Pesquisar No Site

Problemas financeiros lideram reclamações do Procon de Caraguatatuba em julho

Publicado em: 06/08/2021
Problemas financeiros lideram reclamações do Procon de Caraguatatuba em julho
Problemas financeiros lideram reclamações do Procon de Caraguatatuba em julho

O relatório das atividades do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba abriu o 2º semestre de 2021 com o registro de 541 procedimentos formalizados e 1.172 atendimentos não formalizados (orientações e encaminhamentos para outros órgãos públicos). O ranking de julho incluiu queixas de cartões de créditos, cálculo de prestações em atraso, cobranças indevidas, contratos e envio de produtos ou serviços sem prévia solicitação do cliente.

#PraCegoVer: Servidora do Procon de Caraguatatuba recebendo reclamação de consumidor, seguindo todos os protocolos sanitários para evitar a proliferação da Covid-19 (Foto: Luís Gava/PMC)

Em relação aos procedimentos formalizados, o órgão registrou 159 consultas; 19 atendimentos preliminares; 133 cartas de informações preliminares (CIP’s) emitidas e dessas, 38 resultaram em acordos e 86 foram encerradas, canceladas ou concluídas; 37 reclamações abertas com o retorno da CIP; 19 reclamações sem atendimento; 18 reclamações tiveram consulta fornecida ou foram encerradas; 32 atendimentos extra Procon (encaminhados para setores competentes); e 14 cadastros de Nota Fiscal Paulista.

Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros (utilizando máscara conforme o Decreto Municipal nº 1.249, de 28 de abril de 2020), com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros.  O Procon conta com 12 funcionários.

O consumidor também pode fazer a queixa de forma online pelo e-mail procon@caraguatatuba.sp.gov.br. Após entrar em contato com o Procon de Caraguatatuba, o cliente receberá um formulário para preencher com nome, documentos pessoais, endereço, descrição do problema e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros.

O atendimento ao público do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h. O prédio fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 908 – Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-8282 ou pelo procon@caraguatatuba.sp.gov.br.

Retorno audiências presenciais

Com a queda das internações por complicações e o avanço da vacinação contra a Covid-19, o Procon da Prefeitura de Caraguatatuba reinicia as audiências conciliatórias no dia 16 de agosto (segunda-feira), observando todos os protocolos sanitários. As audiências presenciais entre fornecedores e consumidores do Procon de Caraguatatuba estavam suspensas desde março de 2020.

Em razão das restrições impostas pelo Plano SP para conter o avanço da doença do novo coronavírus, o Procon criou o Termo de Notificação Conclusiva (TNC) para substituir a abertura de reclamações presencialmente e audiências conciliatórias no período de distanciamento social.  A partir da formalização do Termo de Notificação Conclusiva (TNC), os fornecedores tinham 30 dias para se manifestar por escrito e de forma conclusiva, objetivando a solução das questões, com ciência dos reclamantes.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Nadadores de Caraguatatuba participam de diversos campeonatos nesse final de semana
Nadadores de Caraguatatuba participam de diversos campeonatos no final de semana

Os nadadores de Caraguatatuba participaram neste final de semana (20 e 21) das provas do Torneio Regional em São José dos Campos, do Circuito Paulista de Maratona Aquática em Bertioga e da tradicional prova de Travessia Caraguá-Ilhabela. Os competidores do município dominaram os campeonatos, com a quebra de recordes e

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 22/11/2021
Prefeitura Municipal e FUNDACC abrem credenciamento para artistas orientadores das Oficinas Culturais 2022
Prefeitura Municipal e FUNDACC abrem credenciamento para artistas orientadores das Oficinas Culturais 2022

A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba abrem inscrições para o credenciamento de artistas orientadores para prestação de serviços nas Oficinas Culturais 2022. Os credenciados integrarão o cadastro da fundação e poderão ser convocados quando houver demanda. As inscrições devem ser feitas

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 25/11/2021
Teatro Mario Covas recebe espetáculo cômico ‘Vá Idosas’ na sexta-feira (26)
Teatro Mario Covas recebe espetáculo cômico ‘Vá Idosas’ na sexta-feira (26)

A Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), por meio do Teatro Mario Covas (TMC), recebe o espetáculo cómico ‘Vá Idosas’, com os humoristas Cléber Parpinelli e Roy Degrossoli. A apresentação é sexta-feira (26), às 21h, no TMC. Os ingressos podem ser adquiridos pelo valor promocional de R$ 20 pelo

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 22/11/2021
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais bolsistas do PEAD para atuar na limpeza urbana
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais bolsistas do PEAD para atuar na limpeza urbana

A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais três bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) para trabalhar em serviços de manutenção e limpeza das vias, praças e praias do município. Os selecionados devem ir, utilizando máscara, nesta quinta, sexta e segunda-feira (18, 19 e 22/11), das 9h às 14h, no Departamento de

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 17/11/2021
Erik Penna, palestrante internacional, é destaque do 1º dia do Empreenda Caraguatatuba; confira programação
Empreenda Caraguatatuba 2021 começa nesta semana

Caraguatatuba promove nesta semana a maior feira de empreendedorismo do Litoral Norte de São Paulo. A expectativa é que o Empreenda Caraguatatuba 2021 recebe visitantes de todo Vale do Paraíba, Estado de São Paulo e outras regiões do país, entre os dias 2 e 4 de dezembro. O evento será

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 29/11/2021