Pesquisar No Site

Secretaria de Administração promove ação de acolhimento no CCZ de Caraguatatuba após feminicídio de funcionária

Secretaria de Administração promove ação de acolhimento no CCZ de Caraguatatuba após feminicídio de funcionária
Secretaria de Administração promove ação de acolhimento no CCZ de Caraguatatuba após feminicídio de funcionária

Os servidores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Caraguatatuba foram surpreendidos por um feminicídio envolvendo uma funcionária e outro colega de trabalho no dia 15 de julho. O Departamento de Medicina e Segurança do Trabalho (DMST), da Secretaria de Administração, realizou ação de acolhimento e assistência direta aos servidores nos dias 16, 20 e 30 de julho para amenizar os efeitos negativos da tragédia no CCZ.

#PraCegoVer: Ação de acolhimento e assistência direta aos servidores do Centro de Controle de Zoonoses (Divulgação/PMC)

Preocupado com o luto coletivo no setor e os efeitos nocivos na saúde mental dos colegas de profissão dos envolvidos no caso, o prefeito Aguilar Junior solicitou ao Departamento de Medicina e Segurança do Trabalho que designasse a psicóloga e a assistente social do setor para uma ação com esses servidores com o objetivo de fortalecer as relações interpessoais e amenizar o impacto negativo do acontecimento.

As técnicas do DMST, Giseli Aparecida Prando (psicóloga) e Maria Hilma Aguilar Barra (assistente social), falaram sobre como prevenir os desdobramentos emocionais do luto coletivo no ambiente de trabalho e na saúde dos profissionais. “É preciso ficar atento às questões surgidas com a presença do luto, identificá-las para não se tornarem uma patologia. O Departamento de Medicina e Segurança do Trabalho também atua na prevenção de doenças ocupacionais, além de tratar o alcoolismo e dependência química, no Programa de Valorização e Assistência ao Servidor – Álcool e Drogas, o PROVAS/AD. Pensando nisso, a Prefeitura de Caraguatatuba vem ampliando sua política de cuidados com os funcionários no ambiente de trabalho”, destacam.

O Departamento de Medicina e Segurança do Trabalho fica na Rua Major Ayres, 221, no Centro. O horário de atendimento é das 9h às 14h. Mais informações pelo telefone (12) 3897-8153 ou pelo e-mail medicina@caraguatutatuba.sp.gov.br.

PROVAS/AD

Ciente dos efeitos prejudiciais do alcoolismo e da dependência química na vida social e profissional do funcionário, o prefeito Aguilar Junior dá total apoio ao Programa de Valorização e Assistência ao Servidor – Álcool e Drogas (PROVAS/AD).

O programa tem o objetivo de diagnosticar e oferecer tratamento aos funcionários públicos acometidos pelo alcoolismo ou dependência química de forma sigilosa, com o auxílio de uma comissão multidisciplinar.

O PROVAS/AD tem duração variável, podendo ser de até 24 meses ou períodos ainda maiores em casos específicos, onde é disponibilizado grupo de apoio, tratamento psiquiátrico e psicológico. O programa foi criado pelo Decreto Municipal 260/2015 e aprimorado pelo Decreto Municipal 877/2018.

A Comissão Multidisciplinar de Avaliação Psicossocial (CMAP) reúne técnicos de diversas áreas como segurança do trabalho, serviço social, psicologia e medicina, além do presidente e o vice-presidente, indicados pela Secretaria de Administração.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

5ª edição do Educatech em Caraguatatuba é aberta com palestra sobre aprendizagem ativa
5ª edição do Educatech em Caraguatatuba é aberta com palestra sobre aprendizagem ativa

A 5ª edição do Congresso de Tecnologia na Educação (Educatech), promovida pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), foi aberta nesta quinta-feira (21/3) com a palestra “Práticas Ativas de Aprendizagem Ativa”, proferida pela formadora da Associação Nova Escola e Coordenadora de Projetos na Foreducation Edtech, Maíra

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 22/03/2024
Caraguatatuba promove Campanha de Doação de Sangue e leva doadores ao Hemonúcleo de Taubaté
Caraguatatuba promove Campanha de Doação de Sangue e leva doadores ao Hemonúcleo de Taubaté

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Centro de Referência da Saúde da Mulher, o Pró-Mulher, promoveu nesta sexta-feira (8), mais uma Campanha de Doação de Sangue. Quinze pessoas foram levadas ao Hemonúcleo de Taubaté. A campanha tem como objetivo levar doadores em transporte gratuito ofertado pela Prefeitura, de forma

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 08/03/2024
Prefeitura realiza mais de 200 plantios de mudas nativas entre janeiro e fevereiro
Prefeitura realiza mais de 200 plantios de mudas nativas entre janeiro e fevereiro

A Prefeitura de Caraguatatuba já plantou 216 mudas de árvores nativas nos meses de janeiro e fevereiro de 2024, em diversos pontos estratégicos da cidade, como prédios públicos, praças e vias públicas. Além dos esforços da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, a comunidade também está engajada neste processo.

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 06/03/2024
CaraguaPrev faz recadastramento obrigatório de inativos aniversariantes de março até dia 28
CaraguaPrev faz recadastramento obrigatório de inativos aniversariantes de março até dia 28

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) faz a prova de vida obrigatória dos aposentados e pensionistas aniversariantes do mês de março até o dia  28 (quinta-feira), das 9h às 16h30, em sua sede no Centro.  Não haverá expediente no instituto no dia 29 de março (sexta-feira), em

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV Publicado em 29/02/2024
Defesa Civil do Estado prevê chuvas fortes em todo Litoral Norte

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil informa que o deslocamento de uma frente fria sobre o Litoral Norte do Estado de São Paulo contribui para que o tempo permaneça instável ao longo de toda a quarta-feira (06), em especial Caraguatatuba. De acordo com o Ceptec/Inpe (Centro de Previsão

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 06/03/2024