Pesquisar No Site

Artesãs de Caraguatatuba expõem trabalhos no Memorial da América Latina em São Paulo

Publicado em: 20/08/2021
Artesãs de Caraguatatuba expõem trabalhos no Memorial da América Latina em São Paulo
Artesãs de Caraguatatuba expõem trabalhos no Memorial da América Latina em São Paulo

As artesãs caiçaras, Sandra Pires e Luana Kogus, de Caraguatatuba, representarão o Litoral Norte, apresentando seus trabalhos na Feira das Feiras Criativas – SP, que será realizada nos dias 21 e 22 de agosto, das 11h às 19h, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

#PraCegoVer: Peças de artesanatos confeccionadas com fibras estão sobre a mesa (Foto: Divulgação)

Sandra Pires trabalha com trançados a partir de fibras de bananeira e de taboa, criando peças utilitárias e decorativas. Já Luana Kogus utiliza como matéria prima a palha da costa e o couro bovino, criando também, a partir do trançado em folhas de coqueiro e da costura, itens para adornos, acessórios e vestuários, além de enfeites e utilitários domésticos.

A Feira das Feiras Criativas – SP é uma iniciativa de um grupo de organizadores de feiras da capital que faz parte do Plano SP para a retomada das atividades com público em segurança com rígidos protocolos que incluem a testagem de todos os presentes.

Esse é o segundo evento-modelo do Plano São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo, com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia. Um encontro de 16 feiras paulistanas de economia criativa reunindo mais de 100 expositores na área externa e sob a marquise do Memorial da América Latina.

De acordo com a organização do evento, representantes e organizadores de feiras criativas vêm se reunindo desde que o setor foi paralisado pela pandemia da Covid-19. No início do isolamento social, entenderam a necessidade de uma articulação para proteger interesses dos pequenos empresários que se consolidavam cada vez mais como uma importante engrenagem da economia paulistana e na geração de empregos.

“O grupo de promotores nasceu com representantes de mais de 40 feiras. A todas elas foram abertas a possibilidade de integrarem o evento-modelo que foi criado por meio de uma organização totalmente colaborativa. Destas, 16 sentiram-se confortáveis e acreditaram ser um bom momento para retomar suas atividades e encarar o desafio de se adequar a um novo formato em espaço controlado com rígidos protocolos de saúde”, conta Beto Lago, da comissão de articulação, planejamento e produção desse coletivo.

Protocolos de acesso à Feira e venda de ingressos

O protocolo da Feira das Feiras Criativas – SP elenca uma série de ações e medidas obrigatórias para o público, expositores e staff. Por exemplo, desde diferentes recomendações de uso, substituição e descarte para diferentes tipos de máscaras, até a capacidade reduzida e o acesso controlado de visitantes por meio de ingressos vendidos antecipadamente pela internet pelo preço promocional único de R$ 10 e entrada com hora marcada.

O ingresso com hora marcada permitirá que o acesso seja realizado em pequenos grupos a cada 15 minutos para evitar aglomerações. Também é recomendado que o público chegue com antecedência para realizar o teste rápido de antígeno Sars-Cov-2. Os participantes também serão monitorados após o evento a partir dos dados pessoais coletados.

“A ‘Feira das Feiras Criativas – SP’ é uma oportunidade única de participar de um evento teste com um planejamento seguro, responsável e baseado na ciência de retomada das atividades do setor no segundo semestre. Em um único dia e lugar poderão circular por diversas feiras tradicionais na cidade com expositores de moda, arte, design, artesanato e gastronomia”, finaliza Vera Santana, parte da comissão de articulação, planejamento e produção.

Serviço
Feira das Feiras Criativas – SP
Instagram: @feirascriativassp
Data: 21 e 22 de agosto de 2021 (sábado e domingo)
Horário: Das 11h às 19h
Local: Memorial da América Latina
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Ingressos pelo link: https://tinyurl.com/2w6mxsae

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura faz plantio de mudas em ponto viciado de descarte irregular no Massaguaçu
Prefeitura faz plantio de mudas em ponto viciado de descarte irregular no Massaguaçu

Para combater o descarte irregular de resíduos em uma Área de Preservação Permanente (APP), no bairro Massaguaçu, a Prefeitura de Caraguatatuba realizou na sexta-feira (27) plantio de 20 mudas nativas floríferas e frutíferas, das espécies pitanga, grumixama, manacá, quaresmeira, jerivá, juçara, ipê e embiruçu. O terreno localizado na Rua Benedita

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 30/08/2021
Educação de Caraguatatuba realiza atividades cívicas em alusão ao Dia da Independência
Educação de Caraguatatuba realiza atividades cívicas em alusão ao Dia da Independência

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em alusão ao Dia da Independência do Brasil, comemorado no dia 7 de setembro, realizou  atividades cívicas presenciais e remotas com alunos da rede municipal. Sem desfile, mas com patriotismo, as escolas se empenharam em atividades no desenvolvimento do

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 08/09/2021
Escola de Caraguatatuba recebe exposição itinerante sobre folclore e lendas locais
Escola de Caraguatatuba recebe exposição itinerante sobre folclore e lendas locais

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), sedia de 19 a 25 de agosto, na EMEF Profª Jane Urbano Focesi, bairro Perequê Mirim, a exposição itinerante ‘Folclore e Manifestações Culturais’. Em comemoração ao Dia do Folclore, celebrado em 22 agosto, a

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 23/08/2021
Inscrições da 9ª Conferência Municipal de Assistência Social vão até dia 23
Inscrições da 9ª Conferência Municipal de Assistência Social vão até dia 23

Interessados em participar da 9ª Conferência Municipal de Assistência Social podem se inscrever até a próxima segunda-feira (23) no link: https://tinyurl.com/4ddb9n27. O evento será realizado no dia 25 de agosto, às 8h, no Teatro Mário Covas. Devido às medidas preventivas contra Covid-19, as vagas são limitadas para participação presencial. Quem

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 18/08/2021
Comissão divulga resultado da eleição do Conselho Municipal de Educação para Biênio 2021/2023
Comissão divulga resultado da eleição do Conselho Municipal de Educação para Biênio 2021/2023

A Comissão Organizadora do Processo Eleitoral do Conselho Municipal de Educação (CME) de Caraguatatuba, para o biênio 2021/2023, usando das atribuições legais que lhes são conferidas, divulga o resultado da eleição do CME para o biênio 2021/2023. A relação abaixo observa os números de votos computados individualmente e a quantidade

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 03/09/2021