Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba e Acalento promovem Semana da Equoterapia

Acalento inicia campanha
Prefeitura de Caraguatatuba e Acalento promovem Semana da Equoterapia

Hoje, 9 de agosto, é comemorado o Dia Nacional da Equoterapia, instituído pela Lei 12.067/2009 com o objetivo de difundir essa importante modalidade terapêutica.

#PraCegoVer: Sede da Acalento. Prefeito Aguilar Junior e o secretário da Secretaria da Pessoa com Deficiência, Amauri Toledo, e a presidente da Acalento, Zenaide Vernizzi, posam para foto com as equipes de profissionais da Acalento e da Sepedi. (Fotos: Cláudio Gomes/PMC)

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial da pessoa com deficiência. A confiança, autonomia e respeito são valores difundidos com a técnica.

Para marcar a data, a Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com a Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano (Acalento), promove a Semana da Equoterapia com diversas atividades.

A Prefeitura mantém um contrato de prestação de serviços, onde a Acalento recebe um repasse mensal para atender 130 crianças encaminhadas pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso de Saúde.

#PraCegoVer: Sede da Acalento. Um instrutor de cavalos puxa o animal, montado por um menino. Duas técnicas acompanham a criança, uma de cada lado, no trajeto, no picadeiro. (Fotos: Cláudio Gomes/PMC)

Na abertura do evento, na sede da Acalento, nesta segunda-feira (9), o prefeito Aguilar Junior fez questão de ressaltar a importância da parceria com a entidade.

“Sou suspeito para falar desse trabalho porque adoro lidar com cavalos. A Equoterapia realmente é uma interação que traz uma vivência e experiências únicas. Tenho certeza que cada praticante da rede municipal que chega aqui, tem uma diferença substancial na vida. Uma evolução física e emocional extraordinárias”, declarou Aguilar Junior.

O secretário da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Amauri Toledo, acrescentou que, futuramente, a parceria deve ser ampliada. “Nosso objetivo é sempre oferecer maior qualidade no atendimento às crianças, encaminhadas à Equoterapia pela Sepedi”, disse.

A presidente da Acalento, Zenaide de Souza Bicudo Vernizzi, ressaltou que a missão da Acalento é principalmente humanitária, além de científica.

“A Equoterapia é apenas uma parte do trabalho realizado na Acalento. Ela desenvolve a percepção, os sentidos e a afetividade das crianças. Também, concomitantemente, temos um trabalho holístico e multidisciplinar que envolve profissionais da área de pedagogia, psicopedagogia, terapia ocupacional, fisioterapia e fonoaudiologia. Tudo para melhorar a qualidade de vida das pessoas assistidas e suas famílias”, ressaltou.

Princípios da Equoterapia

O atendimento equoterápico só poderá ser iniciado mediante parecer favorável em avaliação médica, psicológica e fisioterápica.

A prática da Equoterapia objetiva benefícios físicos, psíquicos, educacionais e sociais de pessoas com deficiências físicas ou mentais e/ou com necessidades especiais e está indicada para os seguintes quadros clínicos: doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares e clínico-metabólicas; sequelas de traumas e cirurgias; doenças mentais, distúrbios psicológicos e comportamentais; distúrbios de aprendizagem e de linguagem.

Para se trabalhar com equoterapia é necessário, no mínimo, um profissional de cada área (equitação, saúde e educação) podendo ser: instrutor de equitação, psicólogo e fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional. Outros profissionais também podem fazer parte da equipe como fonoaudiólogo, pedagogo e educador físico.

De acordo com a Associação Nacional de Equoterapia (ANDE), a equipe multidisciplinar é indispensável no trabalho, pois, o ser humano é global e o principal desafio é considerar o paciente como um todo, não como um órgão lesado; ou uma patologia definida, a ser tratada por determinado profissional.

Cada um dentro da sua especialidade dá a sua parcela de contribuição para o sucesso desse recurso terapêutico.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Viadutos no planalto da Tamoios ganham reforço estrutural
Viadutos no planalto da Tamoios ganham reforço estrutural

A Concessionária Tamoios realiza até novembro atividades de reforço das estruturas de alguns viadutos localizados no trecho de planalto da rodovia. As atividades têm por objetivo a manutenção preventiva para manter a segurança dos usuários. As intervenções serão realizadas no km 21,5, km 34 e km 38,4. Em decorrência da

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 22/04/2025
DSC_8268
Cursos gratuitos em parceria com Etec de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento têm início

Uma oportunidade de qualificação para ingressar no mercado de trabalho ou reciclagem para os empregados. Esse é o objetivo dos cursos gratuitos oferecidos pelo governo municipal em parceria com Escola Técnica Estadual e Programa de Qualificação profissional básica do Centro Paula Souza (Etec) para jovens e adultos, que iniciaram nesta

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 15/04/2025
Palestra sobre religiosidade de matriz africana integra programação de aniversário
Palestra sobre religiosidade de matriz africana integra programação de aniversário

O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” realiza no dia 10 de abril (quinta-feira), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana”. A atividade faz parte da programação de aniversário de Caraguatatuba. A entrada é gratuita

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 04/04/2025
Aulas de Prevenção a Risco e Queda é sucesso entre idosos e PcDs em Caraguatatuba
Aulas de Prevenção a Risco e Queda é sucesso entre idosos e PcDs em Caraguatatuba

Uma das aulas mais divertidas, animadas e frequentadas no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), é a “Prevenção a Risco e Queda”, com o professor Leandro Lopes. Nos encontros, que ocorrem as terças e quintas-feiras, das 11h às 12h, Lopes trabalha a consciência corporal,

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 15 - Vida terrestre ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 28/04/2025
Encerrado ciclo de Audiências Públicas do PPA 2026-2029 e LDO 2026
Encerrado ciclo de Audiências Públicas do PPA 2026-2029 e LDO 2026

Caraguatatuba encerrou a série de três audiências públicas do Plano Plurianual 2026-2029 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026. O evento foi na EMEF Professora Antonia Antunes Arouca, no bairro do Massaguaçu, na segunda-feira (28), entre 19h e 21h. A primeira ocorreu no dia 24 deste mês, na

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 29/04/2025