Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba faz entrega da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista

Prefeitura de Caraguatatuba faz entrega da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista - CIPTEA
Prefeitura de Caraguatatuba faz entrega da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista

A Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso realizou nesta terça-feira (10), solenidade de entrega das quatro primeiras Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).

#PraCegoVer: A diretora do Departamento de Políticas de Articulação e Atenção, Alcione Aparecida Vitório Ribeiro dos Santos, entrega a CIPTEA a Thomás Nardi Gomes (Foto: Claudio Gomes/PMC)

A Ciptea é uma carteira municipal, criada pela Lei 2.558/2021, de autoria do vereador Cristian Oliveira de Souza, Cristian Bota, que foi baseada na Lei Federal 13.977/2020 conhecida como lei “Romeo Mion”, nome do filho do apresentador de televisão Marcos Mion, que é uma pessoa com Transtorno do Espectro Autismo (TEA).

Esse documento é emitido pela Sepedi, tem validade em todo território nacional e visa garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação, assistência social, esporte e cultura, conforme artigo 3º da Lei 13.977/2020.

No evento, o prefeito Aguilar Junior, o vereador, Christian Bota, o secretário da Sepedi, Amauri Toledo e a diretora do Departamento de Políticas de Articulação e Atenção, Alcione Aparecida Vitório Ribeiro dos Santos, fizeram a entrega aos beneficiários Pedro Abel, 7 anos, Matheus Duran Campelo Silva, 18 anos, Thomás Nardi Gomes, 16 anos, e Gabriel Mora Passos, 25 anos, que estavam acompanhados de familiares.

“Parabenizo o vereador Christian Bota pela iniciativa e sensibilidade em instituir a Ciptea no município. Nosso objetivo é fazer com que todas as pessoas com transtorno do espectro autistas e seus familiares se sintam acolhidos”, disse Aguilar Junior.

Para Christian Bota, essa atitude vai impactar diretamente e beneficiar as famílias das pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). “Nosso próximo passo será levar ao conhecimento dos comerciantes e empresários da cidade a Lei 2.558/2021, para que esta seja praticada e respeitada nos estabelecimentos”, destacou.

O secretário da Sepedi, Amauri Toledo, disse que outras 32 carteiras já foram solicitadas e estão sendo confeccionadas para entrega. “Hoje é um dia muito especial para nós. Nosso objetivo é construir uma Caraguatatuba mais inclusiva e, nessa missão, contamos com o apoio importante do Executivo e do Legislativo”, afirmou.

A Ciptea pode ser solicitada por meio da Central 156, pelo aplicativo ou número telefônico.

Caso as pessoas tenham qualquer dificuldade em solicitar a carteira via 156, podem agendar atendimento na Sepedi, das 9h às 16h, pelo telefone (12) 3886-3059.

Importante destacar que a Sepedi entra em contato para informar a data e horário em que a Ciptea pode ser retirada.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Champs Open já tem mais de 20 atletas profissionais confirmados na competição
Champs Open já tem mais de 20 atletas profissionais confirmados na competição

Disputas acontecem em Caraguatatuba entre os dias 01 e 03 de março com mais de 500 atletas A contagem regressiva já começou e faltam poucos dias para que Caraguatatuba se torne a capital nacional do Beach Tennis para mais uma edição do Champs Open Internacional da modalidade, que será entre

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 29/02/2024
Torneio Aniversário da Cidade de futebol de campo e futsal agitam final de semana
Torneio Aniversário da Cidade de futebol de campo e futsal agitam final de semana

Caraguatatuba terá novas disputas do Torneio Aniversário da Cidade de futebol de campo e futsal que prometem animar o final de semana. Já nesta sexta-feira (8/3), o Ginásio Morro do Algodão vai receber os jogos entre Unidos Ponte Seca e Raíz Negra, às 20h, seguido por Ajax e Hidráulica Caiçara,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 08/03/2024
Prefeitura leva palestra sobre segurança no trânsito ao Hospital Regional
Prefeitura leva palestra sobre segurança no trânsito ao Hospital Regional

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semop), esteve na tarde de segunda-feira (18) no Hospital Regional do Litoral Norte, levando aos funcionários da unidade uma palestra sobre segurança no trânsito. A palestra fez parte das atividades da Semana Interna de Prevenção

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 19/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba realiza no Travessão a segunda audiência pública do PPA 2025 e LDO 2025
Prefeitura de Caraguatatuba realiza no Travessão a segunda audiência pública do PPA 2025 e LDO 2025

A segunda audiência pública descentralizada para discutir a revisão do Plano Plurianual (PPA) de 2025 e a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2025 foi realizada na noite de terça-feira (26) pela Prefeitura de Caraguatatuba. O evento, ocorrido no bairro do Travessão, região Sul da

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Publicado em 27/03/2024
Instituto Federal de Caraguatatuba abre edital com vagas remanescentes para licenciatura em Física e Matemática
Instituto Federal de Caraguatatuba abre edital com vagas remanescentes para licenciatura em Física e Matemática

O Instituto Federal, Campus Caraguatatuba, abre Edital de Processo Seletivo Simplificado para o preenchimento de vagas remanescentes do Edital do SISU, edição 2024, para os cursos de licenciatura em Física e licenciatura em Matemática. Os cursos têm duração de oito semestres e serão oferecidos no período matutino, das 7h às

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 28/02/2024