosas façam sua homenagem. A disposição de cada tenda se dará conforme a ordem de inscrição, sendo os números pares do lado esquerdo e os ímpares do lado direito da imagem.

Em anos anteriores a festa atraiu mais de 5 mil pessoas. Nesta edição, haverá maior espaçamento entre as tendas, todos precisam estar de máscaras e é de responsabilidade de cada casa ter álcool em gel disponível para os visitantes.Não será permitido o consumo de alimentos e fumo no espaço com a finalidade de evitar que se retire a máscara protetora.

As entidades que vierem de ônibus devem acessar o canal 156 (caraguatatuba.156.com.br), para solicitar a autorização de entrada de veículos no município, com antecedência de 10 dias úteis e não há custo para essa autorização.

A secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, ressalta que a preocupação do prefeito Aguilar Junior é atender a comunidade religiosa e ao mesmo tempo garantir que os protocolos sanitários sejam cumpridos.

É importante destacar que é proibido depositar oferendas ao redor da imagem de Iemanjá e não será permitida a permanência de veículos próximos aos espaços na praia, ficando cientes que esses estarão sujeitos às penalidades impostas pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão. Também não será permitida a permanência de veículos próximos aos espaços na faixa de areia.

História da Festa de Iemanjá

A tradição da festa em homenagem à Iemanjá teve início no ano de 1923 quando um grupo de 25 pescadores resolveu oferecer presentes para a mãe das águas. Nesta época, os peixes estavam escassos no mar. Todos os anos os pescadores pedem a Iemanjá que lhes dê fartura de peixes e um mar tranquilo.

No início, a celebração era feita em conjunto com a Igreja Católica, numa demonstração do sincretismo religioso. Na década de 1960, um padre teria ofendido os pescadores, chamando-os de ignorantes por cultuarem uma sereia. O fato provocou um rompimento com a igreja e a partir daí os pescadores passaram a realizar a festa apenas em homenagem a Iemanjá.

Existe uma superstição sobre os presentes dados a Iemanjá que não afundam, indo parar na areia da praia. Segundo ela, Iemanjá não gostou do presente e o teria devolvido, causando grande frustração aos devotos. Em geral, presentes feitos com materiais leves ou ocos costumam não afundar. Nem mesmo o presente principal, feito pelos pescadores, está livre deste infortúnio. Algumas vezes foi preciso amarrá-lo a algo pesado para que pudesse afundar.

Segundo a lenda, o cavalo marinho é o guardião da casa de Iemanjá, sendo ele o seu mensageiro mais rápido. É comum que imagens deste animal sejam oferecidas pelos devotos.

Todos os anos um presente principal é preparado para ser oferecido à Iemanjá e com ele vão as oferendas preparadas pela ialorixá responsável pelo comando da festa. Estas oferendas, cujos preparativos são cercados de rituais e fundamentos sagrados e secretos, demoram sete dias para ficar prontas.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 agita Caraguatatuba neste domingo
Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 agita Caraguatatuba neste domingo

Caraguatatuba recebe a 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 neste domingo (14), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), a partir das 8h. São esperadas 1.300 pessoas, entre público presente e competidores de todo o Litoral Norte, Vale do Paraíba e capital paulista. Os participantes poderão vivenciar as disputas

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 11/04/2024
Prefeitura disponibiliza linhas especiais de ônibus no dia da 14ª Encenação da Paixão de Cristo
Prefeitura disponibiliza linhas especiais de ônibus no dia da 14ª Encenação da Paixão de Cristo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão implantará uma operação especial, visando ofertar aos usuários do serviço de transporte público coletivo linhas especiais com destino ao local da 14ª Encenação da Paixão de Cristo. O evento será realizado na Praça de Eventos

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 27/03/2024
Associação de Pescadores e Maricultores da Cocanha promove ação de combate à poluição marinha nesta sexta-feira
Associação de Pescadores e Maricultores da Cocanha promove ação de combate à poluição marinha nesta sexta-feira

A Associação de Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC) realiza nesta sexta-feira (22), das 8h às 12h, a ação ‘Farol do Lixo’. Um evento inovador de Turismo de Base Comunitária, que vai além da conscientização sobre o lixo nos oceanos, iluminando o caminho para um futuro sustentável. O

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 21/03/2024
Fundo Social de Solidariedade fecha balanço de atendimento entre janeiro e março
Fundo Social de Solidariedade fecha balanço de atendimento entre janeiro e março

O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba fechou o balanço do primeiro trimestre de 2024. Foram realizados 210 atendimentos para as famílias assistidas, com entrega de aproximadamente 5.300 peças de roupas pessoais, 282 peças de roupas de cama e banho e 89 cobertores. Ao todo, 27 famílias receberam algum tipo

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 05/04/2024
Equipes Sub 15 e Sub 16 do Caraguá Basktball estreiam na Liga Paulista
Equipes Sub 15 e Sub 16 do Caraguá Basktball estreiam na Liga Paulista

Os meninos que representam a equipe de base do basquete da cidade (Caraguá Basketball) fizeram a estreia no sábado (16/03) na Liga Paulista, nas categorias sub 15 e sub 16. Depois de longos três meses de treinamento, muita dedicação e comprometimento, o time abriu o campeonato com uma vitória contra

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 19/03/2024