Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba e Acalento promovem Semana da Equoterapia

Acalento inicia campanha
Prefeitura de Caraguatatuba e Acalento promovem Semana da Equoterapia

Hoje, 9 de agosto, é comemorado o Dia Nacional da Equoterapia, instituído pela Lei 12.067/2009 com o objetivo de difundir essa importante modalidade terapêutica.

#PraCegoVer: Sede da Acalento. Prefeito Aguilar Junior e o secretário da Secretaria da Pessoa com Deficiência, Amauri Toledo, e a presidente da Acalento, Zenaide Vernizzi, posam para foto com as equipes de profissionais da Acalento e da Sepedi. (Fotos: Cláudio Gomes/PMC)

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial da pessoa com deficiência. A confiança, autonomia e respeito são valores difundidos com a técnica.

Para marcar a data, a Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com a Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano (Acalento), promove a Semana da Equoterapia com diversas atividades.

A Prefeitura mantém um contrato de prestação de serviços, onde a Acalento recebe um repasse mensal para atender 130 crianças encaminhadas pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso de Saúde.

#PraCegoVer: Sede da Acalento. Um instrutor de cavalos puxa o animal, montado por um menino. Duas técnicas acompanham a criança, uma de cada lado, no trajeto, no picadeiro. (Fotos: Cláudio Gomes/PMC)

Na abertura do evento, na sede da Acalento, nesta segunda-feira (9), o prefeito Aguilar Junior fez questão de ressaltar a importância da parceria com a entidade.

“Sou suspeito para falar desse trabalho porque adoro lidar com cavalos. A Equoterapia realmente é uma interação que traz uma vivência e experiências únicas. Tenho certeza que cada praticante da rede municipal que chega aqui, tem uma diferença substancial na vida. Uma evolução física e emocional extraordinárias”, declarou Aguilar Junior.

O secretário da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Amauri Toledo, acrescentou que, futuramente, a parceria deve ser ampliada. “Nosso objetivo é sempre oferecer maior qualidade no atendimento às crianças, encaminhadas à Equoterapia pela Sepedi”, disse.

A presidente da Acalento, Zenaide de Souza Bicudo Vernizzi, ressaltou que a missão da Acalento é principalmente humanitária, além de científica.

“A Equoterapia é apenas uma parte do trabalho realizado na Acalento. Ela desenvolve a percepção, os sentidos e a afetividade das crianças. Também, concomitantemente, temos um trabalho holístico e multidisciplinar que envolve profissionais da área de pedagogia, psicopedagogia, terapia ocupacional, fisioterapia e fonoaudiologia. Tudo para melhorar a qualidade de vida das pessoas assistidas e suas famílias”, ressaltou.

Princípios da Equoterapia

O atendimento equoterápico só poderá ser iniciado mediante parecer favorável em avaliação médica, psicológica e fisioterápica.

A prática da Equoterapia objetiva benefícios físicos, psíquicos, educacionais e sociais de pessoas com deficiências físicas ou mentais e/ou com necessidades especiais e está indicada para os seguintes quadros clínicos: doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares e clínico-metabólicas; sequelas de traumas e cirurgias; doenças mentais, distúrbios psicológicos e comportamentais; distúrbios de aprendizagem e de linguagem.

Para se trabalhar com equoterapia é necessário, no mínimo, um profissional de cada área (equitação, saúde e educação) podendo ser: instrutor de equitação, psicólogo e fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional. Outros profissionais também podem fazer parte da equipe como fonoaudiólogo, pedagogo e educador físico.

De acordo com a Associação Nacional de Equoterapia (ANDE), a equipe multidisciplinar é indispensável no trabalho, pois, o ser humano é global e o principal desafio é considerar o paciente como um todo, não como um órgão lesado; ou uma patologia definida, a ser tratada por determinado profissional.

Cada um dentro da sua especialidade dá a sua parcela de contribuição para o sucesso desse recurso terapêutico.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba conclui segunda fase do curso de viveirista
Prefeitura de Caraguatatuba conclui segunda fase do curso de viveirista

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, concluiu nesta quarta-feira (30) o curso de viveirista voltada à produção de mudas nativas e florestais. As aulas foram realizadas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato Rural de Paraibuna no

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 30/11/2022
Consciência Negra: ações durante mês de novembro alcançam cerca de 400 pessoas em Caraguatatuba
Consciência Negra: ações durante mês de novembro alcançam cerca de 400 pessoas em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, promoveu durante o mês de novembro, em alusão ao Dia da Consciência Negra, ações de conscientização e rodas de conversas. Ao todo, cerca de 400 pessoas atendidas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), estiveram participando

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 29/11/2022
Caraguatatuba homenageia melhores atletas do ano em dezembro no Teatro Mário Covas
Caraguatatuba homenageia melhores atletas do ano em dezembro no Teatro Mário Covas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, promove no dia 14 de dezembro, às 19h, no Teatro Mário Covas, a cerimônia dos Melhores Atletas do Ano. O evento é em alusão ao Dia do Atleta, comemorado em 21 de dezembro. De acordo com a Secretaria

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 10/11/2022
Defesa Civil de Caraguatatuba participa de oficinas para Operação Chuvas de Verão 2022/2023
Defesa Civil de Caraguatatuba participa de oficinas para Operação Chuvas de Verão 2022/2023

Agentes e servidores da Defesa Civil de Caraguatatuba participaram, nesta semana, da Oficina Preparatória para a Operação Chuvas de Verão 2022/2023, realizada em Pindamonhangaba. O curso de dois dias foi promovido pela Defesa Civil do Estado No primeiro dia a equipe composta pelos agentes da Defesa Civil Marqlie Andrade Souza

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 25/11/2022
Secretaria de Educação de Caraguatatuba convoca candidatos classificados no processo seletivo para Agente de Apoio Escolar
Secretaria de Educação de Caraguatatuba convoca candidatos classificados no processo seletivo para Agente de Apoio Escolar

A Secretaria de Educação de Caraguatatuba convoca os 229 candidatos classificados no processo seletivo de Agente de Apoio Escolar (Edital nº 01/2022) para comparecerem à sede da secretaria na próxima semana. O prazo é de três dias, improrrogáveis: segunda-feira (5/12), das 8h às 11h30; terça-feira (6/12), das 08h às 11h30

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 01/12/2022