Pesquisar No Site

Especialista alerta sobre como prevenir deficiências auditivas congênitas e adquiridas

Especialista alerta sobre como prevenir deficiências auditivas congênitas e adquiridas
Especialista alerta sobre como prevenir deficiências auditivas congênitas e adquiridas

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 15 milhões de brasileiros sofrem com problemas auditivos. Apenas 40% reconhecem o problema. A metade dos casos poderia ser prevenida e os efeitos minimizados se a intervenção fosse feita precocemente.

#PraCegoVer Mulher retira um dos fones de ouvido do filho para conversar com ele (Foto: Divulgação)

De acordo com a médica otorrinolaringologista, Andreia Alessandra Bisanha, os problemas auditivos podem acontecer em todas as fases da vida, desde o ventre materno, neonatal, infância, idade adulta e senilidade.

“Antes do bebê nascer podem ser identificadas malformações congênitas de cabeça e pescoço nos ultrassons. Infecções que a mãe adquire durante a gestação como sífilis, toxoplasmose, rubéola, citomegalovirose também podem acarretar problemas no aparelho auditivo do bebê. Histórico de uso de drogas e consanguinidade (casamento entre parentes) também. Temos, aí, situações que podem ser evitadas.”, explica.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, gratuitamente, o Teste da Orelhinha, que deve ser feito no bebê entre o segundo e terceiro dia de vida e é obrigatório por lei. É realizado durante o sono, não machuca e avalia a audição para detectar precocemente algum grau de surdez.

Caso o recém-nascido apresente alguma alteração nesse teste, é feito o exame BERA, também conhecido como PEATE ou Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico, que avalia todo o sistema auditivo, verificando a presença de perda auditiva, que pode acontecer devido à lesão na cóclea, no nervo auditivo ou no tronco encefálico.

Nesse caso, pode ser recomendado o uso do aparelho auditivo ou o implante coclear (dispositivo implantável de alta complexidade tecnológica, que é utilizado para restaurar a função da audição) e acompanhamento de fonoaudióloga para que o desenvolvimento da criança não tenha prejuízo cognitivo e no desenvolvimento da fala.

“As mães devem ficar atentas se o bebê não sorri, não se assusta quando bate na porta, não interage, pois esses comportamentos têm que ser investigados. Com um ano de idade a criança já tem que falar alguma coisa e com dois anos, pequenas frases. Se a criança fala alto, vê televisão com som alto, tem dificuldade de concentração, pode ser sinal de dificuldade na audição”, explica a médica.

Outro fator comum que pode acarretar sequelas na audição são as otites frequentes. A mãe deve levar a criança para fazer uma avaliação com um especialista.

Uma dica importante da médica é quanto à cera nos ouvidos. “O cerume é proteção do canal auditivo. Ele é expelido naturalmente, não devemos colocar cotonete porque empurra o resíduo para dentro do canal auditivo. Isso dá a sensação de estarmos ouvindo mal. O uso de cotonete pode, inclusive, perfurar o tímpano”, alerta.

Já o uso constante de fones de ouvido, segundo a OMS, pode causar perdas auditivas a 43 milhões de pessoas no mundo entre crianças, adolescentes e adultos.

“A perda ocorre de forma progressiva. Não devemos escutar sons acima de 85 decibéis, pois são muito prejudiciais. Nem dormir com fones de ouvido. Quando você estiver usando fones e não conseguir escutar sons e conversas ao redor, isso quer dizer que o som está além do recomendável”, afirma a otorrino.

Algumas profissões sofrem mais com barulho e ruídos altos como trabalhadores das linhas de produção, mecânica de manutenção de máquinas, soldador, pedreiro, carpinteiro, pedreiro, marceneiro e serralheiro, e, consequentemente, com a perda auditiva.

“Esses profissionais devem usar protetor auricular e fazer testes de audiometria, regularmente”, aponta.

Outra causa importante de perda auditiva é a presbiacusia (diminuição auditiva relacionada ao envelhecimento, por alterações degenerativas), geralmente, a partir dos 65 anos. Pode ser agravada pelo tabagismo, diabetes, hipertensão, entre outros motivos.

“Fique atento se o idoso está escutando a televisão muito alta ou rádio, se não entende o que os familiares estão conversando, se não consegue mais falar ao telefone. Com isso, a pessoa idosa vai ficando mais isolada, mal humorada e até depressiva. Já foi comprovado, cientificamente, que a perda auditiva agrava doenças degenerativas como demências e mal de Alzheimer. É fundamental levá-la ao médico e passar por uma fonoaudióloga. Há um preconceito muito grande no uso do aparelho auditivo por falta de informação. Seu uso deveria ser tão normal quanto usar óculos. O uso da prótese auditiva contribui para tirar o idoso do isolamento e proporciona-lhe maior qualidade de vida”, afirma.

Todas essas informações foram repassadas por Andreia Bisanha durante a 9ª Semana de Prevenção às Deficiências realizada pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi). A palestra completa pode ser assistida no link https://www.youtube.com/watch?v=ckP2jX-s3j0.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba participa de 1º Encontro Regional dos Conselhos de Alimentação Escolar
Caraguatatuba participa de 1º Encontro Regional dos Conselhos de Alimentação Escolar

A Prefeitura de Caraguatatuba participou do 1º Encontro Regional dos Conselhos de Alimentação Escolar do Litoral Norte do Estado de São Paulo. O evento foi realizado nesta quinta-feira (18), em São Sebastião. Destinado aos conselheiros de alimentação escolar, nutricionistas e gestores municipais, o encontro contou com a participação do presidente

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 18/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba reforça mudança no atendimento ao benefício Auxílio Funeral
Prefeitura de Caraguatatuba reforça mudança no atendimento ao benefício Auxílio Funeral

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, atualizou o processo de solicitação e avaliação do Auxílio Funeral. As mudanças, que foram implementadas a partir de 1° de janeiro, seguem as diretrizes do Decreto nº 1908/2023. Para solicitar o Auxílio Funeral, é necessário dirigir-se diretamente à funerária

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 19/04/2024
Prefeitura prorroga prazo do Concurso de Fotografia para 'Dia do Observador de Aves' até 1° de maio
Prefeitura prorroga prazo do Concurso de Fotografia para ‘Dia do Observador de Aves’ até 1° de maio

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, informa a prorrogação do prazo para o Concurso de Fotografia em celebração ao ‘Dia do Observador de Aves’, até a próxima quarta-feira (1°/05). Portanto, os interessados em concorrer ainda podem se increver e enviar a foto

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 15 - Vida terrestre ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 25/04/2024
Alunos do Perequê-Mirim participam de formatura do Projeto Bombeiro na Escola
Alunos do Perequê-Mirim participam de formatura do Projeto Bombeiro na Escola

A Secretaria de Educação de Caraguatatuba, em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, realizou nessa segunda-feira (1/4) a formatura de estudantes no Programa Bombeiro na Escola. Foram 187 formandos do 8º ano, de sete turmas da EMEF Professora Edna Maria Nogueira Ferraz (Perequê-Mirim). O programa

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 01/04/2024
Prefeitura abre inscrições para representantes da sociedade no Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba
Prefeitura abre inscrições para representantes da sociedade no Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba

As inscrições para eleição dos representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba (CONJUVE) Gestão 2024/2026 podem ser feitas até o dia 11 de abril (quinta-feira), das 8h30 às 16h30, no Setor de Juventude do Gabinete do Prefeito, no Paço Municipal, no Centro. Serão eleitos oito membros

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 02/04/2024