Pesquisar No Site

Após inúmeros pedidos do Prefeito de Caraguatatuba, Jardim Adalgisa e Gaivotas ganham sistemas de esgoto

Após inúmeros pedidos do Prefeito de Caraguatatuba, Jardim Adalgisa e Gaivotas ganham sistemas de esgoto
Após inúmeros pedidos do Prefeito de Caraguatatuba, Jardim Adalgisa e Gaivotas ganham sistemas de esgoto

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e o Governo do Estado de São Paulo, inauguraram na última sexta-feira (6), em Caraguatatuba, os sistemas de esgoto dos bairros Jardim Adalgisa (região Norte) e Gaivotas (Região Sul).

#PraCegoVer: Prefeito de Caraguatatuba discursa em inauguração (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Os dois empreendimentos levam agora mais qualidade de vida a cerca de 10 mil moradores de Caraguatatuba. Desde 2017, o Prefeito Aguilar Junior vem reivindicando e pedindo as obras nos dois locais. A inauguração contou com a presença de Marcos Penido, secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Além do atendimento à população, os empreendimentos beneficiam também o meio ambiente, contribuindo para a despoluição das praias.

“Estes empreendimentos irão melhorar muito a vida da população das duas regiões. Quando investimos em saneamento básico, estamos economizando no futuro com saúde pública”, disse Aguilar Junior.

As obras da Sabesp entregues em Caraguatatuba fazem parte do Programa Onda Limpa e consistiram na execução do sistema de esgotamento sanitário em duas áreas do município, com a implantação de redes coletoras e ligações domiciliares de esgoto e a instalação de estações elevatórias e emissários para bombeamento do esgoto coletado.

Seu Osvaldo e Dona Matilde, moradores do bairro Gaivotas, que estavam presentes na inauguração, comemoraram a inauguração.

“Precisamos muito deste sistema de esgoto e vai melhorar muito a nossa vida. É algo básico, uma obra escondida, mas que vai ser de grande ajuda para todos os moradores”, disse Dona Maltide, de 65 anos, que mora no Jardim Gaivotas desde que nasceu.

Nas obras no Jardim Gaivotas foram assentados 19,1 mil metros de rede e executadas 1.954 conexões domiciliares de esgotos, atendendo quase 9 mil pessoas. O investimento foi de R$ 12,1 milhões.

Já no Jardim Adalgisa, localizado na Praia da Cocanha, foram investidos R$ 1,9 milhão com a implantação de mil metros de rede e 80 ligações de esgoto que beneficiarão até 400 habitantes diretos, além de criar a solução para o esgotamento sanitário para os bairros Roteiro do Sol e para as futuras obras de moradias da Praia da Mococa.

É importante destacar que as obras tanto no Jardim Adalgisa como no Jardim Gaivotas melhoram as condições de vida de toda a população, ao impactar positivamente no meio ambiente e contribuir para a melhoria da balneabilidade das praias do Litoral Norte.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Peça Prisma_Foto Cacá Bernardes (2)
Espetáculo “Prisma – Eu Sou Assim” é destaque no Teatro Mario Covas

“Prisma – Eu Sou Assim” chega ao Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, nesta quinta-feira (9/4), às 19h. O espetáculo da Cia. Terralina tem entrada gratuita, e os ingressos podem ser retirados com uma hora de antecedência. A companhia dá continuidade às suas investigações sobre temas contemporâneos, desta vez com um trabalho sobre

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 06/04/2026
Encontro Regional Guri_SJC (1) (2)
Programa Guri de Caraguatatuba realiza encontro regional com polos parceiros em São José dos Campos

Na última quinta-feira (26), o Guri realizou na Casa de Cultura Tim Lopes, em São José dos Campos, um encontro regional com representantes e coordenadores dos polos das cidades parceiras. A iniciativa teve como objetivo fortalecer o diálogo, promover a troca de experiências e reafirmar o compromisso com a cultura

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 27/03/2026
Caraguatatuba é vice-campeã do Prêmio Nacional de Inovação Previdenciária por adotar soluções tecnológicas
Caraguatatuba é vice-campeã do Prêmio Nacional de Inovação Previdenciária por adotar soluções tecnológicas

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) recebeu o troféu de vice-campeão do 8º Prêmio Nacional de Inovação Previdenciária 2026 da Associação Nacional de Entidades de Previdência de Estados e Municípios (Aneprem). Em março, a entidade anunciou que o CaraguaPrev foi 2º colocado na categoria Transformação Digital do

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 07/04/2026
WhatsApp Image 2026-03-18 at 12.11.36
Prefeitura de Caraguatatuba capacita mais de 130 servidores em curso de gestão e fiscalização de contratos

A Secretaria de Administração, por meio da Escola de Governo, promoveu o curso “Gestor e Fiscal de Contratos” na última terça-feira (17/3) para 135 servidores que fazem a gestão e fiscalização de contratos das secretarias da Prefeitura de Caraguatatuba no auditório do Centro Universitário Módulo, no Campus Martim de Sá. O objetivo

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 18/03/2026
Palestra sobre Reforma Tributária dentro do Programa Fature Mais reúne meio empresarial de Caraguatatuba

Mais de 80 microempresários individuais (MEI), representantes de microempresas e de empresas de pequeno porte participarem do lançamento do programa Fature Mais do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae SP e da palestra  Reforma Tributária: Principais mudanças, impactos e como utilizar a Inteligência artificial para

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 16/03/2026